Tal como prefiro experimentar uma Z1 das originais do que qualquer uma destas imitações modernas, e não apenas pela dificuldade em encontrar uma das clássicas verdadeiras.
Ó joni...
Não vejas as coisas de forma tão fundamentalista!
O mesmo "tipo de cliente" que há 40 anos atrás comprava a Z1 é o que hoje compra uma ZX10.
Estamos a falar de quem procura performance.
E aponta ao que a kawasaki fez de melhor na respectiva época.
Quem compra uma Z900RS não será para ter uma experiência igual ao duma Z1 clássica!
Até pode ser o reformado saudosita, que por estar mais habilitado a conduzir um andarilho beneficie de algo mais leve e fácil de conduzir.
Mas... acredito que a maioria do público alvo será quem pura e simplesmente não quer isto:

A Z900 é uma boa moto.
Mas tal como outras marcas tem seguido uma linha cosmética que não agrada propriamente a todos.
E talvez por isso os construtores tentam agora oferecer os mesmos produtos mas com linhas mais clássicas.
E o trabalho da Kawasaki em criar uma Z900 bonita parece-me de longe mais eficiente que o da Yamaha em criar uma MT-09 bonita.
Pois as XSR é uma coisa a tentar parecer outra e que no fim não é coisa nenhuma.
Bolas... eu devo andar cegueta... ainda não vi uma única na cidade...
Acho que não dia em que não veja pelo menos uma!
A versão scrambler é aos pontapés! Até Urban GS tenho visto uma quase todos os dias por campolide.
A Racer é que nunca vi nenhuma a não ser no stand.