Autor Tópico: Norton Commando vs Triumph Bonneville  (Lida 5009 vezes)

dfelix

• Ton Up
    • dfelix.net
Norton Commando vs Triumph Bonneville
« em: Abril 14, 2010, 15:17:21 pm »

A MCN fez o primeiro comparativo entre as duas neoclassicas Britânicas.

Para a nova Norton Commando, este foi a primeira participação num comparativo.

As reacções após o ensaio é que a nível de prestações Bonnie é superior nos baixos regimes, perdendo para a Commando nas prestações em altas e sonoridade.

O artigo completo saiu hoje na MCN.
Seria interessante saber mais conclusões, sobretudo ao nivel de ciclística e outras potênciais justificações para uma diferença de preços na ordem das 10.000 libras!

"Gluten-free before they sold out fashion tattooed fingerstache mixtape. Next level coffee art party selfies. Retro pickled vinyl."

Eloy

• CR Wanabee
Re: Norton Commando vs Triumph Bonneville
« Responder #1 em: Abril 14, 2010, 15:35:22 pm »
Eu, que não percebo nada de motas que falam inglês, acho que o factor "desirability" se vai encarregar de justificar essas £10.000. Mas estou curioso de ver a explicação da MCN!

CB750

• Racer
« Responder #2 em: Abril 14, 2010, 15:54:49 pm »
Eu, que não percebo nada de motas que falam inglês,

Mais um sortudo  ;D ;D ;D

Só nas suspensões devem estar 3000 euros de diferença, no resto não faço ideia.

miguel_cb450

• Racer
« Responder #3 em: Abril 14, 2010, 16:00:50 pm »
yah!!!
Estao a ser comparadas uma neo classica com uma naked bastante equipada, a norton esta bastante mais equipada que a triumph, para ser uma comparacao mais equilibrada teria de ser com a speed triple.....

Thruxtonic

• Ton Up
  • Lean. Hit the Apex. Accelerate. Stay on the bike!
    • Art&Moto
« Responder #4 em: Abril 14, 2010, 17:15:08 pm »
Ambas são naked, ambas são neo-clássicas e ambas são inglesas e da  mesma época.

A comparação é pertinente, embora a diferença em preço não seja 10.000£ mas cerca de 5.000£.

É provável que a Bonnie, equipada com esse dinheiro extra, se aproxime bastante da Norton, no entanto, é preciso ter em conta as profundas diferenças entre os processos de produção, que são enormes, e as diferenças no produto, que são pequenas.

A Norton para ser relançada foi-o do zero, praticamente, e a sua produção industrial foi mesmo do nada. Ao equipá-la com bons e caros componentes, o proprietário da marca pretende realizar capital para amortizar rapidamente os custos face a uma produção reduzida.

Já o caso da Bonnie é o contrário. A mota produz-se há 50 anos e a ideia do fabricante é a redução de custos, tornando-a competitiva no segmento.

Se a Bonnie beneficia de alguma raridade, a Norton é vítima dessa mesma raridade que roça quase o absoluto. Quando se fala de mercados, fala-se de oferta e procura e, enquanto a Bonnie está na fase de tentar aumentar a procura, a Norton precisa desesperadamente de aumentar a oferta. Como não o pode fazer devido ao custo elevado, fá-lo pela atracção do equipamento, que justifica o preço e acrescenta valor.

O que é certo é que quase toda a gente quereria ter uma Norton, só que não há e, quando houver, não vai haver dinheiro. É sempre assim.  :'(

« Última modificação: Abril 14, 2010, 17:26:16 pm por Thruxtonic »
Triumph Thruxton 900 (2004) Mk351

dfelix

• Ton Up
    • dfelix.net
« Responder #5 em: Abril 14, 2010, 17:56:20 pm »
...para ser uma comparacao mais equilibrada teria de ser com a speed triple.....

A contrário da Bonnie e da Commando que são reinterpretações de motos que surgiram na década de 50, a Speed Triple é uma suposta "streetfighter". Uma superdesportiva "moderna" que foi convertida para naked.

Não há comparação possível!
 ::)

O que faria sentido era terem utilizado no comparativo a versão 961 Sport e não a 961 SE.

Citação de: Thruxtonic link=topic=582.msg8248#msg8248
A comparação é pertinente, embora a diferença em preço não seja 10.000£ mas cerca de 5.000£.

Preços nacionais...  pois por lá, os preços dos modelos utilizados no comparativo são:

Norton: £15,995 (confirmar no site da Norton)
Triumph £5,899 (confirmar no jack lilley)

« Última modificação: Abril 14, 2010, 18:02:39 pm por dfelix »
"Gluten-free before they sold out fashion tattooed fingerstache mixtape. Next level coffee art party selfies. Retro pickled vinyl."

Thruxtonic

• Ton Up
  • Lean. Hit the Apex. Accelerate. Stay on the bike!
    • Art&Moto
« Responder #6 em: Abril 14, 2010, 18:28:35 pm »
Preços nacionais...  pois por lá, os preços dos modelos utilizados no comparativo são

Tens razão, confundi euros e libras e ainda fiz mal as contas. É uma enorme diferença para tanta parecença.
Triumph Thruxton 900 (2004) Mk351

dfelix

• Ton Up
    • dfelix.net
« Responder #7 em: Abril 14, 2010, 19:08:07 pm »
É uma enorme diferença para tanta parecença.

A própria diferença entre as edições da Commando é considerável:

Commando 961 SE: 15,995 GBP
 Commando 961 Café Racer: 13,495 GBP
 Commando 961 Sport: 11,995 GBP

A nivel de travões são todas iguais. Motor idem.
As SE e CR têm forquilha invertida á frente.
A CR tem batcoiso e uns escapes diferentes.
A SE é limitada a 200 unidades.

A Commando Sport acaba por estar numa linha de preço a meio caminho entre uma Bonnevile SE e uma Commando SE.

jcabrita

• Ton Up
  • If you can't race it, it ain't worth the ride
    • Portela Custom Cycles
« Responder #8 em: Abril 14, 2010, 20:29:36 pm »
Concluindo, já tenho a Bonnie, quero uma Commando  ;D  (serve qualquer modelo, até pode ser o mais baratinho).
Bandit CR351
Bonneville Centennial

by PortelaCustomCycles

LxTwin

• Descafeinado
  • **
  • BBB
« Responder #9 em: Abril 15, 2010, 10:18:10 am »
E se pegarmos as 10mil libras e com o guito comprarmos para a Bonnie um Big Bore 950, arvores de cames (e todas as molas e parafosinhos), powercomander, suspensões, travões e umas rodas 160x17 e 120x17; se calhar a Norton fica para trás e ainda poupamos para uma Guiness...
You'll Never Ride Alone

jcabrita

• Ton Up
  • If you can't race it, it ain't worth the ride
    • Portela Custom Cycles
« Responder #10 em: Abril 15, 2010, 10:54:34 am »
E se pegarmos as 10mil libras e com o guito comprarmos para a Bonnie um Big Bore 950, arvores de cames (e todas as molas e parafosinhos), powercomander, suspensões, travões e umas rodas 160x17 e 120x17; se calhar a Norton fica para trás e ainda poupamos para uma Guiness...

Ora nem mais, e acho a Bonnie mais bonita  ;) .

P.S.: Mas quero uma Commando, para fazer companhia à Bonnie
Bandit CR351
Bonneville Centennial

by PortelaCustomCycles

hramos

• CR Wanabee
« Responder #11 em: Abril 15, 2010, 19:26:02 pm »
Esta Norton anda-me a fazer espécie, preciso de ver uma ao vivo.
Adoro a moto em fotos estáticas, mas... cada vez que a vejo em acção com um marmanjo qualquer em cima fico a sensação de que parece pequena demais e o condutor fica deselegante.
Não sei porquê mas torço-lhe o nariz até ver uma.
Independentemente disso estou com o Lxtwin, café curto na Bonnie e mais nada!!!
It´s not a bike baby, it´s a Cafe Racer!!!