Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?
Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Notícias:
Estamos de volta!

Autor Tópico: Yamaha SR312  (Lida 43696 vezes)

oc_nightmare

• CR Wanabee
Yamaha SR312
« em: Agosto 21, 2010, 14:09:24 pm »
Na sequencia do meu topico nas apresentações, deixo aqui a história da minha SR250 :)

Parte 1

Quando a fui buscar a Nelas

assim que chegou levou logo um megafone shorty do aço

Um quote do que disse quando montei o megafone
"andar nesta SR agora com o megafone faz-me lembrar a XT350 e, para ser sincero penso que as melhores viagens que fiz foram com motas pequenas e talvez seja por isso que passei da Super para a SR... não estou nada arrependido, todas as motas chegam a todos os sitios"

embraiagem semi hidraulica, foi uma boa maneira de aumentar a sensibilidade da manete e poder passar para um guiador diferente sem ter de inventar por onde iria passar o cabo da embraiagem sem bater no velocimetro

o guiador de origem virado ao contrário deu-me uma preview de como ficaria a condução com os avanços:

até a minha miuda gostou de conduzir a mota com guiador invertido

adaptei os avanços que já tinha e troquei o apoio complicado e pesado do farol por 2 braços que apertam nas baínhas (-2kg)

aros de origem:

aros novos de aluminio. Só o aro em aluminio pesa 1.7kg contra os 2,7kg do aro em ferro na mesma medida. Reduzi a roda dianteira de 19 para 18" e o comportamento à entrada das curvas mudou completamente :)
fotos das rodinhas novas:

consegui arranjar uma cabeça e um cilindro de origem para nao ter de parar a mota enquanto espalhava magia

o que eu mais gosto de fazer às cabeças, ehehehe

janelas prontas:
escape

admissão (ainda passei depois lixa #80 para criar alguma rugosidade depois de reparar que estava demasiado lisa)

cabeça:
antes

durante

depois

comparação das valvulas de origem e as da Warrior 350 (+2mm)

valvulas on, camara de combustão alargada para 84mm

comparação entre um cilindro de origem

...com o meu ;D

cilindro pintado

juntas :P

oc_nightmare

• CR Wanabee
Re: Yamaha SR312
« Responder #1 em: Agosto 21, 2010, 14:29:55 pm »
Parte 2
engine out  :)

tive de desenvolver uma chave especial da yamaha para tirar os cavilhões que prendiam os martelos das valvulas para passar para a cabeça nova ;D

apos algum suor, lagrimas, sangue e wd40, lá sairam eles a frio :)

o pistão com quase 70mil km já teve melhores dias, assim como a cabeça e o cilindro... venha o material novo:

O pistão é um Wiseco de 84mm (+1mm overbore da Warrior 350) com 10.25:1 de compressão alterado para o cavilhão da SR250. Estranhamente a SR250 usa um cavilhão mais largo que a YFM350 ???

casquilhos da cabeça novos

foi preciso abrir um bocadito para os casquilhos novos

já encaixa tudo :)

parte de cima montada

poli as tampas dos martelos das valvulas

motor pronto para ser montado no quadro

e, depois de suor, sangue, lagrimas e muito óleo por todo o lado...

It's aliiiiiiiiiiiiveeeeeeeee e :D
http://www.youtube.com/watch?v=226pqBrawk8

e pronto, lá está ela prontinha :)

Não pensem que foi facil... aumentar o diametro do pistão em 10.5mm foi um trabalho bastante complicado que exigiu montes de fabricação e depois de montar o motor tive montes de trabalho para encontrar a afinação correcta, mas finalmente, e após ter mandado para o lixo a embraiagem original já consigo circular sem problemas com a mota e posso dizer que tenho provavelmente a SR250 mais rapida do mundo como me disseram no forum espanhol ;D

Escusado será dizer que o motor nem estava acabado sem fazer qualquer coisa quanto à arvore de cames, o que quer dizer que para o final do mês está já encomendada uma arvore de cames "race" com 286º de duração e 10,92mm de elevação juntamente com molas de valvulas a condizer e retentores das molas em titanio :)

Depois disso vou começar-me a preocupar em fazer um colector de escape mais largo à medida do megafone e a suspensão tambem vai ter de ser actualizada.

Mais fotos e novidades para breve ;)
Entretanto, digam da vossa justiça :)
« Última modificação: Agosto 21, 2010, 14:31:31 pm por oc_nightmare »

dfelix

• Ton Up
    • dfelix.net
« Responder #2 em: Agosto 21, 2010, 15:09:40 pm »
Parabéns!
O teu trabalho está exemplar.

E mostra que com gosto e paciência se pode fazer coisas bastante interessantes com motos pequenas.

;D
"Gluten-free before they sold out fashion tattooed fingerstache mixtape. Next level coffee art party selfies. Retro pickled vinyl."

HZolio

• Ton Up
  • O HZolio?Não,ele n é desses,é dos outros a seguir!
« Responder #3 em: Agosto 21, 2010, 15:28:31 pm »
Belo trabalho no motor, parabéns!

Estas motos são geralmente menosprezadas, mas IMHO são excelentes bases de trabalho!

Boa continuação! Já agora uma sugestãozita, se me permites: e que tal adicionar um tradicional "Kicko"? Não é nada complicado...  ;)
Um abraço

HZolio

"Cheap and reliable won't be fast; fast and cheap won't be reliable; fast and reliable won't be cheap..."

---------------------------

BMW R65 '85
Honda CB 750 Four '72
Honda XL 500 S '80
Suzuki GSXR 7/11 '91

Capitão América

• CR Wanabee
« Responder #4 em: Agosto 21, 2010, 20:49:00 pm »
Belo trabalho com óptimos resultados.
Parabéns.
Envelhecendo Indignamente

oc_nightmare

• CR Wanabee
« Responder #5 em: Agosto 22, 2010, 02:18:28 am »
Belo trabalho no motor, parabéns!

Estas motos são geralmente menosprezadas, mas IMHO são excelentes bases de trabalho!

Boa continuação! Já agora uma sugestãozita, se me permites: e que tal adicionar um tradicional "Kicko"? Não é nada complicado...  ;)

Obrigado malta  :)

eu sei que o "Kicko" ia lançar a minha mota para as verdadeiras classicas, mas sou muito comodista e o arranque electrico foi uma das razoes que me levou a comprar esta mota ;D

Só de me lembrar dos dias de chuva a tentar meter a XT350 a trabalhar e o pedal sempre a escorregar-me... ou até a Benelli que às vezes fazia birra e não queria pegar... náááá já dei para o peditório dos arranques a feijões ;D

HZolio

• Ton Up
  • O HZolio?Não,ele n é desses,é dos outros a seguir!
« Responder #6 em: Agosto 22, 2010, 13:00:47 pm »
Obrigado malta  :)

eu sei que o "Kicko" ia lançar a minha mota para as verdadeiras classicas, mas sou muito comodista e o arranque electrico foi uma das razoes que me levou a comprar esta mota ;D

Só de me lembrar dos dias de chuva a tentar meter a XT350 a trabalhar e o pedal sempre a escorregar-me... ou até a Benelli que às vezes fazia birra e não queria pegar... náááá já dei para o peditório dos arranques a feijões ;D

Adicionar, homem, adicionar! O motorzito de arranque fica lá, o pedal é um complemento!

Olha que o domínio do arranque por pedal é um desafio! Na minha ex-XT 1VJ depois de "apanhar o jeito" era sempre á primeira! E sempre era uma 600 mono!!!

:D
Um abraço

HZolio

"Cheap and reliable won't be fast; fast and cheap won't be reliable; fast and reliable won't be cheap..."

---------------------------

BMW R65 '85
Honda CB 750 Four '72
Honda XL 500 S '80
Suzuki GSXR 7/11 '91

Capitão América

• CR Wanabee
« Responder #7 em: Agosto 22, 2010, 22:00:24 pm »
Um amigo meu que tem uma Harley, como dotou a máquina com um ar bastante retro, colocou um kiko.
Quando a moto pega à primeira ou segunda, tudo bem, senão, para o pessoal não se rir, quando dá a terceira kikada carrega no botão de start ao mesmo tempo e ninguém nota.
Envelhecendo Indignamente

miguel ferreira

• CR Wanabee
« Responder #8 em: Agosto 23, 2010, 09:18:00 am »
Parabens pelo excelente trabalho.

Johnny_1056

• Ton Up
« Responder #9 em: Agosto 23, 2010, 11:55:39 am »
Boas;
Quando conheci este projecto, fiquei surpreendido e bastante curioso.
Acompanhei o seu princípio noutro forum e nessa altura apenas tinhas material encomendado e algum trabalho de culassa.
Fico feliz por saber que fizeste aquilo a que te propunhas e que o resultado é satisfatório. Grande trabalho, até dá gosto.
Johnny's back to basic! Old bikes aren't dead!

oc_nightmare

• CR Wanabee
« Responder #10 em: Outubro 30, 2010, 16:51:01 pm »
Epa nem sei como é que não actualizei este tópico... Tinha muitas saudades da minha Ex-XT350 e comecei a ver Hondas CL450 e afins e pronto, a SR312 passou de café para scrambler !thumbup

Dois videozitos comprovam a versatilidade da SR em todos os terrenos ;D
http://www.youtube.com/watch?v=l3HfO6nj9MA
http://www.youtube.com/watch?v=UwcUcK0vhrg

ivitro

• CR Wanabee
« Responder #11 em: Outubro 30, 2010, 17:51:06 pm »
tiveste ali um parte que parecia que ias mandar uma patada na camara..

eu gostava mais com cafe mas assim ta muito porreira ;) gostei do som

Johnny_1056

• Ton Up
« Responder #12 em: Novembro 02, 2010, 14:46:16 pm »
Boas;
Gostava de ver essa SR transformada numa verdadeira scrambler, está aí muito potencial.
Ainda hoje continuo a sonhar com uma XT500...

oc_nightmare

• CR Wanabee
« Responder #13 em: Novembro 02, 2010, 21:57:28 pm »
Gostava de lá encavar outro motor mas primeiro precisava de uma XT600 para tirar as medidas e ver se realmente seria possivel  :) tenho uma imagem mental do resultado final com os 2 escapes a sairem por cima do mesmo lado como a triumph scrambler que ficava mesmo espetacular  ;)

Navas

• CR Wanabee
  • God save the twin !
« Responder #14 em: Novembro 03, 2010, 00:03:34 am »
Eu acho uma pena, depois de tudo o que fizeste no motor, e provavelmente o quadro não vai estar á altura.

E pq não um novo projecto Scrambler 600 ?  !evil
Rubber side down shinny side up !

oc_nightmare

• CR Wanabee
« Responder #15 em: Novembro 03, 2010, 00:54:53 am »
Epa agarrei numa foto de uma XT600, tirei-lhe o motor, colei em cima de uma foto da SR e deu isto:

comparei os tamanhos todos e pimba, acentou que nem uma luva... os apoios são iguaizinhos! Acho que tenho luz verde para a SR600 Scrambler  8)

Navas, se bem me conheço vou acabar por fazer exactamente a mesma coisa no motor novo, quem corre por gosto...  ;D
« Última modificação: Novembro 03, 2010, 00:56:27 am por oc_nightmare »

Johnny_1056

• Ton Up
« Responder #16 em: Novembro 03, 2010, 09:38:56 am »
Boas;
Fazer uma Scrambler com base na SR312, acho uma boa ideia brilhante, quanto ao puxar demasiado e introduzir-lhe um motor XT600 já é demasiado.
Inclusivamente para a SR ficar um Scrambler devias começar a pensar na ciclística e arranjar-lhe umas suspensões mais aptas para o todo-terreno.
Entretanto, começa a pesquisar: XT ou TT 600...
« Última modificação: Novembro 03, 2010, 09:43:16 am por Johnny_1056 »

theroadkingster

• Ton Up
« Responder #17 em: Novembro 03, 2010, 09:53:12 am »
Então e a ciclistica?

CB750

• Racer
« Responder #18 em: Novembro 03, 2010, 11:33:32 am »
O quadro da SR 500 ou da XS650, acho que é isto, é muito diferente deste?De onde sai um motor, tb saiem umas suspensões e uns travões :), tens de atacar o banco, eu fazia algo tipo os WM, simples e muito eficiente neste caso, está a ficar muito porreiro, parabéns.

Johnny_1056

• Ton Up
« Responder #19 em: Novembro 03, 2010, 14:25:10 pm »
Boas;
O chassis duma SR500 no conceito não é muito distinto deste, mas existem diferenças consideráveis, quer de dimensões gerais, quer de diâmetro de tudos. E digamos que a SR 250 não é propriamente uma moto muito "dotada" ciclisticamente, sempre foi uma moto extremamente simples e ágil, sendo estes os seus principais argumentos. Para se iniciar um projecto 600, aconselho uma base 600.

Quanto a bancos, será que não vislumbram mais nada além das tábuas dos Wrenchmonkees?!

CB750

• Racer
« Responder #20 em: Novembro 03, 2010, 15:54:20 pm »
O chassis duma SR500 no conceito não é muito distinto deste, mas existem diferenças consideráveis, quer de dimensões gerais, quer de diâmetro de tudos. Para se iniciar um projecto 600, aconselho uma base 600.
faz sentido

Quanto a bancos, será que não vislumbram mais nada além das tábuas dos Wrenchmonkees?!

keep it simple and clean ;), há outras coisas mas os WM são muito cool, é claro que uma traseira Dirt track no projecto 600 tb fica bem, mas aqui, para mim, a tábua é o melhor.

Johnny_1056

• Ton Up
« Responder #21 em: Novembro 03, 2010, 16:11:19 pm »
... 
keep it simple and clean ;) , há outras coisas mas os WM são muito cool, é claro que uma traseira Dirt track no projecto 600 tb fica bem, mas aqui, para mim, a tábua é o melhor.

As tábuas até podem ficar porreiras, desde que seja para os outros se sentarem nelas.
Uma scrambler ou tracker deve permitir o mínimo de conforto.

CB750

• Racer
« Responder #22 em: Novembro 03, 2010, 16:24:50 pm »
As tábuas até podem ficar porreiras, desde que seja para os outros se sentarem nelas.

Não precisa de ser de carvalho, pode ser em esponja com a consistencia adequada à traseira de cada um, mas como dizes cada um é que deve saber onde mete o dito....

oc_nightmare

• CR Wanabee
« Responder #23 em: Dezembro 31, 2010, 14:13:49 pm »
Ultima voltinha do ano:

Com muita água e lama à mistura, a SR nunca se foi abaixo, mesmo com o filtro ali à mostra  ;D

Anyway, o projecto vai começar brevemente pois já estou a negociar um motor de uma XT600Z que tem o deposito de oleo separado. O quadro será devidamente reforçado e depois sim, vem a ciclistica com umas bainhas à homem e, se o orçamento chegar, uns amortecedores melhorzitos atrás, mas como ela está, com terreno que nao inclua pedregulhos grandes safa-se muito muito bem  !thumbup

modular

• Ton Up
  • Cooler than a motherf*cker
« Responder #24 em: Janeiro 03, 2011, 10:03:50 am »

- Macho!
"For me, music and life are all about style"
Miles Davis

SMF spam blocked by CleanTalk