Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?
Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Notícias:
Estamos de volta!

Autor Tópico: Honda CB500E four 73 K2  (Lida 2164 vezes)

pack

• Descafeinado
  • **
Honda CB500E four 73 K2
« em: Janeiro 12, 2016, 11:51:50 am »
Bom dia,

Depois de alguns anos em que me inscrevi no 351 para tentar saber valores para estas motas eis que me apresento agora e ao meu projecto, ou melhor, futuro projecto.

É uma espécie de barn find, dado que fui fazer umas filmagens a um carro português de produção única e homologado, primo dos Alba e em conversa soube da existencia desta CB500 na casa dos arrumos. Fiquei apaixonado e desde esse dia nunca mais a esqueci.

Ligado ao mundo dos japoneses por adorar a cultura e história dei prioridade a outros projectos meus, nomeadamente a um AE86 (Corolla GT twincam de 1985) que tenho e agora que acabou, chegou a vez desta beleza.

É uma CB500 four K2 de 73

O motor gripou e está toda em peças, completa mas em peças.
Faltam pequenos detalhes, que pretendo corrigir e a minha ideia, e perdoem-me os mais puristas foi sempre fazer uma Brat.

Sempre que olhei para esta mota pensei em fazer algo simplista e na onda das brat e será por aí que vou avançar.

Ainda sem saber se o motor é recuperável, vou aos poucos avançar com as limpezas e mais tarde logo pego nesse tema (€€).

Deixo-vos umas fotos.

A cambota e o pequeno desaire...

Abraço a todos

JPCarvalhinho

• Moderador
  • Ton Up
  • João Pedro ;)
    • Iswitch.org
Re: Honda CB500E four 73 K2
« Responder #1 em: Janeiro 12, 2016, 11:59:29 am »
Lindíssima... merece todo o amor e carinho que lhe conseguires dar :) 

Uma vez que está em tão "mau estado", acho que nem os puristas vão reclamar das alterações que possas fazer... tem atenção que o banco parece estar em optimas condições por isso pode ser que arranjes um comprador para teres €€€ para ajudar no motor.
In iron we rust... in revs we thurst!

pack

• Descafeinado
  • **
« Responder #2 em: Janeiro 12, 2016, 12:02:27 pm »
Verdade!

Vou tentar nao estragar o que pode ser útil para vendas e gerar algum dinheiro!

O banco está em optimo estado! Tal como depósito e mesmo o quadro! Foi por isso que nunca deixei de pensar nesta mota....

jcabrita

• Ton Up
  • If you can't race it, it ain't worth the ride
    • Portela Custom Cycles
« Responder #3 em: Janeiro 12, 2016, 12:08:48 pm »
Fogo à peça  !thumbup
Bandit CR351
Bonneville Centennial

by PortelaCustomCycles

pack

• Descafeinado
  • **
« Responder #4 em: Junho 08, 2017, 11:21:01 am »
Bons dias a todos,

Finalmente irei arrancar em definitivo com o projecto.

Andei durante este tempo todo a reunir ideias e condições para conseguir fazer este projecto.

Ainda a finalizar pequenos detalhes no AE86, que me consome tempo e dinheiro, a situação legal da mota sempre foi uma questão. Agora finalmente resolvida, vou começar o trabalho de restauro da maioria dos componentes para fazer esta CB500 ver o dia novamente.

Do que andei a investigar é possível arranjar o aro traseiro bem como o banco.
Quanto aos garfos da frente, vou optar por clip-on's e baixar o perfil dianteiro. O triangulo superior poderei ou fazer um desbaste e torna-lo mais simplista ou então comprar alguma coisa pela internet fora.

Vi um que me agradou especialmente. O que acham disto?

http://www.dimecitycycles.com/vintage-cafe-racer-caferacer-bobber-brat-chopper-custom-motorcycle-steering-parts-billet-aluminum-cb500-cb550-top-triple-tree-12-2113.html

Assim sempre poupava o material OEM caso a coisa um dia volte a ser "D'origem".

Irei necessitar de suspensão traseira, tenho la uns Monroe a ar que nao sei se prestam.... Nao sei de onde vieram....

Tenho é imensas duvidas porque nao ando neste mundo a muito tempo....

Como se baixam as motas atrás? A suspensão é já de origem mais baixa?
Na frente é o prato superior que é colocado mais abaixo dos garfos, é isto?

Tornando a mota mais simples, gostava de lhe tirar a bateria, isto é pratico?

Obrigado a todos!

jcabrita

• Ton Up
  • If you can't race it, it ain't worth the ride
    • Portela Custom Cycles
« Responder #5 em: Junho 08, 2017, 14:49:20 pm »
Respondendo às tuas questões:

Como se baixam as motas atrás? A suspensão é já de origem mais baixa? [/size]Baixas a mota colocando suspensões mais curtas. Já eu prefiro-as mais altas, dá maior agilidade à mota, visto que desloca o centro de gravidade mais para a frente.
[/size]Na frente é o prato superior que é colocado mais abaixo dos garfos, é isto? [/font][/size]Não sei se percebia a tua questão, mas a distãncia entre as mesas da direcção é sempre a mesma, que é o comprimento do "pescoço" da direcção. A mota fica mais alta ou mais baixa consoante a colocação da suspensão da frente.[/size]Tornando a mota mais simples, gostava de lhe tirar a bateria, isto é pratico? Nem prático, nem funciona.Há por aqui gente mais entendida que se calhar te explica melhor ;)
Bandit CR351
Bonneville Centennial

by PortelaCustomCycles

pack

• Descafeinado
  • **
« Responder #6 em: Junho 08, 2017, 16:45:29 pm »
Antes de mais, obrigado!

Já me ajustaste com a resposta. Eu fiz-me entender mal, mas tu apanhaste a questão.

Quanto á questão da bateria, realmente do que tenho visto, não me parece que vá sequer por aí, foi apenas uma duvida.

Tenho agora uma especie de duvida geral.... Existem por certo casas em Portugal a vender acessorios para motas estilo cafe racers e brat, certo?

Onde as consigo encontrar? Quem está fora deste mundo não encontra informação de maneiras fáceis.... E do que tenho visto, terei de praticamente importar tudo.... :(

JPCarvalhinho

• Moderador
  • Ton Up
  • João Pedro ;)
    • Iswitch.org
« Responder #7 em: Junho 09, 2017, 09:38:57 am »
> Alterares o comprimento das suspensões traseiras face ao original faz com que a mota suba mais ou menos a traseira...
> Fazeres deslizar os braços da suspensão frontal pela mesa faz com que a parte da frente suba ou desça. Se adicionares a isto uns clipons estarás a obrigar o corpo do condutor a chegar-se a frente, logo com impacto também nesta dinâmica...

E tem atenção que isto tem um impacto profundo no centro de gravidade da mota e isto faz com que o seu desempenho em curva e em travagem mude completamente... muito à frente e poderás fazer mais éguas do que queres em travagem... muito atrás e deixas de virar em condições pois deixas de ter aderência na roda da frente em aceleração com os tradicionais cavalinhos...

>A bateria é sempre algo necessário, nem que seja para a primeira faísca para o arranque, mesmo quando tens kickstarter. O kicko mete as compoenentes do motor a rolar, mas precisas sempre de uma fonte de ignição para a vela dar a primeira chama. Podes é desistir do motor de arranque electrico e usar uma bateria mais pequena de gel que forneça o mínimo necessário para o kicko/clocks, e escondê-la debaixo do banco...

> Tens várias lojas... uma aqui do burgo (351 works), gasolinasuper, o canal racertv também tem uma loja, e tens sempre o ebay. tendo em atenção que deves mandar vir sempre de sites na europa para evitar pagar IVA e despesas aduaneiras.

>Bom projecto... É uma das motas mais amadas pela minha pessoa e seria muito bom ver a dita recuperada e a rolar.
In iron we rust... in revs we thurst!

FredV

• Ton Up
  • Outstanding, this engine works like a swiss watch!
« Responder #8 em: Junho 09, 2017, 10:08:48 am »
 !palmas !palmas !palmas !palmas !palmas LINDA, LINDA, LINDA...Muitos parabéns por esse tesouro...nem precisas alterar um "pelo" para que essa mota seja um must, especialmente o banco, esse na minha opinião devia ficar...podias melhores certas coisas, ok, mas no geral essa mota vale pelo que é...
Força e coragem...ah, e mais uma vez parabéns...
1992 SUZUKI GS 500 E...twincil / carburetors rules...

pack

• Descafeinado
  • **
« Responder #9 em: Junho 09, 2017, 11:01:39 am »
Obrigado a todos pelas respostas.

Eu prometo ir dando um step by step da recuperação desta beldade.... de facto isto é algo com que sempre sonhei desde que a vi pela primeira vez...

Irei tentar sempre colocar aqui as minhas questões para ter no futuro uma base bastante boa de conhecimento.

Durante os ultimos anos, andei a ler e a ver sobre as práticas mais comuns das Brat, e por certo o projecto irá correr bem.

Da mota sei que:

- A travagem da frente é de duplo rotor, provavelmente da CB550? Ou então de outra mota qualquer
- A suspensão traseira é alterada, não sei se da CB500 (são ums Monroe a ar) que devo colocar á venda para ir buscar algo melhor.

Agora é arranjar uma bancada para poder trabalhar nela pelo menos para a desmontar.

O motor irá agora para ver se consigo que a cambota tenha arranjo.

Obg a todos

sergio almeida

• CR Wanabee
« Responder #10 em: Agosto 09, 2017, 16:23:46 pm »
Bela mota! Essas jantes é que não parecem daí, parecem de uma xj750. Nunca vi cb 500 com algo desse genero.
Não sei se já te esclareceram quanto ao baixar a frente da mota, mas tens 2 opções mantendo a suspensão de origem, ou baixas a mesa, e ficas com os topos das bainhas a aparecer por cima desta, esteticamente menos bonito mas mais fácil de fazer. Ou para ficarem certas com a mesa como de origem, tens de abrir as bainhas, fazer uns casquilhos e cortar molas, fica mais baixa internamente,logo ficas com menos curso de suspensão também. Como já referiram, cada alteração estetica que faças tem consequências funcionais. Força nisso! !thumbup

pack

• Descafeinado
  • **
« Responder #11 em: Maio 27, 2020, 23:28:55 pm »
Bom, mais de 365 dias passaram desde a ultima mensagem....

Acabei por juntar muito material original dela, jantes, travoes e outros tarecos.

Comprei também  um banco nos USA, na tuffside um frame hoop e neste momento tenho o quadro já pronto.

Agora é a fase da pintura e estou a aguardar que me cheguem as tintas OEM (ou o mais possível) para pintar tanto o deposito como o quadro dela...

Já aprendi umas coisas sobre motas em geral, o que não é mau de todo... tem sido uma boa aventura...

Tenho de colocar aqui umas fotos!

dfelix

• Ton Up
    • dfelix.net
« Responder #12 em: Maio 31, 2020, 01:26:57 am »
Tenho de colocar aqui umas fotos!

Venham elas!!!  !thumbup
"Gluten-free before they sold out fashion tattooed fingerstache mixtape. Next level coffee art party selfies. Retro pickled vinyl."

SMF spam blocked by CleanTalk