Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?
Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Notícias:
Estamos de volta!

Autor Tópico: Yamaha XJR 1200  (Lida 2708 vezes)

CalvinHobbes

• Descafeinado
  • **
Yamaha XJR 1200
« em: Janeiro 22, 2018, 22:10:01 pm »
Bem, não sei se é o local correcto mas cá vai!

O meu segundo motociclo: uma Yamaha XJR 1200 de 1995. A primeira de cilindrada desta ordem de grandeza.

Não pretendia adquirir isto nesta altura mas suponho que a emoção se tenha sobreposto à razão. Era um dos modelos que gostaria de ter, está em bom estado, não tem muitos km's e o proprietário anterior aceitou negociar o valor pedido. As coisas acabaram por se encaminhar nesta direcção e decidi aproveitar (foto tirada no dia do test drive)!

A ideia é a de adaptar isto a meu gosto. Tentar criar alguma coisa fiável e esteticamente agradável. Fazê-lo da forma mais rápida possível e com recursos limitados. Vai ser um belo desafio!

Por isso, por onde devo começar? xD Sugestões e ideias serão sempre bem recebidas!

« Última modificação: Janeiro 22, 2018, 22:15:19 pm por CalvinHobbes »

JPCarvalhinho

• Moderador
  • Ton Up
  • João Pedro ;)
    • Iswitch.org
Re: Yamaha XJR 1200
« Responder #1 em: Janeiro 23, 2018, 10:20:16 am »
Desenha, escolhe um tipo de transformação a teu gosto, e depois volta a desenhar/Photoshopar. Uma boa preparação corta a meio o custo e trabalho de uma indecisão!

« Última modificação: Janeiro 23, 2018, 10:23:36 am por JPCarvalhinho »
In iron we rust... in revs we thurst!

CalvinHobbes

• Descafeinado
  • **
« Responder #2 em: Janeiro 23, 2018, 11:16:14 am »
Desenha, escolhe um tipo de transformação a teu gosto, e depois volta a desenhar/Photoshopar. Uma boa preparação corta a meio o custo e trabalho de uma indecisão!

Obrigado JP.

Tenho um plano traçado mas estou um bocado limitado nas modificações que posso fazer. As inspecções periódicas são obrigatórias por aqui (Genebra). Como ainda não conheço muito bem o sistema nos centros de inspecção (estou por cá há pouco tempo), não quero arriscar muito. Alguém, por aqui, que tenha feito uma inspecção por terras helvéticas?

Nesta fase, pretendo converter a traseira na da XJR de última geração. Nunca será uma conversão incrível mas conseguirei fazer um trabalho limpo e discreto. O que acham?

JPCarvalhinho

• Moderador
  • Ton Up
  • João Pedro ;)
    • Iswitch.org
« Responder #3 em: Janeiro 23, 2018, 16:40:49 pm »
POis, por cá ainda não há inspecções mas não devem tardar...

Preferes o aspecto do novo rearend com aquela cena pendurada? Sinceramente, prefiro este :) , mas por isso é que o amarelo existe...todos nós gostamos de algo :)

J

CalvinHobbes

• Descafeinado
  • **
« Responder #4 em: Janeiro 23, 2018, 19:14:23 pm »
POis, por cá ainda não há inspecções mas não devem tardar...

Preferes o aspecto do novo rearend com aquela cena pendurada? Sinceramente, prefiro este :) , mas por isso é que o amarelo existe...todos nós gostamos de algo :)

J

Percebo que os nossos gostos possam ser distintos mas espero que me avisem no caso de estar a criar uma cena manhosa.

Prefiro o aspecto da nova sem aquele rearend. Aquele suporte traseiro é realmente idiótico! ;) Gostava de aproveitar a estrutura (e talvez o seat) do modelo mais recente para desenvolver o meu projecto. Partindo da nova traseira refazer a iluminação atendendo à legislação em vigor por estas bandas (respeito de distâncias minimas, marcação CE, etc.).

JPCarvalhinho

• Moderador
  • Ton Up
  • João Pedro ;)
    • Iswitch.org
« Responder #5 em: Janeiro 24, 2018, 10:38:40 am »
OK :) primeiro vamos esclarecer uma coisa... Não há trasnformações manhosas. há transformações ao gosto do freguês. ;)

Se o que gostas é da mota com o rearend novo, sem o penduricalho, desenha photoshopa e vê os problemas que te surgem... por exemplo, onde vais meter a matrícula e as luzes :)

Sobretudo... diverte-te a fazer algo a teu gosto. ;) não compromentas o TEU projeto porque alguém disse que ficava mal.

Finalmente a última dica que posso dar... todas as alterações que fizeres vão fazer baixar o valor da mota. São ao teu gosto e dificilmente vais encontrar alguém com o teu gosto exatamente igual... logo qualquer comprador poderá sempre argumentar que vai ter que pagar para reverter as alterações... Assim sendo, se esta não é a mota da tua vida... não faças nada que seja irreversível pois na altura de vender para comprar "Aquela mota de sonho"... vais ter mais problemas do que mais valias.

FredV

• Ton Up
  • Outstanding, this engine works like a swiss watch!
« Responder #6 em: Janeiro 24, 2018, 12:10:21 pm »
Boas Calvin...  !thumbup

Tens aí um motão pah, essa mota é brutal...meio pesadota, mas é uma mota e peras...
Eu se fosse a ti tinha algum cuidado nas possiveis alterações e transformações a fazer, se na Suiça já tens inspecções a motociclos, acho que o melhor mesmo é informares-te muito bem sobre a lei, e se puderes ou tiveres alguem conhecido nos centros de inspecção é perguntares que tipo de alterações são passiveis de te chumbarem a mota, isto por uma questão de salvaguarda...

Quanto ao resto, NICE RIDES  ;)
1992 SUZUKI GS 500 E...

CalvinHobbes

• Descafeinado
  • **
« Responder #7 em: Janeiro 24, 2018, 13:13:55 pm »
Obrigado JP e Fred.

(Sorry pela acentuaçao, nao tenho a maior parte dos acentos neste teclado)

Ok. Done deal em relaçao às representaçoes esquematicas ;)

A minha intençao nao é a da venda. Infelizmente sou um gajo que nao se desfaz facilmente das suas coisas.

Tive a oportunidade de visitar o centro de inspecçoes. Os gajos foram prestaveis. Atendendo a que os centros sao publicos, fui surpreendido pelo serviço orientado a cliente. Cool.

Consegui avançar um bocado na mota tambem. Nada definitivo mas permite ter uma ideia do que pretendo.

« Última modificação: Janeiro 24, 2018, 13:15:49 pm por CalvinHobbes »

FredV

• Ton Up
« Responder #8 em: Janeiro 24, 2018, 14:12:03 pm »
 !palmas

Muito fixe...so lhe falta ali uns avanços e uma posição de condução mais "rasteirinha"
que te disseram os gajos dos centros de inspecção?? Falaste com eles, disseste que querias alterar a mota??
1992 SUZUKI GS 500 E...

JPCarvalhinho

• Moderador
  • Ton Up
  • João Pedro ;)
    • Iswitch.org
« Responder #9 em: Janeiro 24, 2018, 17:12:07 pm »
Boa malha... gosto da ferramenta!

CalvinHobbes

• Descafeinado
  • **
« Responder #10 em: Janeiro 24, 2018, 21:39:35 pm »
Boa malha... gosto da ferramenta!

Fiz questão de a deixar na imagem ;)

!palmas

Muito fixe...so lhe falta ali uns avanços e uma posição de condução mais "rasteirinha"
que te disseram os gajos dos centros de inspecção?? Falaste com eles, disseste que querias alterar a mota??

Sim. Algumas informações que consegui obter:
1. Alterações na estrutura ou dimensões (distância entre eixos, altura, etc.) da mota implicam a realização de testes dinâmicos para homologação das modificações.
2. A iluminação precisa de ter a marcação CE. Suponho que esta regra seja aplicável a todos os "acessórios".
3. Algumas peças (ex.: linha de escape, muffler's) precisam de ser homologados para o meu modelo. Caso não sejam posso fazer um pedido de homologação. Tenho de confirmar o caso do sistema de travagem e de amortecimento.
O preço dos testes/homologações variam em função daquilo que quero fazer. À medida que for precisando de info vou chateando os gajos. Entretanto vou lendo a legislação para ver o que consigo apanhar.

Espero ter sido claro e não ter dito nenhum disparate.
« Última modificação: Janeiro 24, 2018, 21:42:14 pm por CalvinHobbes »

FredV

• Ton Up
« Responder #11 em: Janeiro 25, 2018, 12:33:06 pm »
À medida que for precisando de info vou chateando os gajos. Entretanto vou lendo a legislação para ver o que consigo apanhar.

Espero ter sido claro e não ter dito nenhum disparate.

!thumbup !palmas ...até agora estás a fazer tudo "certinho direitinho"...  ;D
1992 SUZUKI GS 500 E...

CalvinHobbes

• Descafeinado
  • **
« Responder #12 em: Janeiro 28, 2018, 11:55:43 am »
Um bocado mais clean.

Estou um bocado indeciso em relação ao que fazer de seguida.

1. Deixar a traseira completamente limpa, comprar umas tail lights com piscas integrados (kellermann, rizoma, etc.) e montar, juntamente com a matricula, algures na lateral (ex.: topo da suspensão traseira). Foi a minha ideia inicial mas não previ que a traseira ficasse aberta. Alguma sugestão para esconder isto?

2. Comprar uma tail light com o suporte para matricula. Montar na posição 'normal' e compor a solução com uns m-blaze pin's da motogadget a serem montados tambem na lateral.

« Última modificação: Janeiro 28, 2018, 12:02:59 pm por CalvinHobbes »

Gomoca

• CR Wanabee
  • Yamaha XJR 1300 Sp
« Responder #13 em: Janeiro 28, 2018, 22:31:09 pm »
Parabéns!!
Gosto do que estás a ensaiar...já me tinha passado pela cabeça fazer o mesmo mas, a Yamaha Portugal pede ''couro e cabelo'' por esse banco  :( .
Na terminação do banco, fechava-o com chapa preta e aí colocava o farol ligeiramente encastrado nesse ''buraco''.
Não mexia muito mais, julgo que as proporções estão perfeitas e estará aprovada para as inspecções .
Abraço

CalvinHobbes

• Descafeinado
  • **
« Responder #14 em: Fevereiro 04, 2018, 18:21:24 pm »
Parabéns!!
Gosto do que estás a ensaiar...já me tinha passado pela cabeça fazer o mesmo mas, a Yamaha Portugal pede ''couro e cabelo'' por esse banco  :( .
Na terminação do banco, fechava-o com chapa preta e aí colocava o farol ligeiramente encastrado nesse ''buraco''.
Não mexia muito mais, julgo que as proporções estão perfeitas e estará aprovada para as inspecções .
Abraço

Obrigado pelo comment e pela dica. Vou tentar fazer isso!

Não tive tempo de avançar esta semana mas deixo-vos um clip do start-up da mota. Conseguem perceber algum ruído estranho?

https://www.youtube.com/watch?v=Gn4SPzIZqKk
« Última modificação: Fevereiro 04, 2018, 18:23:56 pm por CalvinHobbes »

dfelix

• Ton Up
    • dfelix.net
« Responder #15 em: Fevereiro 05, 2018, 10:46:24 am »

1. Deixar a traseira completamente limpa, comprar umas tail lights com piscas integrados (kellermann, rizoma, etc.) e montar, juntamente com a matricula, algures na lateral (ex.: topo da suspensão traseira). Foi a minha ideia inicial mas não previ que a traseira ficasse aberta. Alguma sugestão para esconder isto?

Pelo que li estás a transformar tendo em conta a "legalidade" das opções.

Esses "tail lights com piscas integrados" se é o que estou a pensar não cuprem esse requesito.
E legalmente, a matricula deverá estar no extremo traseiro da moto.
É por essa razão que muitos construtores têm "bacalhaus" enormes... e os que pretendem "traseiras limpas" adoptam por esta nova tendência de garda-lama+suporte de matricula e luzes na roda.

"Gluten-free before they sold out fashion tattooed fingerstache mixtape. Next level coffee art party selfies. Retro pickled vinyl."

CalvinHobbes

• Descafeinado
  • **
« Responder #16 em: Fevereiro 05, 2018, 18:25:00 pm »

Esses "tail lights com piscas integrados" se é o que estou a pensar não cuprem esse requesito.
E legalmente, a matricula deverá estar no extremo traseiro da moto.

Em relação às tail lights tenho mesmo de confirmar;) No que diz respeito à posição da matricula, o que consta na legislação é basicamente isto:

« Última modificação: Fevereiro 05, 2018, 18:27:10 pm por CalvinHobbes »

CalvinHobbes

• Descafeinado
  • **
« Responder #17 em: Fevereiro 06, 2018, 18:15:51 pm »
Em testes para o fecho da traseira (a espessura que escolhi é demasiado fina) :

« Última modificação: Fevereiro 06, 2018, 18:17:38 pm por CalvinHobbes »

Gomoca

• CR Wanabee
  • Yamaha XJR 1300 Sp
« Responder #18 em: Fevereiro 06, 2018, 22:12:37 pm »

Obrigado pelo comment e pela dica. Vou tentar fazer isso!

Não tive tempo de avançar esta semana mas deixo-vos um clip do start-up da mota. Conseguem perceber algum ruído estranho?

https://www.youtube.com/watch?v=Gn4SPzIZqKk
Não oiço nada de estranho ainda p/ mais nesse ''beco''... :))
Houve por aqui alguém que publicou uma foto de uma Honda CBfour que tem o mm género de corte que a tua. Talvez possas retirar algumas ideias??

CalvinHobbes

• Descafeinado
  • **
« Responder #19 em: Fevereiro 16, 2018, 09:56:24 am »
Não oiço nada de estranho ainda p/ mais nesse ''beco''... :))
Houve por aqui alguém que publicou uma foto de uma Honda CBfour que tem o mm género de corte que a tua. Talvez possas retirar algumas ideias??

Vou procurar ;)

Que tal? O local indicado na foto é um bocado merdoso para colocar a tail light certo?
« Última modificação: Fevereiro 16, 2018, 10:00:40 am por CalvinHobbes »

JPCarvalhinho

• Moderador
  • Ton Up
  • João Pedro ;)
    • Iswitch.org
« Responder #20 em: Fevereiro 16, 2018, 12:28:15 pm »
Vou procurar ;)

Que tal? O local indicado na foto é um bocado merdoso para colocar a tail light certo?

Sim, sim, não faças isso na via publica...

FredV

• Ton Up
« Responder #21 em: Fevereiro 16, 2018, 13:00:49 pm »
eh pah...a "tail-light" não se vai ver um "chavêlho"...e a bofia pode implicar...eu optaria por colocar na zona onde tens o "gradeamento"  :))
1992 SUZUKI GS 500 E...

Gomoca

• CR Wanabee
  • Yamaha XJR 1300 Sp
« Responder #22 em: Fevereiro 19, 2018, 20:29:15 pm »
eh pah...a "tail-light" não se vai ver um "chavêlho"...e a bofia pode implicar...eu optaria por colocar na zona onde tens o "gradeamento"  :))

Também estou de acordo. Jogava com essa rede de metal. Faz mais umas pesquisas na net de soluções para a traseira.

CalvinHobbes

• Descafeinado
  • **
« Responder #23 em: Fevereiro 23, 2018, 17:11:16 pm »
Obrigado pelo feedback malta.

Algumas coisas que chegaram durante a semana:

Os retrovisores são um pouco maiores do o que estava à espera.

Os piscas têm muito bom aspecto. Alguma dica para avançar com a instalção? (sei que o vou fazer mas ainda não procurei nada)
« Última modificação: Fevereiro 23, 2018, 17:15:35 pm por CalvinHobbes »

CalvinHobbes

• Descafeinado
  • **
« Responder #24 em: Outubro 18, 2018, 16:34:49 pm »
Tem feito alguns km's :) vou aproveitar o inverno para tentar avançar na transformação.

SMF spam blocked by CleanTalk