Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?
Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Notícias:
Estamos de volta!

Autor Tópico: Streetfighters - Desportivas desprovidas de carenagem  (Lida 7085 vezes)

Black Toffee

• Ton Up
Streetfighters - Desportivas desprovidas de carenagem
« em: Setembro 28, 2013, 23:40:36 pm »
Uma Streetfighter, por definição, pode-se dizer que é uma mota desportiva costumizada.
A remoção da carenagem como principal ponto, mas também algumas outras alterações na mota (ex. guiadores altos estilo motocross, escapes curtos, etc.) são efetuadas para lhe dar uma ar mais agressivo. Um ar Badass.

As raízes das motas desportivas vem da cultura Café Racer, e a origem das Streetfighters vem dessas motas desportivas, nascidas no país do sol nascente em fins dos anos 70.

Tal como várias marcas têm-se colado a determinadas tendências (ex. lançamento de motas que se dizem CRs de fábrica.. :o ) também o mesmo aconteceu com as Streetfighter, com a Triumph a lançar a primeira de fábrica, a Speed Triple em 94.

Embora muitas Streetfighters costumizadas tendem para o lado do xuning, muitas outras são trabalhos extraordinários ou bastante aceitáveis na área da costumização.

Aqui segue o que acho ser um bom exemplo de uma bonita Streetfighter, embora não seja desportiva de origem (é derivada de uma Triumph Bonneville  :-[ ).

904cc Custom Triumph Bonneville Streetfighter with Zard 2 into 1 Cross Exhaust, by Mr Jones

"True men are trustworthy, loyal, helpful, friendly, courteous, kind, cheerful, thrifty, brave, clean and reverent."

jcabrita

• Ton Up
  • If you can't race it, it ain't worth the ride
    • Portela Custom Cycles
Re: Streetfighters - Desportivas desprovidas de carenagem
« Responder #1 em: Setembro 29, 2013, 08:25:01 am »
Não sei o que andaste a beber às 23:30... mas se há coisa que aquela Bonneville não é, é uma Streetfighter... além de estar feia até mais não.

Epá, até estou agoniado, de tão má que a mota é  :-X
Bandit CR351
Bonneville Centennial

by PortelaCustomCycles

Sprinthor

• Ton Up
« Responder #2 em: Setembro 29, 2013, 10:02:59 am »
Epahh eu ontem ainda vi o teu tópico, Greefly...mas achei que eu é que estava com sono, e fui para o sofá....estou com o cabrita...além de que acho que as Streetfighters são assim uma coisa tipo anti-cristo das caféracers e logo deviam de se manter afastadas aqui do burgo....mas porra tu começas o tópico a falar que são desportivas alteradas e depois metes logo esse exemplo?!?! ???  deixa de beber chá desse... ;D ;D
Ride nice...ride well!

Johnny_1056

• Ton Up
« Responder #3 em: Setembro 29, 2013, 18:57:07 pm »
Boas;
Vamos lá com calma...
As streetfighters já foram abordadas diversas vezes neste espaço, o Dfelix criou um tópico onde apresentou um artigo da Bike (U.K):
http://www.caferacer351.com/forum/index.php?topic=10.msg13941#msg13941

Quanto a mim, a moto apresentada é a referência, o Santo Graal como alguns referem.
Sou apreciador inveterado do conceito original, não concordando com o excesso que a "escola alemã" provocou.
Mas desconfio que poucos dos que aqui andam apreciem este tipo de moto.

Essa Triumph de streetfighter não tem nada. Aliás, acho que consegue ser nada de jeito, excepto uma boa base para trabalhar.
Johnny's back to basic! Old bikes aren't dead!

jcabrita

• Ton Up
    • Portela Custom Cycles
« Responder #4 em: Setembro 29, 2013, 19:31:29 pm »
Boas;
Vamos lá com calma...
As streetfighters já foram abordadas diversas vezes neste espaço, o Dfelix criou um tópico onde apresentou um artigo da Bike (U.K):
http://www.caferacer351.com/forum/index.php?topic=10.msg13941#msg13941

Quanto a mim, a moto apresentada é a referência, o Santo Graal como alguns referem.
Sou apreciador inveterado do conceito original, não concordando com o excesso que a "escola alemã" provocou.
Mas desconfio que poucos dos que aqui andam apreciem este tipo de moto.

Essa Triumph de streetfighter não tem nada. Aliás, acho que consegue ser nada de jeito, excepto uma boa base para trabalhar.

Epá, não há ponto do teu texto que discorde  :o

a base de uma Streetfighter é forçosamente uma desportiva que perde as carenagens, embora isso hoje esteja um bocado desvirtuado  :-\  e já se usem outras bases... Agora uma Bonnie nunca pode ser uma Streetfighter... pode ser tantas outras coisas  ;)
Bandit CR351
Bonneville Centennial

by PortelaCustomCycles

Osvaldo Coutinho

• CR Wanabee
  • it roCkS!bikes
« Responder #5 em: Setembro 29, 2013, 20:43:42 pm »
Eu diria que o mais importante está feito pelo J. César... A polémica está lançada!  >:D

(embora concorde com algumas opiniões que se seguiram)
Osvaldo Coutinho
it roCkS!bikes

Johnny_1056

• Ton Up
« Responder #6 em: Setembro 30, 2013, 15:00:24 pm »
Boas;
JCabrita, não concordo muito que uma streetfighter tenha que ser obrigatoriamente uma desportiva que perdeu material. O que se passa é que, usando como base uma desportiva, grande parte do trabalho está feito, já têm logo à partida uma boa ciclística, o que é essencial.
Para aumentar a confusão, muitos consideram a Yamaha VMax uma streetfighter. Apesar de ser um apaixonado pela moto em questão, tenho algumas reservas em relação a essa classificação... Mesmo sendo base para trabalhos deste tipo:
CRAZY MODDED YAMAHA VMAX MOTORCYCLE

jcabrita

• Ton Up
    • Portela Custom Cycles
« Responder #7 em: Setembro 30, 2013, 19:54:52 pm »
Isso é uma dragster, não é uma streetfighter.

Boas;
JCabrita, não concordo muito que uma streetfighter tenha que ser obrigatoriamente uma desportiva que perdeu material.

Isso foi o início das streetfighters, senão o que diríamos das milhentas Bandits streetfighters que por aí circulam... bem o motor é de uma desportiva  ;D
Bandit CR351
Bonneville Centennial

by PortelaCustomCycles

rocker_n_roller

• Ton Up
« Responder #8 em: Setembro 30, 2013, 20:07:48 pm »
Streetfighters é daquelas coisas que, de um modo geral, não me assiste...  :-\
The best place to watch a race
is in my rearview mirror surface

Black Toffee

• Ton Up
« Responder #9 em: Setembro 30, 2013, 23:13:35 pm »
Primeiro que tudo, quero salientar que as Streetfighter não são bem a minha onda. (Está bem, talvez goste de uma ou de outra.  !olhonegro )
Aprecio alguns trabalhos nesta vertente de motas costumizadas.

A mota que aqui coloquei, de propósito como primeiro exemplo, considero-a uma aproximação de uma neoclássica às Streetfighters. Acho-a interessante, mas não faria uma coisa daquelas.
Não é propriamente uma base, dita normal, para uma Streetfighter. Claro.
Mas também quantas motas já passaram aqui no fórum, supostamente CRs, e que não são bases ditas normais para uma Cafe Racer?

Talvez o que vos chocou aqui foi ver a base de uma Bonneville a servir para uma coisa tipo "Streetfighter".  :-\

Mas há outras...  ;D

"True men are trustworthy, loyal, helpful, friendly, courteous, kind, cheerful, thrifty, brave, clean and reverent."

Fernando Santos

• Ton Up
« Responder #10 em: Outubro 01, 2013, 10:11:38 am »
Esse motor é um colosso. ;D
Be like water

jcabrita

• Ton Up
    • Portela Custom Cycles
« Responder #11 em: Outubro 01, 2013, 10:18:59 am »
Esta não me choca nada. Um motor potente, alterações várias à ciclística e nada daquelas aberrações "costumeiras" na nova onda de streetfighters  !thumbup
Bandit CR351
Bonneville Centennial

by PortelaCustomCycles

Johnny_1056

• Ton Up
« Responder #12 em: Outubro 01, 2013, 11:40:07 am »
Boas;
As Streetfighters são as legítimas herdeiras das Cafe-Racer!!
Nos anos 90, finalmente, há motos performantes "à pazada" e consequentemente muitas delas são escavacadas logo nos primeiros tempos, o que resulta numa abundância de matéria prima de qualidade, como nunca tinha havido até então. Acaba por ser lógico que as motos que mais se prestam a este tipo de transformação, são as que contam logo à partida com melhor material, daí a profusão de desportivas.
No entanto, antes disso, usavam-se motores potentes, viessem ou não de desportivas, o importante era que fossem potentes.

Sou um admirador de Streetfighters, são simples, básicas, cruas, performantes e insanamente divertidas. Podem não ter o "charme" das "clássicas" Cafe Racer, mas são muito melhores em tudo. Prefiro de longe uma Streetfighter "envenenada" que uma Cafe Racer "apaneleirada".

JCabrita, também considero a VMax uma Street Dragster. Mesmo sendo uma moto bastante admirada no mundo Streetfighter, não é ágil como uma, apenas conta com um motor completamente demolidor.
Por isso coloquei aquele video, a moto está completamente "envenenada", mas continua a ser uma moto para derreter semáforos.
E mesmo nas Streetfighters, sinto-me cada vez mais desenquadrado, gosto delas simples e eficientes e estão a ficar gordas e espalhafatosas. Daí que o Santo Graal continue a ser a Spondon EF do Chris Burns.

jcabrita

• Ton Up
    • Portela Custom Cycles
« Responder #13 em: Outubro 01, 2013, 12:08:15 pm »

E mesmo nas Streetfighters, sinto-me cada vez mais desenquadrado, gosto delas simples e eficientes e estão a ficar gordas e espalhafatosas. Daí que o Santo Graal continue a ser a Spondon EF do Chris Burns.

Tenho de concordar, novamente, contigo. As streetfighters estãoa ficar demasiado elaboradas (versões rat, pseudo-pós-apocalípticos, etc.), quando na origem eram bem mais simples: uma desportiva, sem carenagens e um guidor de motocross  >:D

Ah esuqci-me do veneno... muito veneno  ;D
Bandit CR351
Bonneville Centennial

by PortelaCustomCycles

Johnny_1056

• Ton Up
« Responder #14 em: Outubro 01, 2013, 12:25:56 pm »
Boas;
E para provar que não só de desportivas se fazem Streetfighters:

TerrorTechWar

• CR Wanabee
« Responder #15 em: Outubro 01, 2013, 22:29:18 pm »
Prefiro de longe uma Streetfighter "envenenada" que uma Cafe Racer "apaneleirada".

“I live my life a quarter mile at a time, nothing else matters, for those ten seconds or less.... I'm free”

jcabrita

• Ton Up
    • Portela Custom Cycles
As Cafe Racer evoluíram para Streetfighter? Ou então não.
« Responder #16 em: Maio 15, 2014, 19:12:41 pm »
Este é um assunto que já por cá foi discutido, mas nunca muito aprofundado. Eu próprio gosto do estilo, mas da forma como teve início e não no que se tornou... em motas de exposição, carregadas de tralha e inutilizáveis.
Há-as de série, feitas em casa, na oficina... ou depois de um holocausto nuclear  :)) :)) :))

Algumas das que gosto... ok, andei à procura... à procura e não encontrei nenhuma de que gostasse de uma ponta à outra. Por isso o Johnny1056 que venha aqui encher isto  8)

Bandit CR351
Bonneville Centennial

by PortelaCustomCycles

jcabrita

• Ton Up
    • Portela Custom Cycles
Re: As Cafe Racer evoluíram para Streetfighter? Ou então não.
« Responder #17 em: Maio 15, 2014, 19:16:05 pm »
Abro as hostilidades com uma Bandit... what else?

Ou este mix entre CR e Streetfighter

Bandit CR351
Bonneville Centennial

by PortelaCustomCycles

Johnny_1056

• Ton Up
« Responder #18 em: Maio 16, 2014, 00:18:44 am »
Boas;

JCabrita, só vou descansar quando te conseguir converter. 8)
Dois FCR a "mijar" gasolina é bom, mas quatro, a rotações em que a Bonneville há já muito tinha cuspido os pistons e as válvulas pelo escape é ainda melhor!! Se a tudo isto juntares um bloco gordo sem o "filtro" da água na refrigeração, o resultado é qualquer coisa de sublime. >:D

Anda por aí outro ilustre problemático que ultimamente anda muito sossegado, mas acredito que a veia de "carbonilla" continua lá. Dfelix, isto é mesmo contigo!! 8)

Não tenho dúvidas que sempre irei admirar as Cafe Racer, mas o problema é que cada vez me vejo menos com uma ou pelo menos a tratá-la como deve ser, ou seja à bruta. Admito que sou um bocado bruto com o material e uma moto da minha idade ou mais velha merece respeito!!
Continuo a sonhar com uma Honda CB 750 SOHC ou uma Kawasaki Z1, mas quase de certeza que quando o conseguir não vai ser usada como nos tempos em saiu para o mercado.

Tudo isto, leva-nos às Streetfighters, motos relativamente modernas com boa performance, boa ciclística e imenso material de reposição. Quase aquilo que os pioneiros das Cafe Racer tinham na época. ;D

Algo que me agrada imenso e com cheirinho do passado:

(Estes gajos da Racefit estão a dar comigo em doido!! >:( )

jcabrita

• Ton Up
    • Portela Custom Cycles
« Responder #19 em: Maio 16, 2014, 09:01:36 am »
Boas;
JCabrita, só vou descansar quando te conseguir converter. 8)
...

(Estes gajos da Racefit estão a dar comigo em doido!! >:( )

Sou um convertido, desde os tempos em que só tinha a Bandit  :)) :)) :)) :)) :))
Também gosto das criações da Racefit... pena é os €€€€€€ que custam. Essa que aí meteste é uma das minhas favoritas  !thumbup

Bandit CR351
Bonneville Centennial

by PortelaCustomCycles

dfelix

• Ton Up
    • dfelix.net
« Responder #20 em: Maio 16, 2014, 10:54:45 am »

A remoção da carenagem como principal ponto, mas também algumas outras alterações na mota (ex. guiadores altos estilo motocross, escapes curtos, etc.) são efetuadas para lhe dar uma ar mais agressivo. Um ar Badass.

As mods não era suposto serem feitas para dar "ar mais agressivo"!
Eram feitas para ser agressivas!

Eram feitas para arrancar o alcatrão do chão num arranque de semáforo, para andar de roda no ar, e humilhar quem tinha uma superdesportiva moderna toda polidinha...
Hooligan bikes!

Como tem acontecido em todos os géneros de transformações, também aqui muitos dos elementos passaram a ser adoptados por posers numa vertente claramente cosmética.
Os alemães levaram isto ao ridículo com o xuning das traseiras empinadas e pneus tão largos que a moto se aguenta de pé.

a base de uma Streetfighter é forçosamente uma desportiva que perde as carenagens, embora isso hoje esteja um bocado desvirtuado..

Os conceitos estão todos desvirtuados.
Muito por culpa da internet. Qualquer gajo com tempo cria um blog ou um tumblr e injecta fotos!
Portanto, o que não falta é malta que descobriu as motos ontem e entretanto absorveu a história do motociclismo à sua maneira... e transmite a sua interpretação individual e ficcional das coisas.
E se está na internet... é porque é verdade!
 >:D

No entanto, a designação de "show bike" continua a ser transversal a tudo o que é feito com orientação predominantemente estética!
 >:D
"Gluten-free before they sold out fashion tattooed fingerstache mixtape. Next level coffee art party selfies. Retro pickled vinyl."

Johnny_1056

• Ton Up
« Responder #21 em: Maio 16, 2014, 10:56:03 am »
Boas;

A Racefit é uma referência para mim. Os gajos trabalham bem e conseguem ter acesso a material e tecnologia que a maioria apenas consegue sonhar.
À primeira vista é uma moto velha com material novo, depois começa-se a olhar com atenção e vê-se que as suspensões são duma ex-WSBK ou ex-BSB, as rodas são duma ex-MotoGP, a suspensão traseira foi feita por medida, os travões vieram da casa dum ex-piloto e depois aquele titâneo todo!!!

Já me contentava com a versão mais "proletária" duma máquina assim. 8)

As mods não era suposto serem feitas para dar "ar mais agressivo"!
Eram feitas para ser agressivas!

Eram feitas para arrancar o alcatrão do chão num arranque de semáforo, para andar de roda no ar, e humilhar quem tinha uma superdesportiva moderna toda polidinha...
Hooligan bikes!

...

Aí está o verdadeiro DFelix!!! >:D

ADS

• CR Wanabee
« Responder #22 em: Junho 11, 2014, 16:06:28 pm »

Pura classe. 8)

FredV

• Ton Up
  • Outstanding, this engine works like a swiss watch!
« Responder #23 em: Junho 11, 2014, 17:00:12 pm »
Aquilo é um radiador no sitio do farol?  !zonzo
E o farol parece uma lanterna "Maglite"  !zonzo
« Última modificação: Junho 11, 2014, 17:03:52 pm por Fred Vaz »
1992 SUZUKI GS 500 E...twincil / carburetors rules...

rocker_n_roller

• Ton Up
« Responder #24 em: Junho 11, 2014, 17:03:05 pm »
Aquilo é um radiador no sitio do farol?  !zonzo

É relativamente comum, em competição
The best place to watch a race
is in my rearview mirror surface

SMF spam blocked by CleanTalk