Autor Tópico: ACP defende seguro obrigatório para bicicletas  (Lida 4417 vezes)

Johnny_1056

• Ton Up
ACP defende seguro obrigatório para bicicletas
« em: Agosto 29, 2013, 11:25:54 am »
Boas;
Ontem li esta "preciosidade":
http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=3391984

http://www.acp.pt/o-clube/saiba-mais/comunicados/comunicados/entity/comunicado-seguro-obrigatorio-para-utilizadores-de-bicicleta?bl=1

Não sendo actualmente um utilizador regular da bicicleta, esta continua a ser um veículo pelo qual nutro um profundo carinho, respeito e admiração. Recordo os tempos em que a bicicleta era o meu brinquedo favorito e foi o primeiro veículo que usei nas minhas deslocações mais longas em autonomia.
A bicicleta está a ganhar relevância, quer como objecto de desporto, lazer, cultura e até de moda. Mas será que é preciso chegar a este ponto?? Será que qualquer se me apetecer ir ao pão de bicicleta posso ser autuado por não ter seguro na bicicleta??
Havendo por aqui alguns entusiastas das bicicletas, o que pensam disto?
Johnny's back to basic! Old bikes aren't dead!

jcabrita

• Ton Up
  • If you can't race it, it ain't worth the ride
    • Portela Custom Cycles
Re: ACP defende seguro obrigatório para bicicletas
« Responder #1 em: Agosto 29, 2013, 11:43:37 am »
Concordo absolutamente com a necessidade de um seguro obrigatório.

Mas de Acidentes Pessoais  !olhonegro
Bandit CR351
Bonneville Centennial

by PortelaCustomCycles

Manta

• Ton Up
« Responder #2 em: Agosto 29, 2013, 12:02:06 pm »
Que pérola...a seguir virá o IUC e as idas aos centros de IPO
It's not the motorcycle, it's the attitude!

jcabrita

• Ton Up
    • Portela Custom Cycles
« Responder #3 em: Agosto 29, 2013, 12:11:01 pm »
Ainda sou do tempo em que as bicicletas tinham matrícula camarária  :)) :)) :)) :)) :)) :)) :))
Bandit CR351
Bonneville Centennial

by PortelaCustomCycles

Black Toffee

• Ton Up
« Responder #4 em: Agosto 29, 2013, 12:14:23 pm »
Ainda sou do tempo em que as bicicletas tinham matrícula camarária
Eu tenho a licença camarária guardada algures na arrecadação.
Ia e voltava de bicla do Intendente até à Costa da Caparica.
Era mais barato que ir de transportes públicos, e a bicla não pagava no barco. 8)
O bom era que tomava um banho no final de cada etapa.  !thumbup
"True men are trustworthy, loyal, helpful, friendly, courteous, kind, cheerful, thrifty, brave, clean and reverent."

Black Toffee

• Ton Up
« Responder #5 em: Agosto 29, 2013, 12:15:55 pm »
Ahh, quanto ao seguro para biclas, é abominável.
Mas esta ACP também gosta de fazer jeitinhos aos parceiros de negócios, as seguradoras.
"True men are trustworthy, loyal, helpful, friendly, courteous, kind, cheerful, thrifty, brave, clean and reverent."

4INLINE

• Visitante
« Responder #6 em: Agosto 29, 2013, 12:24:08 pm »
Ahh, quanto ao seguro para biclas, é abominável.
Mas esta ACP também gosta de fazer jeitinhos aos parceiros de negócios, as seguradoras.

Nem mais, isto não tem efeito prático nenhum, sem ser engordar os bolsos já obesos dessas firmas,  >:( >:(
Construam mas é mais ciclovias e se puderem, mudem a falta de civismo incrível dos condutores portugueses, infelizmente a segurança rodoviária, a educação cívica e o ensino adequado da condução são uma miragem neste País.......
E já agora quem fosse apanhado a conduzir com 2,0 de álcool no sangue, como frequentemente acontece, e matam gente, deviam ser acusados criminalmente e ficar sem carta PARA SEMPRE

Johnny_1056

• Ton Up
« Responder #7 em: Agosto 29, 2013, 12:25:03 pm »
Boas;
Também me lembro das matrículas nas bicicletas. :)) O meu pai ainda tem também guardada a sua Carta de Velocípede.
Até entendo a necessidade de algum tipo de seguro como o de acidentes pessoais. Por exemplo, se um gajo de bicicleta se estoirar contra um veículo de luxo, se calhar vale a pena ter seguro.
Mas por outro lado, o que fazer com as crianças? Será que também deve ser imposta uma idade mínima legal para andar de bicicleta?
Será que para ir ao pão numa zona pacata quase sem trânsito é necessário?

Tudo isto não deixa de me cheirar a uma profunda hipocrisia para determinados c#brões se continuarem a encher...

Não sei onde é que isto vai parar...
Os espanhóis queriam aprovar multas para peões que circulam bêbados na via pública...Será que qualquer dia quando se sair dum bar, está um polícia a fazer o teste do balão?? :-X

Sprinthor

• Ton Up
« Responder #8 em: Agosto 29, 2013, 12:28:45 pm »
Já eu não considero nada abominável nem desajustado e acho que o Acp até justificou bem a coisa...se as bicicletas, ou o seu condutor passa a ter prioridade como outro veículo a motor, que até aqui não tinha, se vai poder andar no meio da estrada, vão puder circular a par uns dos outros, ocupando uma ou duas faixas de rodagem, se vão poder fazer tudo isso, vai criar confusão, vai haver mais acidentes, e por isso eu se fosse ciclista ninguem me obrigava a fazer um seguro...quem o fazia era eu...dd responsabilidade civil e de acidentes pessoais como disse o cabrita...
Ride nice...ride well!

Cação

• Ton Up
« Responder #9 em: Agosto 29, 2013, 12:35:01 pm »
Mas por outro lado, o que fazer com as crianças? Será que também deve ser imposta uma idade mínima legal para andar de bicicleta?
Para andar na via pública deveriam impor idade e conhecimento básico das regras de trânsito.
Eu concordo plenamente com o meu amigo Sprinthor  !thumbup  ( nem acredito no que acabei de escrever... :( >:D  ) !
Even bad coffe is better than no coffe at all...

jcabrita

• Ton Up
    • Portela Custom Cycles
« Responder #10 em: Agosto 29, 2013, 13:24:53 pm »
Para andar na via pública deveriam impor idade...

Não tenho a certeza, mas acho que isso já existe... ou existiu  :-\
Bandit CR351
Bonneville Centennial

by PortelaCustomCycles

RSE

• CR Wanabee
« Responder #11 em: Agosto 29, 2013, 13:32:31 pm »
Concordo com as intervenções do Sprinthor e do Cação, e subscrevo.
Para mim é importante distinguir a forma como são encaradas as bicicletas atendendo ao contexto em que circulam:
se é no mato, em zonas pedonais, passeios, vias fechadas ao trânsito e ciclovias, não vejo a necessidade de haver um seguro envolvido ou matrícula; para andarem na estrada, com a obrigação de cumprirem com o código da estrada, aí sim, devem ter seguro obrigatório, matrícula, luzes, reflectores... devem fazer a sinalética adequada com os braços para indicarem mudanças de direcção, etc.
As crianças, se tudo estiver bem com os respectivos pais, não circulam no meio do trânsito...
E, enquanto motociclista e automobilista, confesso implicar por demais com as bicicletas que adoptam um "contexto misto": tanto seguem pela estrada querendo ser respeitados pelos demais utentes da via, como a seguir, logo que dê jeito, passam para os passeios, "atravessam" nos vermelhos e por aí fora... borrifando-se de alto para os outros.
Em suma, e como tudo na vida: sol na eira e chuva no nabal é que não pode ser.

4INLINE

• Visitante
« Responder #12 em: Agosto 29, 2013, 13:42:29 pm »
Para mim é importante distinguir a forma como são encaradas as bicicletas atendendo ao contexto em que circulam:
se é no mato, em zonas pedonais, passeios, vias fechadas ao trânsito e ciclovias, não vejo a necessidade de haver um seguro envolvido ou matrícula; para andarem na estrada, com a obrigação de cumprirem com o código da estrada, aí sim, devem ter seguro obrigatório, matrícula, luzes, reflectores... devem fazer a sinalética adequada com os braços para indicarem mudanças de direcção, etc.
As crianças, se tudo estiver bem com os respectivos pais, não circulam no meio do trânsito...
E, enquanto motociclista e automobilista, confesso implicar por demais com as bicicletas que adoptam um "contexto misto": tanto seguem pela estrada querendo ser respeitados pelos demais utentes da via, como a seguir, logo que dê jeito, passam para os passeios, "atravessam" nos vermelhos e por aí fora... borrifando-se de alto para os outros.

Apoiado... !palmas !palmas !palmas !palmas

Black Toffee

• Ton Up
« Responder #13 em: Agosto 29, 2013, 14:19:38 pm »
A conversa é sobre seguros para as biclas.  >:( :) :))

Já agora, a idade mínima para andar de bicicleta na estrada sempre existiu - 16 anos. Antes era necessário uma licença, que era próxima de uma grande treta. Talvez passar a Licença de Condução para Ciclomotores novamente obrigatória também para Velocípedes, mas apenas para quem não tiver carta de condução.
Quanto às luzes e sinalética já está regulado no código da estrada.

Defendo um seguro de responsabilidade civil pessoal para quem ande de bicicleta na estrada. E não agregado à bicla, o que obrigaria a matrícula e por aí fora.

Johnny_1056

• Ton Up
« Responder #14 em: Agosto 29, 2013, 14:24:07 pm »
Boas;
Como é que é possível que a idade mínima para andar de bicicleta na via pública seja de 16 anos quando a partir dos 14 se pode tirar a licença de ciclomotores??
Acho que ando na via pública de bicicleta desde que aprendia a andar de bicicleta com 3 anos (quando me ofereceram a 1ª) e nunca fui interpelado pelas autoridades...

Sprinthor

• Ton Up
« Responder #15 em: Agosto 29, 2013, 14:51:35 pm »
Eu tb já mijei na via publica e nunca fui interplado...nao é isso que faz a lei, mas tb acho 16 anos demasiado..talvez já tenha sido assim...eu por acaso não ando de bicicleta, conheço mais de um caso de gajos que morreram de problemas cardíacos enquanto iam a andar de bicicleta logo acho que faz mal a saude, mas gramava à bruta ver as bicicletas da moda de milhares de euros com uma chapa de matrícula do tamanho da das motas... >:D >:D :-[ ;D
Ride nice...ride well!

Black Toffee

• Ton Up
« Responder #16 em: Agosto 29, 2013, 14:53:16 pm »
Como é que é possível que a idade mínima para andar de bicicleta na via pública seja de 16 anos quando a partir dos 14 se pode tirar a licença de ciclomotores??

Penso que são 16 anos para os 2 casos, e não 14.

Black Toffee

• Ton Up

Johnny_1056

• Ton Up
« Responder #18 em: Agosto 29, 2013, 15:03:38 pm »
Boas;
Tenho a certeza dos 14 anos, porque ofereci a Licença ao meu irmão com essa idade...

http://www.prp.pt/default.aspx?Page=4675

Thunderbird

• Ton Up
« Responder #19 em: Agosto 29, 2013, 16:04:04 pm »
É tudo uma questão de bom senso e sentido de responsabilidade. Eu também não ando de bicicleta...mas se andasse, não precisava que me viessem obrigar a nada. Eu próprio faria um seguro.

Acho que ando na via pública de bicicleta desde que aprendia a andar de bicicleta com 3 anos (quando me ofereceram a 1ª) e nunca fui interpelado pelas autoridades...

Johnny, eu ando de mota na via pública desde os 4 anos. A policia passava por mim e achava piada à coisa e até paravam para ver! Agora, há aqui um miúdo de 10 anos que tem uma pit bike chinoca. A policia viu-o e não achou piada nenhuma à coisa...Houve até um aparato digno do Cops!! Mudam-se os tempos!

OFF-TOPIC: Quanto ao bebâdos na via pública, obviamente não concordo com irem para as portas dos bares por o pessoal a soprar ao balão...mas a via pública não é lugar para bebâdos!! Já temos gente sóbria a fazer me !censurado  que chegue...ainda temos de aturar bebâdos??? !censurado !censurado !censurado

Abraço
« Última modificação: Agosto 29, 2013, 16:08:32 pm por Thunderbird »
Rectitude, Courage, Benevolence, Respect, Trust, Honour and Loyalty

Johnny_1056

• Ton Up
« Responder #20 em: Agosto 30, 2013, 09:46:43 am »
Boas;
Thunderbird, comecei a andar de moto com 8 anos, a idade em que consigui segurar a moto que estava em casa sem o descanso. Não tinha por hábito andar na estrada, mas andava nos caminhos agrícolas das redondezas que também são via pública. Nunca tive grandes chatices, mas também não me metia com ninguém. Em zonas sem veículos ou probabilidade de aleijar alguém e com proximidade de um adulto responsável, continuo a não ver grandes problemas... :-X

Mas voltando às bicicletas; qualquer dia não se pode ensinar uma criança a andar de bicicleta. De ter que se pagar a alguém para o fazer em ambiente controlado... Paga-se e fica tudo bem. :-X

Cação

• Ton Up
« Responder #21 em: Agosto 30, 2013, 12:23:29 pm »
Eu quando tinha 8 anos tambem andava de Maxi Puch , de bicicleta, de carreta de rolamentos e mais tarde de skate, sem qualquer problema  na minha rua ( excepto a polícia que só aparecia se fosse chamada ) e por vezes até se faziam grandes futeboladas...hoje em dia no mesmo local, nem tens sítio para estacionar e qualquer puto da mesma idade tem que ter toda a atenção só para atravessar a rua para o outro passeio... mudam-se os tempos :-\ .
Even bad coffe is better than no coffe at all...

Minimaniaco

• Racer
  • Que se lixe o crocodilo eu quero é gajas...
« Responder #22 em: Agosto 30, 2013, 19:37:35 pm »
Ora começando por responder ao titulo deste topic, não me admira nada, muito menos vindo desses abutres do ACP, agora o que acho ridículo é sequer alguém se dar ao trabalho de ouvir a opinião destes tipos, ACP = automóvel clube de Portugal, não sei qual o conhecimento que estes gajos têm sobre bicicletas e o que seja andar de bicicleta, afinal quem são esses tipos neste pais? qualquer dia o ACP vem dar a sua opinião sobre sexo antes do casamento, dassss...  :))
Acerca dos seguros, concordo com o seguro de acidentes pessoais, e eu próprio já tive uma cena dessas agregado a um clube de BTT, mas acabo por concordar também com o de responsabilidade civil, porque já vi muita gente, crianças e adultos que mal sabem andar a pé, a aventurarem-se na via publica de bicicleta, e causarem danos em viaturas que por sinal estavam estacionadas, mas tb acredito que mesmo tendo seguro, se ninguém vir, azar... é o civismo à moda tuga.
Eu só gostava de saber se voltarem a obrigar a matriculas nas biclas como no antigamente como é que eles vão fazer para matricular tanta bicla que por ai anda que foi comprada, não tem factura de compra, outras, como as minhas, que foram feitas peça a peça, etc... e olhem que isso não vai demorar muito. há uns anos aboliram-nas porque constituíam perigo para os ciclistas em caso de queda, mas agora como há falta de €€€ não vai demorar muito a obrigarem novamente. loooool :-\

Cabecinhas

• CR Wanabee
« Responder #23 em: Agosto 31, 2013, 17:03:34 pm »
Boas;
Também me lembro das matrículas nas bicicletas. :)) O meu pai ainda tem também guardada a sua Carta de Velocípede.
Até entendo a necessidade de algum tipo de seguro como o de acidentes pessoais. Por exemplo, se um gajo de bicicleta se estoirar contra um veículo de luxo, se calhar vale a pena ter seguro.
Será que para ir ao pão numa zona pacata quase sem trânsito é necessário?

Tudo isto não deixa de me cheirar a uma profunda hipocrisia para determinados c#brões se continuarem a encher...

Não sei onde é que isto vai parar...
Os espanhóis queriam aprovar multas para peões que circulam bêbados na via pública...Será que qualquer dia quando se sair dum bar, está um polícia a fazer o teste do balão?? :-X

Tenho um colega de faculdade que foi altuado por se encontrar alcoolizado... ia a pé, no meio da estrada.  ??? [size=78%] [/size]

Pedro Pereira

• CR Wanabee
« Responder #24 em: Agosto 31, 2013, 17:21:51 pm »

Concordo...    acho que é o preço dos direitos adquiridos. 

Pessoalmente preferia como ciclista, prescindir destes recentes "direitos" adquiridos e ficar como antes...  Podia fazer o mesmo ou quase tudo mas tinha a vantagem de conduzir com total liberdade,mesmo que na via publica fosse considerado um condutor de 2ª categoria...

Agora com a febre das "equivalências" e dos direitos vêm também os deveres...  :-\