Autor Tópico: Restaurar a bicicleta do avô - ajuda!  (Lida 935 vezes)

RSE

• CR Wanabee
Restaurar a bicicleta do avô - ajuda!
« em: Abril 11, 2016, 18:09:06 pm »
Olá a todos!

Trouxe recentemente para Lisboa (vinda do Minho) a bicicleta que era do meu avô paterno.
Não sei de que ano será, assim como desconheço o fabricante (tem uma inscrição na "forquilha" da frente em alemão - algo que termina em "...metalwerk" - mas que não consigo ler bem; e um selo com a inscrição Allright), o país de origem (Alemanha?), ou mesmo como foi parar às mãos do meu familiar.
Era preta (hoje está toda ferrugenta), com selim de couro com molas (tem inscrições ilegíveis),  um farol à frente com inscrição também ilegível e um dínamo Schmit's Original (deve ser em aço, ou é uma peça mais recente, porque é a peça menos enferrujada da bicicleta).

Já era uma bicicleta muito velha quando, no início dos anos 90, dei ainda com ela algumas pedaladas. Mas tenho "lá em cima" um sem-fim de recordações: o meu avô construiu (anos 70/80) uma espécie de banco em madeira (tipo caixa de sapatos em madeira, sem um dos lados) que, ainda hoje me pergunto como, fixou ao quadro da bicicleta, à frente do selim, e ali me levava à boleia para todo o lado. Tenho algumas fotografias dessa altura. Tenho, agora, fotografias do estado actual da bicicleta no telemóvel, mas como sou avesso às novas tecnologias, não vou sequer tentar postá-las aqui: imaginem uma coisa "nas últimas", cheia de ferrugem, com alguns raios das rodas soltos, ferros empenados, couros ressequidos, enfim, uma coisa muito comida pelo tempo e pelas intempéries (passou largos anos num barracão agrícola).

Preciso da vossa ajuda para a recuperar!
O trabalho a ser realizado deverá sê-lo "em profundidade". Vai precisar de muitas peças, de muita atenção, tempo, pesquisa e carinho. E de muitos euros, já sei! De uma forma ou de outra, lá darei conta dos euros que vierem a fazer falta, mas agradeço muito a quem souber indicar-me um tipo de confiança para lhe entregar a função. Um simples "jeitoso", estou em crer, não saberá devolvê-la ao brilho inicial. Envio, claro está, por mail ou tlm, as fotos dela na actualidade aos eventuais interessados em conhecê-la.
Obrigado!!! 

rocker_n_roller

• Ton Up
Re: Restaurar a bicicleta do avô - ajuda!
« Responder #1 em: Abril 11, 2016, 18:16:53 pm »
Antes de mais, aceita a minha vénia pela iniciativa!

Para restauro aconselharia a Velo Culture de Lisboa, ou o Atelier de Bicicletas Urbanas, no Barreiro.

Este último não conheço pessoalmente, mas tenho visto no Facebook restauros feitos lá, impecáveis.
The best place to watch a race
is in my rearview mirror surface

FredV

• Ton Up
  • Outstanding, this engine works like a swiss watch!
« Responder #2 em: Abril 12, 2016, 11:20:50 am »
Ciclcistica em Almada...  !thumbup
1992 SUZUKI GS 500 E...twincil / carburetors rules...

Manta

• Ton Up
« Responder #3 em: Abril 12, 2016, 11:34:24 am »

Não sendo particularmente fã destas andanças a pedal, a tua intro captou a minha atenção. Vai colocando umas fotos.
It's not the motorcycle, it's the attitude!

rocker_n_roller

• Ton Up
« Responder #4 em: Abril 12, 2016, 11:40:00 am »
Ciclcistica em Almada...  !thumbup

Já fui cuscar, tem lá uns trabalhinhos bem catitas!  !thumbup !thumbup !thumbup
The best place to watch a race
is in my rearview mirror surface

RSE

• CR Wanabee
« Responder #5 em: Abril 12, 2016, 15:04:54 pm »
Obrigado rocker_n_roller, FredV e Manta!!!

Prometo encher-me de coragem a breve trecho e arranjar forma de postar aqui umas fotos da "velhota" (não uso facebook, instagram e afins).
A vénia vai toda para a vossa ajuda. Vou espreitar as casas que me indicaram e tomar depois uma decisão.

Para todos, forte abraço!

FredV

• Ton Up
  • Outstanding, this engine works like a swiss watch!
« Responder #6 em: Abril 12, 2016, 15:31:27 pm »

Já fui cuscar, tem lá uns trabalhinhos bem catitas!  !thumbup !thumbup !thumbup

Conheço bem, compro la umas coisitas, o Vasco enquanto mecanico é um tipo super competente...vale a pena...e o atendimento é muito fixe  !thumbup
1992 SUZUKI GS 500 E...twincil / carburetors rules...