Autor Tópico: Mais um...e com um dilema  (Lida 1516 vezes)

RuiS

• Recém-Chegado
  • *
Mais um...e com um dilema
« em: Janeiro 09, 2018, 23:10:36 pm »
Boas malta,

Há alguns anos que sigo com alguma frequência o forum, principalmete os projectos, apesar de nunca me ter registado, creio ter chegada a altura.

Pois que me encontro com um dilema complicado relacionado com a compra da proxima mota.

Chegou a altura de vender a minha vespa PX200 que usava para me deslocar em Lisboa e passar para o proximo step. E é aqui que está a minha duvida e que partilho convosco para saber se já alguem passou por algo semelhante.

Estou dividido entre duas motas que gosto muito mas que nada têm que ver uma com a outra. Uma é por uma questão emocional a outra é o que acho que faz sentido racionalmente,ou seja, sempre gostei mesmo muito das "cafezadas" especialmente a moto guzzi e é algo que sempre quis a V7 special.

Problema: preciso de me deslocar 1 vez por semana a uma distância de 100km de Lisboa (200kms no total).
Daí achar que a minha escolha deva passar para a segunda opção: BMW F 800GS.

Alguém já passou por um dilema do genero? Faz sentido fazer tantos kms em autoestrada numa mota como a guzzi? Será suficientemente confortavel?

Agradeço antecipadamente qualquer opinião que me possam dar!!!

Abraços,
Rui

modular

• Ton Up
  • Cooler than a motherf*cker
Re: Mais um...e com um dilema
« Responder #1 em: Janeiro 10, 2018, 14:50:50 pm »
Alhos e bugalhos. A Guzzi é uma arrastadeira, mas mais cool. A BMW é sem dúvida para viagens maiores, mas manhosa de aspecto.

A Guzzi não é - nem nunca será - confortável em auto-estrada. Não é mota para isso, por e simplesmente. Se é possível fazeres a viagem com ela? Claro, mas também podes ir entregar pizzas como uma Panigale...

Eu comprei uma BMW há 2 meses, mas foi uma 1200GSA, ou seja, um pólo bem oposto das CRs. Se fosse a ti eu iria ver as BMW R Nine T. Esquece as Guzzi - já tive uma V7 Café e aquilo é aborrecido (mas cool!).
"For me, music and life are all about style"
Miles Davis

JPCarvalhinho

• Moderador
  • Ton Up
  • João Pedro ;)
    • Iswitch.org
« Responder #2 em: Janeiro 10, 2018, 15:06:14 pm »
Não sendo confortável a Guzzi Cafe (11K€) tem aquele look irrepreensível... mas para grandes deslocações, apesar de moderna é capaz de ser muito agressiva para as costas...

A FS 800 (12K) é horrível, mas super competente.

A Nine T pure (14K) será o meio termo, com um bom motor, e com uma ciclística muito boa mesmo para grandes viagens em autoestrada (com as limitações de ser uma naked, claro! Com uma boa pesquisa ainda encontras uma nineT das originais por 14k€ em segunda mão, que é só o topo de gama da mota)..

« Última modificação: Janeiro 10, 2018, 15:38:53 pm por JPCarvalhinho »
In iron we rust... in revs we thurst!

RuiS

• Recém-Chegado
  • *
« Responder #3 em: Janeiro 10, 2018, 15:40:18 pm »

A questão era mesmo essa, relacionada com o comportamento da Guzzi em autoestrada. O vosso feedback vai de encontro com o que acho... A BMW nineT, apesar de gostar muito, fica fora do
budget...bem bem, era a r nine :)

Ando mesmo sem saber!!!

Malta agradecido pelo feedback...

JPCarvalhinho

• Moderador
  • Ton Up
  • João Pedro ;)
    • Iswitch.org
« Responder #4 em: Janeiro 10, 2018, 18:06:07 pm »
Porque não vais namorar a T100 da triumph? por 10K consegues muito valor... e é uma mota que não desvaloriza tanto... a street cup até é engraçadinha se gostas do aspeto mais racer do café (e se tirares a pala do pirata)...

Para mim BMW Nine T Racer  é a minha perdição... mas tem uma posição de condução lixada para as costas e para a carteira.
« Última modificação: Janeiro 10, 2018, 18:10:26 pm por JPCarvalhinho »

RuiS

• Recém-Chegado
  • *
« Responder #5 em: Janeiro 11, 2018, 17:55:46 pm »
Porque não vais namorar a T100 da triumph? por 10K consegues muito valor... e é uma mota que não desvaloriza tanto... a street cup até é engraçadinha se gostas do aspeto mais racer do café (e se tirares a pala do pirata)...

Para mim BMW Nine T Racer  é a minha perdição... mas tem uma posição de condução lixada para as costas e para a carteira.

Como te entendo, a Nine T Race... Acho que colocava na sala :)
A Triumph T100, foi uma das opções iniciais, principalmente a T100 sixty. A street cup também é porreira, mas o problema manter-se-ia, ou seja, fazer 100km sem qualquer protecção aerodinâmica dava cabo de mim.

O que me chateia é não comprar a italiana pelo facto de 2 dias por semana andar de autoestrada, mas são opções.
Talvez faça da minha DR350 um projecto scrambler!!! Mas confesso que scrambler não é a minha onda.

JPCarvalhinho

• Moderador
  • Ton Up
  • João Pedro ;)
    • Iswitch.org
« Responder #6 em: Janeiro 12, 2018, 10:21:43 am »
Da minha parca experiência aguentas bem os 120 Kmh, mesmo 140 até se faz com algum esforço e desde que te deites um pouco mais... ainda assim, a pala do pirata tanto na cup como na guzzi ainda afastam um pouco o ar para cima... mas nunca será confortável... Mesmo a Racer da BMW tem aquela carenagem mas acho que não faz grande protecção a altas velocidades durante muito tempo...

Uma mota com café é para chegar o mais rápido ao café seguinte... não para grandes distâncias :)

Mas atenção, em scrambler acaba por ser pior: vais mais vertical, com os braços mais abertos. O que ganhas em controlo a baixa velocidade por usares um guiador "maior" perdes em conforto nas altas velocidades...

Pede um test ride a cada uma... sempre te divertes um pouco e testas os limites, teus e das motas.

No limite... uma NC750 leva-te a todo o lado e com conforto e com um preço modesto... mas nunca será carne nem peixe.
« Última modificação: Janeiro 12, 2018, 10:23:41 am por JPCarvalhinho »

Fernando Santos

• Ton Up
« Responder #7 em: Janeiro 14, 2018, 18:32:18 pm »

No limite... uma NC750 leva-te a todo o lado e com conforto e com um preço modesto... mas nunca será carne nem peixe.

Será soja ... :))

Fiz o ano passado uns 40 anos de moto. Grande parte das minhas viagens foram casa, trabalho, casa. Por questões de comodidade e gozo pessoal escolhi andar de moto e, como sempre adorei as naked, grande parte da minha vida foi em motos desse género. Grande parte da minha vida laboral foi sempre longe e a mudar de local de trabalho, pelo que chaguei a fazer uma média bastante superior a 2500 kms por mês só de moto, porque nos dias de temporal incomportável lá tinha que ir de carro e depois descarregar o mau humor no trabalho por causa da situação.
Isto à conclusão de que não tinha grandes equipamentos porque os tempos eram "mais antigos". Apanhei grandes chuvadas e frio. Não trocava por nada a minha moto mesmo com o desconforto. Chegar a uma turística que me desse mais conforto só o consegui perto dos 50 anos de idade, porque as mudanças de casa também eram frequentes com as consequentes despesas.
Hoje os tempos são algo diferentes nesse capítulo.
Se gostas da italiana dá-lhe. Nas motos, comigo, o coração sempre mandou mais que a razão. Não podes ir na AE a 140, vais a 120, mas montado na tua italiana de que gostas. O equipamento adequado cumprirá a sua função de colmatar algum desconforto.
Quando te fartares da italiana, arranjas uma alemã (que não seja a F800) ou uma inglesa, mas segue o coração enquanto podes porque quando chegares a velho o que não fizeste dificilmente irás fazer.
Claro que isto sou eu a divagar, mas a minha vida sempre foi assim no que respeita a motos e outras loucuras da vida.
Acima de tudo faz o tal drive-test.
Desculpem o testamento. :-[
Be like water

dfelix

• Ton Up
    • dfelix.net
« Responder #8 em: Janeiro 15, 2018, 09:02:47 am »
Porque não vais namorar a T100 da triumph?

O que é que ele iria ganhar?

A qualidade é no geral é bem melhor, mas enquanto moto propriamente dita acabam por ser muito identicas..
 :-\
"Gluten-free before they sold out fashion tattooed fingerstache mixtape. Next level coffee art party selfies. Retro pickled vinyl."

JPCarvalhinho

• Moderador
  • Ton Up
  • João Pedro ;)
    • Iswitch.org
« Responder #9 em: Janeiro 15, 2018, 10:33:43 am »
Pelo que tenho lido, o motor da Guzzi não é NNNNaaaaaada de especial para o básico mesmo... o e 900 da triumpfff tem a curva de torque com mais disponibilidade mais cedo, logo mais elasticidade dentro da cidade. E sim... a qualidade geral da t100 é melhor do que a Guzzi. Pelo mesmo preço.
Além da quantidade de cenas para montar na mota a posteriori caso o bicho morda é significativamente maior.

Mas estou com o Fernando... se a paixão te empurra para a Guzzi... não olhes para trás... está escolhida...

A brincar costumo dizer que o "Alberto casou-se com uma tipa gira, super inteligente, muito simpática, rica e libertina na cama... um verdadeiro achado!!! mas o raio da irmã dela é que não lhe saía da cabeça!"

podes escolher com a cabeça, mas quando o coração salta uma batida, arrependes-te de imediato.
« Última modificação: Janeiro 15, 2018, 10:40:16 am por JPCarvalhinho »

modular

• Ton Up
  • Cooler than a motherf*cker
« Responder #10 em: Janeiro 15, 2018, 14:59:11 pm »
Mantenho o que digo... faz agora o esforço financeiro e compra a BMW (Nine). Seja lá ela qual for. Se for por dinheiro, os gajos têm o esquema de tal modo montado que entras num stand para comprar um kit de primeiros socorros e sais de lá com uma S1000RR  !lol
"For me, music and life are all about style"
Miles Davis

RuiS

• Recém-Chegado
  • *
« Responder #11 em: Janeiro 15, 2018, 16:44:51 pm »

Será soja ... :))

Fiz o ano passado uns 40 anos de moto. Grande parte das minhas viagens foram casa, trabalho, casa. Por questões de comodidade e gozo pessoal escolhi andar de moto e, como sempre adorei as naked, grande parte da minha vida foi em motos desse género. Grande parte da minha vida laboral foi sempre longe e a mudar de local de trabalho, pelo que chaguei a fazer uma média bastante superior a 2500 kms por mês só de moto, porque nos dias de temporal incomportável lá tinha que ir de carro e depois descarregar o mau humor no trabalho por causa da situação.
Isto à conclusão de que não tinha grandes equipamentos porque os tempos eram "mais antigos". Apanhei grandes chuvadas e frio. Não trocava por nada a minha moto mesmo com o desconforto. Chegar a uma turística que me desse mais conforto só o consegui perto dos 50 anos de idade, porque as mudanças de casa também eram frequentes com as consequentes despesas.
Hoje os tempos são algo diferentes nesse capítulo.
Se gostas da italiana dá-lhe. Nas motos, comigo, o coração sempre mandou mais que a razão. Não podes ir na AE a 140, vais a 120, mas montado na tua italiana de que gostas. O equipamento adequado cumprirá a sua função de colmatar algum desconforto.
Quando te fartares da italiana, arranjas uma alemã (que não seja a F800) ou uma inglesa, mas segue o coração enquanto podes porque quando chegares a velho o que não fizeste dificilmente irás fazer.
Claro que isto sou eu a divagar, mas a minha vida sempre foi assim no que respeita a motos e outras loucuras da vida.
Acima de tudo faz o tal drive-test.
Desculpem o testamento. :-[

Epa que maravilha de testemunho, Fernando!!! Revejo-me por completo nessa historia de um gajo ser muito mais emocional que racional nesta coisa das motas... :)

Em principio vou mesmo optar pelo sul da Europa, sempre tive uma queda para esses lados (aliás, desde remotos tempos de inicio do seculo em que me pirei para Bolonha atrás de uma bella ragazza). Aquele motor a sair fora é qualquer coisa...

Vou continuar a ir de Lisboa a Torres de carro como faço hoje e fico-me de mota por Lisboa!!!

JP, quanto há NC750, compreendo a razão da compra, super racional - economica, boa protecção aerodinâmica - mas é a mota com mais falta de alma que por aí anda (opinião pessoal ;) não quero ferir susceptibilidade a proprietários)

Quando a comprar partilho umas fotos e junto-me a uma volta quando houver.

RuiS

• Recém-Chegado
  • *
« Responder #12 em: Janeiro 15, 2018, 16:58:00 pm »
Mantenho o que digo... faz agora o esforço financeiro e compra a BMW (Nine). Seja lá ela qual for. Se for por dinheiro, os gajos têm o esquema de tal modo montado que entras num stand para comprar um kit de primeiros socorros e sais de lá com uma S1000RR  :))

:) :)

Certo, é mesmo isso, sim...

Fui há uns tempos a almada deixar uma Africa Twin de um amigo na oficina da honda (fica mesmo encostado ao stand da bmw) e por curiosidade como estava ali ao lado entramos no stand ...resumindo, saí de lá a ligar para minha senhora desorientado com a nine T racer. São planos de pagamento porreiros e extras e gajos muita simpaticos e etc etc...

Quando falei no preço, por questões matrimoniais, e como com mulheres gravidas e hormonas não se brinca decidi cancelar a compra...
« Última modificação: Janeiro 15, 2018, 17:05:15 pm por RuiS »

Fernando Santos

• Ton Up
« Responder #13 em: Janeiro 22, 2018, 12:54:05 pm »

:) :)

Certo, é mesmo isso, sim...

Fui há uns tempos a almada deixar uma Africa Twin de um amigo na oficina da honda (fica mesmo encostado ao stand da bmw) e por curiosidade como estava ali ao lado entramos no stand ...resumindo, saí de lá a ligar para minha senhora desorientado com a nine T racer. São planos de pagamento porreiros e extras e gajos muita simpaticos e etc etc...

Quando falei no preço, por questões matrimoniais, e como com mulheres gravidas e hormonas não se brinca decidi cancelar a compra...

Enquanto não ganhas balanço para uma Nine T, sempre podes optar por uma coisa destas e a bom preço:

https://www.olx.pt/anuncio/bmw-r-1150-r-IDASKc4.html#0bdd0a05c8
Be like water

Thruxtonic

• Ton Up
  • Lean. Hit the Apex. Accelerate. Stay on the bike!
    • Art&Moto
« Responder #14 em: Janeiro 22, 2018, 13:11:09 pm »
Quando parada, a V7 é a melhor opção.

Quando parada ou a andar, a 9T é a melhor opção.

Triumph Thruxton 900 (2004) Mk351

Fernando Santos

• Ton Up
« Responder #15 em: Janeiro 23, 2018, 19:05:14 pm »
Quando parada, a V7 é a melhor opção.

Quando parada ou a andar, a 9T é a melhor opção.
:)) :)) :))
Eh pá ... isso posto asim. :-[

Be like water

RuiS

• Recém-Chegado
  • *
« Responder #16 em: Janeiro 24, 2018, 15:56:00 pm »

Enquanto não ganhas balanço para uma Nine T, sempre podes optar por uma coisa destas e a bom preço:

https://www.olx.pt/anuncio/bmw-r-1150-r-IDASKc4.html#0bdd0a05c8

Curiosamente já tinha visto essa mota, e gosto bastante, mas já tem alguns kms e não conheço as caracteristicas...

É tua, Fernando?

Fernando Santos

• Ton Up
« Responder #17 em: Janeiro 29, 2018, 17:23:40 pm »

Curiosamente já tinha visto essa mota, e gosto bastante, mas já tem alguns kms e não conheço as caracteristicas...

É tua, Fernando?
Não é minha. Tenho uma RT1100.
Se vieres para estes lados ver, avisa que vamos lá em excursão e ainda se almoça por aí.
Quando às características os motores boxer da BMW são um must. O modelo à venda é uma máquina excelente e até ao motor de 1150 mais livres de electrónicas tipo zombie. Há que ter em consideração alguns pormenores na altura da compra como por exemplo folgas e babas de óleo. De resto não é de meter medo a ninguém. Comprei a minha com poucos quilómetros também, mas mesmo com muitos são motores que duram a vida toda. Nunca me deu o mais pequeno problema. Tem sido a moto mais fiável que já tive na vida.
« Última modificação: Janeiro 29, 2018, 17:25:44 pm por Fernando Santos »
Be like water

dfelix

• Ton Up
    • dfelix.net
« Responder #18 em: Fevereiro 02, 2018, 17:48:00 pm »

O modelo à venda é uma máquina excelente e até ao motor de 1150 mais livres de electrónicas tipo zombie.

Mais ou menos...
A R1150R já adoptava algumas soluções de electrónica que eram pouco habituais na altura dela.

Em 2005 estive quase comprar uma, mas estando habituado a coisas mais leves e nervosas achei ainda não era o momento certo algo deste género.
O negócio era bom e a moto acabou por ficar nas mãos de um conhecido que ainda a manteve durante alguns anos.

Gosto muito do modelo e no geral é uma boa moto.
Mas tem ali alguns pormenores que implica alguma habituação.
Nomeadamente aquele ABS por servo-freio cujo comportamento é extramente intrusivo.
E uma latência muito estranha ao acelerador, que segundo consta era normal nestas gerações.

"Gluten-free before they sold out fashion tattooed fingerstache mixtape. Next level coffee art party selfies. Retro pickled vinyl."

RuiS

• Recém-Chegado
  • *
« Responder #19 em: Fevereiro 06, 2018, 12:16:01 pm »
Não é minha. Tenho uma RT1100.
Se vieres para estes lados ver, avisa que vamos lá em excursão e ainda se almoça por aí.
Quando às características os motores boxer da BMW são um must. O modelo à venda é uma máquina excelente e até ao motor de 1150 mais livres de electrónicas tipo zombie. Há que ter em consideração alguns pormenores na altura da compra como por exemplo folgas e babas de óleo. De resto não é de meter medo a ninguém. Comprei a minha com poucos quilómetros também, mas mesmo com muitos são motores que duram a vida toda. Nunca me deu o mais pequeno problema. Tem sido a moto mais fiável que já tive na vida.

E não é que comprei mesmo a mota? :)

Fui ver a R1150R e gostei logo do aspecto. Estava impecavel e "limpa" ao nivel de motor e o motor boxer é qualquer coisa de fantastico.
Depois fui rever novamente a bela da Guzzi, antes de tomar uma decisão final, e achei-a demasiado pequena e frágil e num impulso, liguei ao vendedor e vamos lá investir na R1150R. Consegui um desconto bastante simpatico e estou altamente satisfeito em pré-estagio de uma r nine t.

Não é uma grande base para "cafeinar", mas não se pode ter tudo :)

Fiz uns kms e o que posso dar de feedback é a suavidade e facilidade a curvar e um motor "redondo" e com aquele som caracteristico...

Obrigado pelas opiniões!

FredV

• Ton Up
  • Outstanding, this engine works like a swiss watch!
« Responder #20 em: Fevereiro 06, 2018, 14:28:40 pm »
Não é uma grande base para "cafeinar", mas não se pode ter tudo :)

Cafeínar?? tu deixa esse bixo intocado que assim é que ela tá bem...por falar nisso, a malta aqui é meio "voyeur" xuta aí umas pic's para a malta ficar crente...  :))
Ah...parabéns pela maquina...  !palmas
1992 SUZUKI GS 500 E...twincil / carburetors rules...

JPCarvalhinho

• Moderador
  • Ton Up
  • João Pedro ;)
    • Iswitch.org
« Responder #21 em: Fevereiro 06, 2018, 15:16:12 pm »
pics or it didn't happen

RuiS

• Recém-Chegado
  • *
« Responder #22 em: Fevereiro 06, 2018, 18:04:43 pm »
pics or it didn't happen

;D
[/size]Quase não tenho fotos e as que tenho foi a minha senhora que tirou na sexta-feira ao final da tarde [/color][/size]quando fui buscar a maquina.

Não tinha o capacete integral em Lisboa, tive que levar o aberto. Passei mal...

[/size]
[/size]
[/size]