Em teoria e antes de os ver, sempre achei o Bullit o capacete neo-retro mais bem conseguido que tinha aparecido ultimamente, sobretudo em comparação com o Gringo. Na prática, as coisas não são bem como na teoria.
Desdenhava dos Gringo e agora que tenho um e o uso regularmente, mudei completamente de opinião. Não tenho um Bullit, mas já estive com um na mão e também mudei completamente de opinião. E tenho 6 capacetes, já tendo usado de tudo, comecei com um modular, de longe a pior e desnecessária escolha possível.
Primeiro, quer os Gringo quer os Bullit, são capacetes de passeio ou recreio, não sendo adequados para uso mais radical. Na verdade, por não terem barbela, são praticamente capacetes abertos integrais e, por isso, dispensam ventiladores. Ou seja, aliam a leveza e frescura de um aberto à proteção do rosto, conferindo uma maior área de proteção. Se pensarmos bem, a parte desprotegida por um open face é enorme.
Ora uma das maiores vantagens que eu achava no Bullit era ter ventilação, mas o Gringo tem uma ventilação natural, por ser tão aberto por baixo, na frente. Por isso, quando vi o Bullit, que também é aberto por baixo na frente, achei ridícula a entrada de ar na queixeira, com um sistema de abertura e fecho de qualidade duvidosa.Depois, também confesso que não gostei nada daquela ranhura traseira. Se agora ainda me dizes que é incómoda, mais desagradado fico. E mais ainda, quando via na ventilação uma vantagem e agora até encontro alguém disposto a eliminá-la para poder melhorar o uso.
Os interiores. Um, o do Gringo, é em "tecido", super confortável, macio e fresco, o do Bullit é em pele, mais resistente mas também mais quente. Vantagens e desvantagens, mas eu não quero um capacete quente no verão, em pele por dentro, para isso já me chega o Davida!
Campo de visão. Talvez não tenhas muita experiência de capacetes, mas comparado com um bom integral de topo, o do Gringo é magnífico e o do Bullit ainda maior, só que a queixeira deste é tão minimal que mais me parece um capacete de cross.
Talvez quando os Bullit tiverem aprovação ECE, sejam comercializados na europa em toda a sua gama, eu me volte a interessar por eles. Até esse dia, não estou convencido e acho que o Gringo cumpre perfeitamente a mesma função e com grande escolha e estilo.
Mas a maior diferença entre os dois é esta: pelo preço de um Bullit compro dois Gringos, um produto equivalente e para o mesmo público alvo.
E, pelo preço de um Bullit mais 100€, compraria um produto com "o dobro" da qualidade.