Autor Tópico: BO - The Honda CM125  (Lida 14371 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

sergio almeida

  • CR Wanabee
  • ***
  • Mensagens: 141
BO - The Honda CM125
« em: Agosto 26, 2015, 12:18:16 pm »
PREFÁCIO
Como designer, sempre tive um natural fascínio pelo criar, redesenhar e repensar tudo á minha volta, assim como pelos veículos motorizados. Depois de restaurar/personalizar algumas bicicletas, quis passar ao próximo passo e arranjar uma mota, para dar algum descanso ás pernas, mas sem deixar de ter uma arma para fugir ao trânsito e dar uns belos passeios.


capítulo I
A BASE
Com alguns meses de procura, lá consegui comprar a escolhida, uma Honda CM 125, pelo limite de carta, pelo motor bicilíndrico e robusto e pelo sub-quadro quase recto. Muito estimada e a bom preço, mal chegou ficou logo sem o porta cargas e top case  >:D





capítulo II
A IDEIA

Houve a fase de hesitação em avançar com isto, pelo óptimo estado dela e pelo meu fraco conhecimento no assunto, mas algumas voltas e contemplações depois, e percebi que não a sentia verdadeiramente como minha e era tempo de meter mãos á obra!
Seguiu-se alguma instrução, pesquisa e brainstorming. Momentaneamente sem computador para o efeito, agarrei me ao papel para passar o que ia na cabeça. Algo entre o street tracker e brat, com um aumento de performance e com muita pinta e bons pormenores  8)  (sonhar não custa :)) )






Ainda mal consegui escolher o esquema cromático e já mudei de ideias sobre alguns aspectos da ideia inicial  !zonzo :))
« Última modificação: Agosto 26, 2015, 14:36:12 pm por sergio almeida »

.AGOSTO.

  • CR Wanabee
  • ***
  • Mensagens: 400
Re: BO - The Honda CM125
« Responder #1 em: Agosto 26, 2015, 12:37:27 pm »
isto aqui e so artistas... eheh  muito porreiro  !thumbup

ALCOENTRE

  • Racer
  • ****
  • Mensagens: 922
  • eDUCATIon
Re: BO - The Honda CM125
« Responder #2 em: Agosto 26, 2015, 12:58:38 pm »
no papel estás aprovado... com distinção!

boa sorte agora com as mãos no metal e afins  !thumbup

cumpz

sergio almeida

  • CR Wanabee
  • ***
  • Mensagens: 141
Re: BO - The Honda CM125
« Responder #3 em: Agosto 26, 2015, 14:34:32 pm »
Obrigado Agosto e Alcoentre! Há que investir onde me safo melhor, para o resto, slow but steady vai lá!


Continuando...

capítulo III
A PEÇA CHAVE

Ponto assente era o depósito, coisa que me demorou bastante tempo a conseguir completo e sem custar uma fortuna, estive para comprar um de uma CB 350K mas este não me saía da cabeça e foi até conseguir. E  lá veio este directamente da Alemanha depois de um renhido leilão, um depósito de uma CB 360.



 Tudo muito bom por fora, mas por dentro  !olhonegro




capítulo IV
O INÍCIO DO PROJECTO (finalmente! !zonzo )

Pús o chapéu de mineiro e comecei a limpeza!
Primeira fornada:



Luz ao fundo do túnel:



Já está com melhor cara!

Por enquanto a chapa parece boa, nenhuma fuga nem mal maior á vista. Mesmo assim vai levar uma limpeza mais a fundo, provavelmente um kit restom ou só uma resina do género  (alguém conhece uma alternativa mais barata?) para não voltar a oxidar.


Aos poucos, começaram as desmontagens e não resisti a experimentar de imediato o depósito:


Fica logo com outra pinta!


Agora resta-me continuar a desmontar, depois é começar a adaptação do depósito ao quadro para ficar com a posição pretendida, e em seguida o sub-quadro. Todas as opiniões /bitaites são bem vindas! Actualizações em breve! 8)
« Última modificação: Agosto 29, 2015, 02:17:37 am por sergio almeida »

JPCarvalhinho

  • Moderador
  • Ton Up
  • *****
  • Mensagens: 2059
  • João Pedro ;)
    • Iswitch.org
Re: BO - The Honda CM125
« Responder #4 em: Agosto 26, 2015, 14:50:50 pm »
Go! Go! GO! :)
In iron we rust... in revs we thurst!

ALCOENTRE

  • Racer
  • ****
  • Mensagens: 922
  • eDUCATIon
Re: BO - The Honda CM125
« Responder #5 em: Agosto 26, 2015, 15:20:42 pm »

sergio almeida

  • CR Wanabee
  • ***
  • Mensagens: 141
Re: BO - The Honda CM125
« Responder #6 em: Agosto 26, 2015, 18:15:54 pm »
 :))  Bem gostava de ter ficado pelos gramas Alcoentre, mas a coisa estava preta, ou melhor castanha  ???

sergio almeida

  • CR Wanabee
  • ***
  • Mensagens: 141
Re: BO - The Honda CM125
« Responder #7 em: Agosto 26, 2015, 20:58:25 pm »
Dilema actual:
Tenho duas torneiras de gasolina, a original da CM, e a do depósito da CB.
A primeira tem a rosca mais larga e não enrosca no depósito que vou usar, a segunda além de não estar muito funcional tem duas saídas de gasolina, enquanto que a de origem tem apenas uma. Qual será a melhor solução? arranjar a da CB e tapar uma saída? ou adaptar o encaixe no depósito e usar a original da CM? ou nenhuma das duas e comprar uma que encaixe no depósito e tenha apenas uma saída?  :-\

Gaspar

  • CR Wanabee
  • ***
  • Mensagens: 310
Re: BO - The Honda CM125
« Responder #8 em: Agosto 26, 2015, 21:41:48 pm »
Tira medidas  :)) :)) :))
Só vais precisar de uma saida, ent não deve ser dificil adaptar.
Trata o deposito por dentro
A suspensão da frente parece precisar de baixar um pouco

"A goal prorperly set, is half way reached"

sergio almeida

  • CR Wanabee
  • ***
  • Mensagens: 141
Re: BO - The Honda CM125
« Responder #9 em: Agosto 26, 2015, 22:12:46 pm »
Tira medidas  :)) :)) :))
Só vais precisar de uma saida, ent não deve ser dificil adaptar.
Trata o deposito por dentro
A suspensão da frente parece precisar de baixar um pouco


Sim, a da frente precisa de descer e a de trás precisa de subir  !zonzo :))
Quanto ao depósito, ando a ver se encontro uma solução mais em conta que o restom para acabar o tratamento.

sergio almeida

  • CR Wanabee
  • ***
  • Mensagens: 141
Re: BO - The Honda CM125
« Responder #10 em: Agosto 27, 2015, 18:47:13 pm »
Perdi algum tempo a arrumar o espaço de "trabalho", mas ela gostou, até se despiu mais um bocado  :-[


Estive também a etiquetar o esparguete da parte elétrica, e a torneira de gasolina está a ser reparada, o-rings novos e limpeza a fundo. Slow slow

FJAM

  • Descafeinado
  • **
  • Mensagens: 69
    • Projecto Honda CL
Re: BO - The Honda CM125
« Responder #11 em: Agosto 28, 2015, 14:12:11 pm »
Boas!


Deixo abaixo um video com a minha Honda CL125.


Adotei o estilo café, mas deixei também o assento estilo bobber/tracker! 2 em 1  ;)

https://www.youtube.com/watch?v=XpPuxbmlupU


Bom trabalho!

Fernando Santos

  • Ton Up
  • *****
  • Mensagens: 2588
Re: BO - The Honda CM125
« Responder #12 em: Agosto 28, 2015, 15:52:20 pm »
Adoro essa "motinha". Uso um diminutivo sem qualquer desprimor, antes pelo contrário. !thumbup
Desde a estética ao som do motor acho tudo excelente. !palmas
Be like water

ALCOENTRE

  • Racer
  • ****
  • Mensagens: 922
  • eDUCATIon
Re: BO - The Honda CM125
« Responder #13 em: Agosto 28, 2015, 17:27:24 pm »
um belo exemplo... sem dúvida!!!

cumpz

vargas

  • CR Wanabee
  • ***
  • Mensagens: 123
Re: BO - The Honda CM125
« Responder #14 em: Agosto 28, 2015, 22:58:19 pm »
excelente projecto
acho que com a mods que estas a meter vai ficar top!!!!

vou seguir...keep going please!!  !thumbup


ps. FJAM, ja agora o video da CB está FANTASTICO, como sempre!!  !palmas
« Última modificação: Agosto 28, 2015, 23:03:49 pm por vargas »

PedroDias

  • Descafeinado
  • **
  • Mensagens: 12
  • Do it yourself
Re: BO - The Honda CM125
« Responder #15 em: Agosto 29, 2015, 15:50:08 pm »
Olá boa tarde....
Parabéns pelo projecto, também tenho um em mente, mas para já tá em pausa até recuperação fisica....
Reparei que faz alterações a nivel de guarda lamas traseiro! Se não utilizar o original da moto pensa em vender?! é que tou interessado para o meu....

Obrigado

sergio almeida

  • CR Wanabee
  • ***
  • Mensagens: 141
Re: BO - The Honda CM125
« Responder #16 em: Setembro 03, 2015, 00:00:56 am »
Fjam , ja conhecia essa pequena beldade, num registo diferente do que quero, mas nicely done!  !thumbup

Thanks Vargas ! A tua sr também ficou bem á maneira ! Espero que a minha cm se venha juntar aos estes exemplos de que uma grande mota, não  tem que ser grande  !lol

PedroDias, em principio vou usar o original aparado,caso mude de ideias aviso!

vargas

  • CR Wanabee
  • ***
  • Mensagens: 123
Re: BO - The Honda CM125
« Responder #17 em: Setembro 03, 2015, 22:11:59 pm »
Thanks è isso mesmo..o que interesssa é o espirito , algum trabalhito um pouco de bom gosto e tudo se faz!

Na verdade nao precisa forçosamente de ser uma moto grande... eu ja tive alguns exemplos disso, qd estando a motita parada ao lado de grandes motos ( ducatis , cbrs 750 ate GS1200) oa donos vêm com alguma frequência querer saber q modelo original era e dar os parabens...para mim chega!!  ;)
« Última modificação: Setembro 03, 2015, 22:13:30 pm por vargas »

sergio almeida

  • CR Wanabee
  • ***
  • Mensagens: 141
Re: BO - The Honda CM125
« Responder #18 em: Setembro 17, 2015, 14:49:04 pm »
AVANÇOS:
Basicamente estudos e maquetes da coisas : Guiador novo, Depósito, frente e traseira alinhados (simulação), provavelmente não a consigo subir tanto a traseira, pois a corrente começa a encostar na escora..





A maquete do apoio traseiro para subir o depósito (Ao fundo dá para ver o varão roscado já com as mounting rubbers, que vou utilizar para reposicionar o apoio frontal do depósito)



Primeira versão que vai ter de ser refeita em chapa mais grossa.



Já que andava em maquetes, fiz também uma para o apoio do conta km:


E ainda uma maquete para o loop traseiro, devo ir buscar amanhã a peça já feita.



Venham de lá essas opiniões, que eu não percebo nada disto  !olhonegro :))
« Última modificação: Setembro 17, 2015, 15:30:35 pm por sergio almeida »

.AGOSTO.

  • CR Wanabee
  • ***
  • Mensagens: 400
Re: BO - The Honda CM125
« Responder #19 em: Setembro 17, 2015, 15:03:22 pm »
parece muito bem..  !thumbup  boa continuaçao ;)

sergio almeida

  • CR Wanabee
  • ***
  • Mensagens: 141
Re: BO - The Honda CM125
« Responder #20 em: Setembro 21, 2015, 10:03:55 am »
Obrigado .AGOSTO. , now there is no turn back!(com uma especial intervenção de mão de obra mais qualificada para o efeito 8) )  >:D


mais cortes virão e no final tudo será disfarçado.
« Última modificação: Setembro 25, 2015, 14:43:00 pm por sergio almeida »

sergio almeida

  • CR Wanabee
  • ***
  • Mensagens: 141
Re: BO - The Honda CM125
« Responder #21 em: Setembro 21, 2015, 10:42:43 am »
Com um bocado de tubo de pvc substitui os fork covers originais que tinham os apoios laterais do farol que não ia usar e muita ferrugem no interior, gosto do aspecto que lhe dá, mas não sei se é o material mais indicado, mas é mais leve que metal.
Estado actual : amortecedores de 330mm montados, bainhas descidas 5cm, posteriormente serão cortadas, maquete do loop e base do banco aplicadas, looks right to me  8)
« Última modificação: Setembro 25, 2015, 14:28:59 pm por sergio almeida »

sergio almeida

  • CR Wanabee
  • ***
  • Mensagens: 141
Re: BO - The Honda CM125
« Responder #22 em: Setembro 25, 2015, 14:32:37 pm »
Fiz um primeiro teste para o banco, acho que precisa de ser  mais curto, mas tem que dar para pendura... :-\

Fernando Santos

  • Ton Up
  • *****
  • Mensagens: 2588
Re: BO - The Honda CM125
« Responder #23 em: Setembro 25, 2015, 14:37:40 pm »
Esteticamente acho que um pouco mais curto fica melhor, para além de que a pendura fica mais próxima. :-[
Be like water

sergio almeida

  • CR Wanabee
  • ***
  • Mensagens: 141
Re: BO - The Honda CM125
« Responder #24 em: Setembro 25, 2015, 14:42:18 pm »
Esteticamente acho que um pouco mais curto fica melhor, para além de que a pendura fica mais próxima. :-[


Eh eh, essa teoria é muito boa! O pior é se tenho de tar boleia a um amigo !  :))  Nas fotos não parece mas está alinhado com o tambor da roda, mas vou experimentar mais curto, também merecia ser ligeiramente mais baixo, mas a altura foi definida pela abertura do depósito , que quero alinhado com o sub quadro, mas nada como ir experimentando até ficar no ponto  !thumbup