Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?
Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Notícias:
Estamos de volta!

Autor Tópico: Fábrica Motas FAMEL - Reportagem SIC Noticias (Abandonados)  (Lida 16306 vezes)

dfelix

• Ton Up
    • dfelix.net
Re: Fábrica Motas FAMEL - Reportagem SIC Noticias (Abandonados)
« Responder #25 em: Maio 13, 2014, 11:15:08 am »

uma verdadeira vergonha deixarem xegar ao ponto que chegou e, a meu ver, ...

Não vejo o que tem de vergonha...
Chegou ao que chegou porque ninguém as queria!
Selecção natural! Darwinismo aplicado ao motociclismo!

Comprar sucata por caridade porque é "nosso" é que me parece parvo...

... independentemente de ser ou nao um protótipo, é de LOUVAR alguém nao perder o amor ao que ainda podemos chamar de NOSSO e pensar em levar isso em frente.

Qualquer projecto que pretenda produzir alguma "coisa" é sempre de louvar.
Mas para ser viável, convém que se produza alguma coisa que acrescente valor!

Existe mercado para uma naked 125 de estrada DECENTE.
Quando refiro decente, não é algo para competir com as chinesas. Mas algo na linha da Duke 125, por exemplo.

Aquela proposta de XF17 parece interessante.
Se calhar uma base menos radical capaz de permitir vários "sabores" (como uma versão citadina de guiador, uma versão mais alta estilo trail/scrambler) poderia alargar o leque de oferta a partir da mesma base.
E claro, com o motor adequado e um marketing decente poderia ser uma oferta interessante.

Só que já sabemos que caso isto ande para a frente o mais provavel é levar um motor oriental com performance de bosta e o resultado ficar num price tag que a torna pouco atractivo.

axei que mostrou interesse em manter a marca, senao nem sequer a comprava suponho.

O nome FAMEL, independentemente do que se venha a fazer com ele terá sempre valor.
Nem que seja para vender merchandising. Aliás, durante anos o nome da Norton foi usado exclusivamente para isso.

"Gluten-free before they sold out fashion tattooed fingerstache mixtape. Next level coffee art party selfies. Retro pickled vinyl."

jcabrita

• Ton Up
  • If you can't race it, it ain't worth the ride
    • Portela Custom Cycles
« Responder #26 em: Maio 13, 2014, 11:25:42 am »
Se fosse só pelas t-shirts da "Famel nº 5", duvido que fizesse uma mota  :-\
Mas não estou a ver ali grande vontade de andar com aquilo para a frente... o protótipo apresentado é no mínimo amador  :o

Mas como o Félix refereiu, gostava de ver uma Famel motorizada ao estilo da Duke 125 e com mais do que uma versão até poderia ser um projecto viável  :-\
Bandit CR351
Bonneville Centennial

by PortelaCustomCycles

Johnny_1056

• Ton Up
« Responder #27 em: Maio 13, 2014, 11:27:58 am »

Não vejo o que tem de vergonha...
Chegou ao que chegou porque ninguém as queria!
Selecção natural! Darwinismo aplicado ao motociclismo!
Só mesmo tu para dares um tom científico à discussão. :))

Existe mercado para uma naked 125 de estrada DECENTE.
Quando refiro decente, não é algo para competir com as chinesas. Mas algo na linha da Duke 125, por exemplo.
Não sei se decente será a palavra mais correcta a usar em relação à Duke 125... :-\
Não te esqueças que é feita na Índia e a qualidade não é bem a mesma dos produtos austríacos...
É, no entanto, esteticamente mais apelativa e tem uma marca mais reconhecida.

Aquela proposta de XF17 parece interessante.
Se calhar uma base menos radical capaz de permitir vários "sabores" (como uma versão citadina de guiador, uma versão mais alta estilo trail/scrambler) poderia alargar o leque de oferta a partir da mesma base.
E claro, com o motor adequado e um marketing decente poderia ser uma oferta interessante.
Não serão aspirações demasiado altas?? :-\  Já me dava por contente com um Minarelli.
De qualquer forma, terá sempre que ser uma moto dirigida ao mercado das "125 com carta de automóvel".
Johnny's back to basic! Old bikes aren't dead!

jcabrita

• Ton Up
    • Portela Custom Cycles
« Responder #28 em: Maio 13, 2014, 11:30:06 am »
Não serão aspirações demasiado altas?? :-\  Já me dava por contente com um Minarelli.
De qualquer forma, terá sempre que ser uma moto dirigida ao mercado das "125 com carta de automóvel".

Com uma versão R, mais espigadota  ;D
Bandit CR351
Bonneville Centennial

by PortelaCustomCycles

Johnny_1056

• Ton Up
« Responder #29 em: Maio 13, 2014, 11:51:46 am »

Com uma versão R, mais espigadota  ;D

Boas;
O problema é que essas versões "espigadotas" custam sempre uma pipa de massa. Talvez seja um objectivo inicial demasiado ambicioso. o que não quer dizer que não gostasse de um dia mais tarde ver uma FAMEL raçuda. 8)

Olha para a AJP conseguiu o seu lugar, principalmente no estrangeiro, com motos mais simples de conduzir e manter, consequentemente mais baratas; se tentasse desafiar as potências europeias e japonesas já instaladas arriscava-se a perder e hipotecar a sua sobrevivência. Isto não significa que não gostasse de ver uma AJP ao nível duma TM, SHERCO, Gas Gas, etc.

FredV

• Ton Up
  • Outstanding, this engine works like a swiss watch!
« Responder #30 em: Maio 13, 2014, 11:57:36 am »
(A imagem é roubada do background do site, ainda nao encontrei melhor)

eh pah, mas ninguém me pode dizer onde foi buscar esta coisa?? :-\
1992 SUZUKI GS 500 E...twincil / carburetors rules...

RSantos

• CR Wanabee
« Responder #31 em: Maio 13, 2014, 15:09:53 pm »
Deu-me vontade de rir e de expressar fúria ao mesmo tempo :-X :-X :-X ...quando vi o "protótipo"...

Que coisa rídícula que o rapaz apresentou... !thumbdown !thumbdown !thumbdown !thumbdown !thumbdown

JPCarvalhinho

• Moderador
  • Ton Up
  • João Pedro ;)
    • Iswitch.org
« Responder #32 em: Maio 13, 2014, 15:59:47 pm »

eh pah, mas ninguém me pode dizer onde foi buscar esta coisa?? :-\

http://www.famel.pt/images/1.jpg

famel.pt
In iron we rust... in revs we thurst!

dfelix

• Ton Up
    • dfelix.net
« Responder #33 em: Maio 13, 2014, 16:12:46 pm »

Não sei se decente será a palavra mais correcta a usar em relação à Duke 125...
Não te esqueças que é feita na Índia e a qualidade não é bem a mesma dos produtos austríacos...

Sabias que um dos problemas mais recorrentes no LC8 é a bomba de àgua avariar por causa de limalhas que não são retiradas durante processo de montagem?  ;D
Se é montado na Austria ou na Índia é relativo...

A realidade é que a Duke 125 na minha honesta opinião é a 125 com construção mais robusta e mais bem equipada que já vi nos últimos tempos.
Quanto à fiabilidade, desconheço.

Não serão aspirações demasiado altas??  Já me dava por contente com um Minarelli.

Estamos a atirar para o ar...
E sinceramente não sei ao certo até que ponto o Minarelli será mais barato que o Rotax.

Para a Yamaha é, mas faz sentido pois pertence ao mesmo grupo.

Ambos estão no limite dos 15cv.

eh pah, mas ninguém me pode dizer onde foi buscar esta coisa??

Que coisa rídícula que o rapaz apresentou...

Acho que até sou um gajo bastante crítico e exigente... e acho que está muito boa!
 :-X

Entretanto aclarei a imagem no photoshop...

Aliás, acho que esta moto tem mais de "café racer" que muitas nulidades que são veneradas neste Fórum...

« Última modificação: Maio 13, 2014, 16:20:20 pm por dfelix »
"Gluten-free before they sold out fashion tattooed fingerstache mixtape. Next level coffee art party selfies. Retro pickled vinyl."

jcabrita

• Ton Up
    • Portela Custom Cycles
« Responder #34 em: Maio 13, 2014, 16:28:21 pm »
Ao ver esse filtro de ar brutalmente grande, lembrei-me de um projecto de marca inglesa que apareceu há uns anos, também tinam uns 3 ou 4 modelos, todos assentes na mesma base, com motorização da XT 600... MAC Motorcycles
Bandit CR351
Bonneville Centennial

by PortelaCustomCycles

rocker_n_roller

• Ton Up
« Responder #35 em: Maio 13, 2014, 16:32:26 pm »

Altamente
The best place to watch a race
is in my rearview mirror surface

Thunderbird

• Ton Up
« Responder #36 em: Maio 13, 2014, 16:32:37 pm »
Há cenas que não percebo! !censurado

Pode ser que o gajo da "XF" faça uns acabamentos giros e da moda e uma pintura racer e toda a gente fique entusiasmada! >:D

A referência ao Darwinismo que o Félix fez, tem toda a lógica!
As marcas nacionais acomodaram-se. Estavam a viver à sombra da bananeira! As motas japonesas entraram no mercado e as nacionais tornaram-se obsoletas nesse instante!
Amigos, eu vivi essa "maluqueira". Sabem o que é termos de receber Yamaha´s DT´s e RZ´s à noite, porque se fossem descarregadas durante o dia era uma maluqueira? Sabem o que é ter 40 motas escondidas e estarem todas vendidas e haver uma lista de espera de mais 40??? Isto era como pão quente! Vendiam-se motas às centenas por mês!

Sim, hoje em dia, é giro dizer que se tem uma Famel ou uma Sachs! Mas há uns anos atrás havia quem as estacionasse a uns metros valentes do destino e fizesse o resto do caminho a pé!
Sim, hoje em dia é moda conduzir uma mota nacional para se ir ao café, ao pão ou fazer uma passeio...agora, andem com elas diariamente...

As japonesas vieram trazer qualidade de construção, fiabilidade e acima de tudo, conforto!
Quando as marcas nacionais tentaram modernizar-se, já era tarde demais. E depois, a mama acabou...se eu tenho pena? Tenho! E por isso, guardo algumas para mim e para o meu filhote um dia poder saber que no país onde ele nasceu, noutros tempos, faziam-se motas! Se as acho o melhor do mundo? Nem por sombras!

Dêem lá o mérito ao gajo! O rapaz está a fazer aquilo que muitos de nós fazem por cá. Como alguém disse, se a mota fosse de alguém da casa era "glorificada"!

Abraço.

Rectitude, Courage, Benevolence, Respect, Trust, Honour and Loyalty

Thunderbird

• Ton Up
« Responder #37 em: Maio 13, 2014, 16:33:29 pm »
Aliás, acho que esta moto tem mais de "café racer" que muitas nulidades que são veneradas neste Fórum...

!palmas !palmas !palmas !palmas !palmas !palmas !palmas !palmas !palmas !palmas !palmas !palmas !palmas !palmas !palmas !palmas
Abraço
Rectitude, Courage, Benevolence, Respect, Trust, Honour and Loyalty

FredV

• Ton Up
« Responder #38 em: Maio 13, 2014, 16:36:48 pm »
 !olhonegro  Mas ca ganda cena, continuo sem saber de onde apareceu este bólide...  >:(

jcabrita

• Ton Up
    • Portela Custom Cycles
« Responder #39 em: Maio 13, 2014, 16:48:16 pm »
!olhonegro  Mas ca ganda cena, continuo sem saber de onde apareceu este bólide...  >:(

Está ali atrás: Famel.pt
Bandit CR351
Bonneville Centennial

by PortelaCustomCycles

rocker_n_roller

• Ton Up
« Responder #40 em: Maio 13, 2014, 16:50:33 pm »

a propósito de motas nacionais:

Por volta de '92 abri um restaurante com entregas ao domicílio e, para desenvolver a economia portuguesa, decidimos comprar motas nacionais.

Contactámos a Casal.  O Vendedor veio da fábrica falar connosco (estavamos e Sto. António dos Cavaleiros), foi simpático, super prestável e cheio de entusiasmo.

Comecei por comprar duas Casals Boss para as entregas, fabrico especial, com selim monolugar e caixa em fibra de vidro.

Os putos das entregas tinham de ir com ela TODOS OS DIAS à oficina, a Loures. NUNCA estavam afinadas.

Tenho pena de as ter vendido juntamente com o restaurante  :-[

FredV

• Ton Up
« Responder #41 em: Maio 13, 2014, 16:50:45 pm »
wtf??eu so posso mesmo andar a dormir... !olhonegro

jcabrita

• Ton Up
    • Portela Custom Cycles
« Responder #42 em: Maio 13, 2014, 16:54:16 pm »

Os putos das entregas tinham de ir com ela TODOS OS DIAS à oficina, a Loures. NUNCA estavam afinadas.

Isso era porque os putos andavam sempre "no aço" e a sacar cavalos para as miúdas  :)) :)) :)) :))
Bandit CR351
Bonneville Centennial

by PortelaCustomCycles

rocker_n_roller

• Ton Up
« Responder #43 em: Maio 13, 2014, 16:56:13 pm »

Isso era porque os putos andavam sempre "no aço" e a sacar cavalos para as miúdas  :)) :)) :)) :))

Também não deixa de ser verdade.

I iam fazer as entregas pelos caminhos de terra.  >:(

Johnny_1056

• Ton Up
« Responder #44 em: Maio 13, 2014, 16:59:25 pm »

Sabias que um dos problemas mais recorrentes no LC8 é a bomba de àgua avariar por causa de limalhas que não são retiradas durante processo de montagem?  ;D
Se é montado na Austria ou na Índia é relativo...
O meu chefe tem uma 990 Adventure e ainda há pouco tempo andou à cabeçada com isso.
Esse foi o argumento usado no princípio ainda com as 950, a questão é que o problema se mantém ao longo da vida da moto.
É mesmo um problema de concepção da bomba, o veio anda solto, preso por um freio, apoiado apenas pelo vedante, o conjunto oscila, vibra e vai ficando "marcado" até que acaba por ceder e depois é só "café com leite" por todo o lado e aparece o típico chocalhar de distribuição por falta de óleo nos tensores da corrente.
Um mecânico amigo já me disse que se tivesse uma,  mudava o veio e o vedante quase todas as vezes que mudava o óleo.

A realidade é que a Duke 125 na minha honesta opinião é a 125 com construção mais robusta e mais bem equipada que já vi nos últimos tempos.
Quanto à fiabilidade, desconheço.
Assim que começas a tirar os plásticos e a desapertar parafusos, vais mudando de opinião. Acredita! ;)

Estamos a atirar para o ar...
E sinceramente não sei ao certo até que ponto o Minarelli será mais barato que o Rotax.
...

E de que maneira!! Aposto que a grande maioria pensa em "clones chineses" de qualquer coisa.

Acho que até sou um gajo bastante crítico e exigente... e acho que está muito boa!
 :-X

Está bastante "apetecível".
Já dava vontade de organizar um troféu!!! >:D

FredV

• Ton Up
« Responder #45 em: Maio 13, 2014, 17:03:11 pm »
Parece que nesta Neo-XF 17 se limitaram a mudar o deposito duma Duke 125 e "encavaram-lhe" o duma motorizada, o que não deixa de estar bem "enjórcada" a ideia, calma...ta bem bonita a moto, se tiverem preços atractivos, quem sabe isto não pega...  :-\
« Última modificação: Maio 13, 2014, 17:09:27 pm por Fred Vaz »

dfelix

• Ton Up
    • dfelix.net
« Responder #46 em: Maio 13, 2014, 20:45:35 pm »
Assim que começas a tirar os plásticos e a desapertar parafusos, vais mudando de opinião. Acredita!

Tou a ver que há mais Dukes 125 na Guarda que por aqui!
 :))

Parece que nesta Neo-XF 17 se limitaram a mudar o deposito duma Duke 125 e "encavaram-lhe" o duma motorizada,...

Só porque ambas são treliça?  !zonzo

Pedro Sucatas4

• CR Wanabee
« Responder #47 em: Maio 13, 2014, 22:13:06 pm »
Axo que esse estigma de deixar a mota a metros do cafe so se aplica a quem se deixa afectar. ate á data, o que vejo é pessoal interessado e sei bem que a minha nao esta como devia estar.

Pois lá esta trakanas é como eles dizem e com razao,agora há pessoal interessado em vê.la porque há poucas e de certa forma agora são engraçadas,mas imagina há 20 anos atrás quando já não eram novidade e eram consideradas trambolhos ao lado das japonesas,quem as tinham era alvo de gozo,porque eram motas de velhos e de travincas da aldeia etc...

FredV

• Ton Up
« Responder #48 em: Maio 14, 2014, 14:35:09 pm »

Só porque ambas são treliça?  !zonzo

Penso que em termos da concepção do quadro há algumas semelhanças, a estrutura tubular e a concepção de ambos têm algumas similitudes.

Cabecinhas

• CR Wanabee
« Responder #49 em: Maio 14, 2014, 22:59:13 pm »
A Duke125 tem pormenores de qualidade mas outros é pior que certas marcas chinesas, já o pude comprovar por perto! Fiquei incrédulo com a quantidade de ferrugem que certos parafusos e zonas apresentavam com ano e meio de uso.  !olhonegro

SMF spam blocked by CleanTalk