Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?
Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Notícias:
Estamos de volta!

Autor Tópico: Tertúlia dos Bigodes!  (Lida 1528 vezes)

Black Toffee

• Ton Up
Tertúlia dos Bigodes!
« em: Março 11, 2014, 08:14:22 am »

(NOTA: tópico separado de... Bullshit Hipster Bike Videos - Idiots with expensive cameras )

Em Lisboa, para quem quer aprender a fazer a barba à antiga!  >:D ;D

« Última modificação: Março 12, 2014, 03:00:58 am por dfelix »
"True men are trustworthy, loyal, helpful, friendly, courteous, kind, cheerful, thrifty, brave, clean and reverent."

Johnny_1056

• Ton Up
Re: Tertúlia dos Bigodes!
« Responder #1 em: Março 11, 2014, 10:12:37 am »
Boas;
É surpreendente a ironia da coisa... :-X
Antigamente havia imensos barbeiros. Estes foram dizimados quase até à extinção pelos salões de cabeleireiros, salões uni-sexo e outras modernices afins. Passada esta fase, é exactamente na cidade dita "mais cosmopolita" (termo pelo qual tenho uma azia especial) que surgem este tipo de manifestações culturais, eventos ou o que lhe queiram chamar.
Johnny's back to basic! Old bikes aren't dead!

jcabrita

• Ton Up
  • If you can't race it, it ain't worth the ride
    • Portela Custom Cycles
« Responder #2 em: Março 11, 2014, 10:18:34 am »
É a cena Vintage  ;D
As barbearias nos anos 90 eram só velhas  ;)
Bandit CR351
Bonneville Centennial

by PortelaCustomCycles

rocker_n_roller

• Ton Up
« Responder #3 em: Março 11, 2014, 10:23:23 am »
The best place to watch a race
is in my rearview mirror surface

Johnny_1056

• Ton Up
« Responder #4 em: Março 11, 2014, 10:44:15 am »
Boas;
Não consigo deixar de achar tudo isto um tanto ou quanto "estranho"... :-\
Talvez porque continuo habituado a recorrer aos serviços do verdadeiro barbeiro na sua tradicional barbearia. Aquele verdadeiro feudo masculino, onde as senhoras podem entrar, nunca serão mal-tratadas mas nunca se sentirão no seu "ambiente".

Thruxtonic

• Ton Up
  • Lean. Hit the Apex. Accelerate. Stay on the bike!
    • Art&Moto
« Responder #5 em: Março 11, 2014, 10:54:29 am »
Boas;
É surpreendente a ironia da coisa... :-X
Antigamente havia imensos barbeiros. Estes foram dizimados quase até à extinção pelos salões de cabeleireiros, salões uni-sexo e outras modernices afins. Passada esta fase, é exactamente na cidade dita "mais cosmopolita" (termo pelo qual tenho uma azia especial) que surgem este tipo de manifestações culturais, eventos ou o que lhe queiram chamar.
Bem dito J.  !palmas Um "invento" vergonhoso para humilhar uma profissão e uma actividade social bairrista que existe por si mesma[size=78%]. [/size] !censurado

Boas;
Não consigo deixar de achar tudo isto um tanto ou quanto "estranho"... :-\
Talvez porque continuo habituado a recorrer aos serviços do verdadeiro barbeiro na sua tradicional barbearia. Aquele verdadeiro feudo masculino, onde as senhoras podem entrar, nunca serão mal-tratadas mas nunca se sentirão no seu "ambiente".

Sortudo! Mais uma vez, aplaudo as ruas palavras.  !palmas
Triumph Thruxton 900 (2004) Mk351

Johnny_1056

• Ton Up
« Responder #6 em: Março 11, 2014, 11:38:43 am »
Boas;
Thruxtonic, além do serviço de qualidade em que o barbeiro sabe exactamente o que o cliente pretende porque é apenas mais uma das imensas vezes em que se senta naquela cadeira; é exactamente essa actividade social bairrista que faz de tudo isto uma experiência memorável. Encontra-se sempre alguém que se conhece, partilham-se assuntos e temas de conversa, se aparece alguém de fora que aparentemente caiu ali de para-quedas depressa se chega à conclusão que veio por intermédio de alguém que se conhece, desenrascam-se problemas, misturam-se gerações, etc.

Vê lá que já cheguei a sentar-me na cadeira, sair de lá e só no fim me lembrar que no meio de tanta conversa nem sequer foi preciso dizer como queria o corte. 8)

JPCarvalhinho

• Moderador
  • Ton Up
  • João Pedro ;)
    • Iswitch.org
« Responder #7 em: Março 11, 2014, 12:22:49 pm »
Eu costumava ir sempre ao mesmo barbeiro em Moscavide até aos meus 30 anos... além de mais barato, este já me conhecia... depois passou as redeas ao filho, e... deixou de ser a mesma coisa...
Além disso, o cabeleireiro onde passei a ir inclui uma lavagem/massagem da cabeça feita por uma brasileira... e é sem dúvida aquilo de mais excitante que as mãos de uma brasileira  me fizeram... pelo menos que tenha incluído pagamento no fim.  :)
« Última modificação: Março 11, 2014, 12:24:36 pm por JPCarvalhinho »
In iron we rust... in revs we thurst!

rocker_n_roller

• Ton Up
« Responder #8 em: Março 11, 2014, 12:24:31 pm »
Este tema (cafeinação pilosa) já merece uma secção dedicada no fórum.  :-[
« Última modificação: Março 11, 2014, 12:27:24 pm por rocker_n_roller »
The best place to watch a race
is in my rearview mirror surface

Thruxtonic

• Ton Up
    • Art&Moto
« Responder #9 em: Março 11, 2014, 12:45:57 pm »
Eu costumava ir sempre ao mesmo barbeiro em Moscavide até aos meus 30 anos... além de mais barato, este já me conhecia... depois passou as redeas ao filho, e... deixou de ser a mesma coisa...
Além disso, o cabeleireiro onde passei a ir inclui uma lavagem/massagem da cabeça feita por uma brasileira... e é sem dúvida aquilo de mais excitante que as mãos de uma brasileira  me fizeram... pelo menos que tenha incluído pagamento no fim.  :)

Não se muda de dentista nem de barbeiro! Aqui na rua havia um velhote, sempre com espera, que quando se reformou foi para lá um novato modernaço. Fechou em menos de um ano.

Os barbeiros são psicólogos empíricos e recicladores de anedotas, além de comentadores generalistas. A primeira vez que lá fui, começou-me a falar de tauromaquia, a ver se pegava. Eu, que durante uma época da minha vida, privei bastante no meio, lá me aguentei à conversa. Na vez seguinte, o homem começa-me a falar de uma coisa chamada pauloportas. Eu disse-lhe que não estava ali para ouvir falar de misérias. Eis que ele exclama "Ah, já me lembro, o senhor é dos toiros!" e pediu-me desculpa, como que por não me ter "rotulado à primeira". Durante mais de 10 anos ouvi o homem a arengar-me sobre o Pedrito de Portugal, o seu ídolo.
É que um bom barbeiro não corta só o cabelo e não é obrigatoriamente homossexual.

Compreendo-te JP, eu também prefiro ucranianas.  :))

Black Toffee

• Ton Up
« Responder #10 em: Março 11, 2014, 19:00:39 pm »
Juro que não entendo essa vossa aversão a este evento.  :-X
Não deveria haver lugar no mundo para a maledicência gratuita.
Será que sabem mesmo do que se trata este "invento"?  >:( Será que se preocuparam em saber?

O Sr. Júlio conheço-o desde a minha infância. Sou amigo da família. Os filhos do Sr. Júlio, brinquei muito com eles.
A barbearia dele, que já vem de família, continua no mesmo local de sempre, no Largo do Intendente.
Teve tempos áureos. Nos tempos do Intendente Pina Manique. O Largo do Intendente era chique no tempo dos bigodes!

Nos últimos 30 anos, o negócio passou por uma fase muito complicada, principalmente depois do Intendente se ter tornado um antro de prostituição e, mais tarde (após o colapso do Casal Ventoso), de droga.
Sabe-se lá como o Sr. Júlio conseguiu manter a barbearia aberta.  :(

Hoje em dia a zona está a ser revitalizada. Existem várias pessoas a dinamizar a área. Neste momento ninguém ainda está a tirar grande partido disso. É um projeto difícil. Moroso. Mas conheço as pessoas. Conheço o empenho e o genuíno interesse.
Há muitos negócios que se estão a perder por lá. Outros vêm mas mais irão.

Espero, por tudo e mais alguma coisa, que o Sr. Júlio consiga lá ficar por muitos e bons anos.
É de aplaudir este tipo de iniciativas, que visam dinamizar negócios locais e bairristas, que se tendem a perder.

Acho sinceramente (quero acreditar piamente) que os vossos comentários se devem a pura ignorância.  >:D
E sim, hoje estou possesso e sem grande poder de encaixe.  :))

"True men are trustworthy, loyal, helpful, friendly, courteous, kind, cheerful, thrifty, brave, clean and reverent."

Thruxtonic

• Ton Up
    • Art&Moto
« Responder #11 em: Março 11, 2014, 22:16:18 pm »
Pois eu acho que o sr. Júlio não precisa de parasitas para o seu negócio. Fariam melhor em pegar no guito e dar ao sr. Júlio, em vez de torrar entre amiguinhos e aproveitarem para se promover.
Estão lá todos, o orçamento participativo, o ilustrados, a câmara do costa, a residência...
Não deveria haver lugar no mundo para o proxenetismo político!
E não é o facto de conheceres o sr. Júlio desde a tua infância que muda alguma coisa. Pelo contrário, o sr. Júlio não merece certamente este tipo de homenagem, merece a homenagem de tipos como tu.
Como a cidade está na decadência completa, agora arranjam assim uns emblemazinhos para usar na lapela. O sr. Júlio faz parte do pack de propaganda, enquanto a Colina de Santana e os respetivos hospitais está condenada à gentrificação (vão ver ao dicionário), isto, para não falar na Expo.
As zonas revitalizam-se pelo tecido social ou pelo investimento, não é com palmadinhas nas costas dos srs. Julios. Longa vida ao sr. Júlio!

Black Toffee

• Ton Up
« Responder #12 em: Março 11, 2014, 22:47:57 pm »
Não me venham com tretas nem com purismos.
Sem orçamento participativo não havia investimento para a zona. Morria simplesmente.
O Costa é parte intrínseca da vida da cidade. Difícil (senão impossível) arranjar apoios sem a CML envolvida.
Sobre a Largo Residências, desconheces a história e a missão, de outra forma não te atreverias a menosprezar ou colocar em causa interesses maléficos. Aqui podes ver um Pequeno sumário da história.
A SOU definhou muito caminho, batalhou muito pelo interesse genuíno e quase sem proveito da zona do Intendente. Ainda não estão a recolher os frutos, mas espero que o venham a curto prazo, pelo futuro do Intendente e pelo das pessoas que lá vivem, e que passaram as tormentas durante muitos anos. Merecem colher os frutos, e muito, estas pessoas. Pelo que fizeram e pelo que estão a fazer.

Nem parece teu. Se não houvesse o interesse de se promoverem como se fariam eventos, espetáculos, etc etc em qualquer local deste nosso mundo?
Chamar esta gente de parasitas é insulto. É desconhecimento total.

Johnny_1056

• Ton Up
« Responder #13 em: Março 12, 2014, 01:25:57 am »
Boas;
Ignorância? Talvez...
Cepticismo? Muito!
Porquê? Porque estou farto de ver eventos deste tipo pejados de parasitas (como o Thruxtonic refere) que ainda por cima têm responsabilidades no estado de degradação e extinção a que chegaram determinados marcos sociais e culturais do nosso quotidiano, entre outros.
Houve certamente épocas em que o negócio definhou, para contrariar isso e apoiar o senhor da barbearia, bastava apenas manter a zona limpa de certas coisas.

Thruxtonic

• Ton Up
    • Art&Moto
« Responder #14 em: Março 12, 2014, 01:58:10 am »
A zona está morta. Deixaram-na morrer para depois fazer umas obras, meter guito ao bolso e chamar reabilitação. É o ciclo do costume para os vampiros do costume.  >:(
O Johnny já explicou, bastava manter a zona limpa de certas coisas, mas isso não lhes convinha, o que lhes convém é destruir para depois fazerem as suas negociatas. Agora usam o Schumpeter para justificar esses crimes como "destruição criativa", desvirtuando o próprio conceito.
O pequeno sumário que recomendas é deprimente, querem tudo e fazem tudo, com muitos artistas, assim muita, sabes, promover muitas coisas e ter assim ideias e bike pop, com tudo e muitas investigações e tal. Pá, umas coisas assim tudo junto, pá, pra resolver problemas, não é?
Ler aquilo, envergonha, são estudantes de liceu mal preparados que se lembraram duma coisa gira, assim para substituir o trabalho. É deprimente de ler:
"A ideia central deste projecto é alimentar um edifício onde se vive em permanente criação, tanto para aqueles que estão de passagem num registo mais descomprometido, como para aqueles que estão em plena permanência e residência (turistas e artistas)."
Nestas cabecinhas, o mundo devia resumir-se a turistas e artistas. E segue-se ainda pior, pelo texto abaixo!
Prefiro okupas! Ao menos sabem ao que andam e o que querem!
Agora, os poderes públicos, estão a deixar abater outras zonas da cidade para depois irem lá fazer as suas negociatazitas com justificação política e "projetos".
Esse tal de "político" que citas é cúmplice, ou mesmo um dos chefes, do regime criminoso que arrastou o país para a imundície da vida publica em que se encontra. Esse é responsável, é um problema insanável, não é uma solução para nada.
E o sr. Júlio não pode ser tratado como o lince da Malcata! Só precisa que o deixem trabalhar como sempre fez.
E vêm-me agora com cartazes larilas, "Experiências de Lugar" e tertúlias de bigode??? O que é essa  !censurado  de "experiências de lugar"??? Tertúlias de bigode??? WTF? Deixem as pessoas em paz e metam o paternalismo pós-moderninho num sítio que eu cá sei!  !censurado

dfelix

• Ton Up
    • dfelix.net
« Responder #15 em: Março 12, 2014, 02:59:08 am »
Será que sabem mesmo do que se trata este "invento"?  >:( Será que se preocuparam em saber?

Não sei, mas o Intendente está completamente reformulado numa orientação hipster-chique!
Nada contra! Tenho lá passado regularmente, e há locais onde tenho me divertido imenso.
Está melhor do que aquele que sempre conheci.

Por outro lado, acho que estão ali a varrer um pouco o lixo para baixo do tapete.
Não faço a mínima ideia quem seja o sr Júlio.
Mas comigo não se safa. A máquina que comprei por 7,5 EUR na loja dos chinês ainda vai servindo...
 ;D

"Gluten-free before they sold out fashion tattooed fingerstache mixtape. Next level coffee art party selfies. Retro pickled vinyl."

Black Toffee

• Ton Up
« Responder #16 em: Março 12, 2014, 07:24:43 am »
Segundo vocês entidades, pessoas ou empresas que tenham responsabilidades na degradação de um espaço não podem tentar revitalizá-lo. Serão logo apelidados de alguma coisa de teor negativo.
Errado.

Da mesma forma que um ex-fumador não tem moral para dizer a outro humano que fumar faz mal.  ;D

Não sei, mas o Intendente está completamente reformulado numa orientação hipster-chique!

Verdade. E assim vai continuar. É o posicionamento atual.
Mas a SOU já faz aulas de bailado/dança no bairro e no degradado Sport Clube Intendente (clube que representei em Andebol e Futebol 5) à vários anos. Nessa altura o Largo do Intendente ainda não era catalogado de hipster.

Quando, em anos áureos, o Largo do Intendente era zona chique (not the actual hipster but other something), onde houve concursos de bigodes e "passeios da fama", os mais velhos dizem que as pessoas também criticavam a frequência.
Não sei se lhes chamavam os benzocas, novos ricos ou pseudo ricalhaços. Mas era em certa parte feira das vaidades.
Hoje, quem o frequenta, sabe que não é bem assim.

No Largo, as crianças da zona (as minhas também) brincam à bola, andam de bicicleta, de skate, etc. Outro dia andava um a "conduzir" um pneu.
Lembrei-me de mim e as lágrimas vieram-me aos olhos.  :-[

Fariam melhor em pegar no guito e dar ao sr. Júlio, em vez de torrar entre amiguinhos e aproveitarem para se promover.

É esta a solução ?  !zonzo !thumbdown

Esse tal de "político" que citas

Foste tu que o citaste.

Continuo a afirmar, a maledicência é por desconhecimento ou por vontade.
"Eles não sabem nem sonham"

Estou a ver por aqui muito ressentimento. Muito cepticismo.
Não se tornem em velhos do Restelo.  >:D
Gosto muito de vocês para vos ver assim...  :))
« Última modificação: Março 12, 2014, 08:21:04 am por J.César »

Manta

• Ton Up
« Responder #17 em: Março 12, 2014, 10:53:31 am »
Estou a ver por aqui muito ressentimento. Muito cepticismo.
Não se tornem em velhos do Restelo.  >:D

Atenção!!!!

Continuem lá a vossa trocas de argumentos mas não metas o Restelo ao barulho, tá?
It's not the motorcycle, it's the attitude!

dfelix

• Ton Up
    • dfelix.net
« Responder #18 em: Março 12, 2014, 11:06:48 am »

Mas a SOU já faz aulas de bailado/dança no bairro e no degradado Sport Clube Intendente...

Ao ler a frase, o "SOU" fez-me parecer que praticavas bailado...
Depois li novamente e lá me consegui abstrair duma tenebrosa imagem tua em pontas com tutu, que me veio à cabeça por breves instantes!
 !zonzo
"Gluten-free before they sold out fashion tattooed fingerstache mixtape. Next level coffee art party selfies. Retro pickled vinyl."

JPCarvalhinho

• Moderador
  • Ton Up
  • João Pedro ;)
    • Iswitch.org
« Responder #19 em: Março 12, 2014, 11:46:42 am »
Mixed feelings...

Acho que o Thrux está certo mas nem tanto... a decadência do Intendente é muito anterior a participação do sr político mencionado, logo insinuar que isto faz parte de uma jogada de aproveitamento próprio e esgalhada desde o princípio acho excessivo...

É verdade que há zonas que fruto de uma intervenção camarária "re-valorizam-se" comercialmente de forma mais rápida do que o normal beneficiando quem adquiriu terrenos/imóveis nelas implantados... e muitas vezes, fruto de um orçamento limitado implicando um "desapoio" de outras áreas.
Mas a camara é a única instituição que tem a capacidade de promover este tipo de iniciativa. Não se pode esperar que sejam os habitantes locais a efectuar este tipo de movimento, até por causa da coordenação e operacionalização das cenas. Eu moro num prédio com 24 casas e sabe Deus o que se passa naquelas reuniões de condomínio... quanto mais quando envolve centenas de pessoas, que teriam que interagir à mesma com a camara já que há sempre necessidade de licenças e afins.

Quanto a casa das artes local... Sei que são espaços que muita falta fazem aos habitantes locais, até para como o JCésar diz e bem, dar companhia e uma guiding light às crianças locais, numa área onde faltam luzes e onde a negridão impera(va)... tal como as casas do povo nas aldeias, as bandas filarmónicas que sobrevivem com ajudas do estado, todas têm um papel na educação das crianças que é muito subvalorizado hoje em dia, especialmente a nós que não temos/tivemos necessidade deste tipo de local.

Quanto ao evento em si, eu até acho piada... não gosto muito de personalizar a cena no sr. Julio... ele não tem culpa de ser hipster (apesar de apenas usar flanela para aquecer as laminas de barbear), mas se ele anuiu em passar um tempo na galhofa, e se ganhar alguns clientes no processo... I am ok with it. Não tenho visto muita divulgação do evento (só mesmo aqui) por isso se for algo intimista e para os vizinhos/moradores do bairro... até acho bem.

In iron we rust... in revs we thurst!

Johnny_1056

• Ton Up
« Responder #20 em: Março 12, 2014, 12:05:42 pm »
Boas;
Não serei certamente a pessoa mais indicada para falar sobre Lisboa, vivo longe e raramente lá vou. Passei por lá há pouco tempo e à pressa, por motivos profissionais. Tentei lembrar-me da última vez que lá tinha estado, cheguei à conclusão que tinha sido em 2008!
No fim de lá ter vivido durante dois anos criei uma certa aversão à cidade e a imagem que ficou marcada não é lá muito simpática... Fica na memória uma cidade decrépita, suja, degradada, confusa, com reminiscências (algumas demasiado superficiais e "faz-de-conta) de diversos pontos do país e onde ainda por cima levei uma vida deplorável e pouco divertida, sem tempo para nada, nem sequer para coisas que estavam a acontecer ali ao lado.

Obviamente que Lisboa não se resume ao que escrevi acima, tem também imensas coisas boas, mas para as quais não faz suscitar grande interesse a quem é de fora. E isso é visível no "ar de obrigação" da maioria das pessoas com que nos cruzamos. É uma cidade onde muitos gostam de ir, mas poucos fazem questão de querer ficar...

Eventos como este da Revitalização da Barbearia e respectiva envolvência, chegam a criar-me alguma perplexidade porque me parece mais uma manobra "faz-de-conta" enquanto tal representa a realidade quotidiana sem filtros de imensos lugares deste país e que muitas vezes foi menosprezada e achincalhada... :-\

SMF spam blocked by CleanTalk