Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?
Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Notícias:
Estamos de volta!

Autor Tópico: Scramblers - a origem das TT  (Lida 48688 vezes)

Johnny_1056

• Ton Up
Re: Scramblers - a origem das TT
« Responder #25 em: Março 20, 2013, 17:17:31 pm »
Boas;
Acho que não passa só pelo facto de ser de "produção" ou resultado de alteração. Mas acabo por concordar com o Rocker_n_roller, estão para o todo-terreno como as café racer para o alcatrão. Acabam por nascer da vontade dos utilizadores das motos explorarem outros caminhos.
E se olharmos para as motos que apareciam nas provas antigas de todo terreno, estas derivavam basicamente de modelos de estrada que eram aligeirados e modificados para terem mais aptidões de rolar em terrenos difíceis.
Johnny's back to basic! Old bikes aren't dead!

serza

• Descafeinado
  • **
« Responder #26 em: Março 20, 2013, 17:17:42 pm »
Ainda bem que deste o exemplo da Bonneville e da Trhuxton. Então e a outra irmã, a Scrambler?
Como é mota de produção é uma trail?
Vou já mandar um mail à Triumhp para mudarem o nome para Triumph Trail...

serza

• Descafeinado
  • **
« Responder #27 em: Março 20, 2013, 17:18:59 pm »
Boas;
Acho que não passa só pelo facto de ser de "produção" ou resultado de alteração. Mas acabo por concordar com o Rocker_n_roller, estão para o todo-terreno como as café racer para o alcatrão. Acabam por nascer da vontade dos utilizadores das motos explorarem outros caminhos.
E se olharmos para as motos que apareciam nas provas antigas de todo terreno, estas derivavam basicamente de modelos de estrada que eram aligeirados e modificados para terem mais aptidões de rolar em terrenos difíceis.
A primeira GS é isso. Tirando as carenagens a uma R80RT poucas diferenças há para uma R80GS

serza

• Descafeinado
  • **
« Responder #28 em: Março 20, 2013, 17:23:03 pm »
O que aconteceu foi que a BMW queria ganhar o dakar e fez mm uma mota de TT e a triumph apenas queria estilo. Por isso segundo a tua definição a GS até é mais scrambler que a própria scrambler.

Black Toffee

• Ton Up
« Responder #29 em: Março 20, 2013, 17:30:31 pm »
Andas a tratar bem da menina sprinthor! !thumbup

O alcatrão era ali mesmo ao lado. Ele só parou para fazer um xixi.  :)) :))
(just kidding!)
"True men are trustworthy, loyal, helpful, friendly, courteous, kind, cheerful, thrifty, brave, clean and reverent."

Johnny_1056

• Ton Up
« Responder #30 em: Março 20, 2013, 18:00:22 pm »
Boas;
Serza, não sei se ainda não entendeste a diferença ou não queres entender... Se a Triumph decidiu criar uma neo-clássica inspirada nas scrambler de outros tempos, qual é o problema em chamar-lhe isso mesmo?? :-\

A 80GS não é uma 80RT sem carenagens, é uma moto totalmente diferente, com um chassis desenvolvido para isso, com um monobraço traseiro totalmente novo e pensada para poder ser usada em todo terreno. Além de partilhar alguns componentes, nem sequer vejo semelhanças entre elas.
Johnny's back to basic! Old bikes aren't dead!

Sprinthor

• Ton Up
« Responder #31 em: Março 20, 2013, 18:03:58 pm »
O alcatrão era ali mesmo ao lado. Ele só parou para fazer um xixi.  :)) :))
(just kidding!)

Por acaso já ficava longe...tem me dado bastante gozo esta nova faceta da Sprinthor... ;D ....podes kindar á vontade, estamos cá é para isso mesmo... !thumbup
Ride nice...ride well!

Thunderbird

• Ton Up
« Responder #32 em: Março 20, 2013, 18:04:49 pm »
A primeira GS é isso. Tirando as carenagens a uma R80RT poucas diferenças há para uma R80GS

Tens razão, mas a diferenças que existem são aquelas que fazem a diferença...
As dimensões são diferentes, a distância ao solo é diferente, o curso da suspensão é diferente, o peso é diferente, o diametro das rodas são diferentes...podem partilhar algumas caracteristicas, mas são como duas irmãs de pais diferentes!

Enquanto que a Triumph Scrambler é uma Bonnie maquilhada para todo o terreno! ;)

Abraço
Rectitude, Courage, Benevolence, Respect, Trust, Honour and Loyalty

Sprinthor

• Ton Up
« Responder #33 em: Março 20, 2013, 18:27:34 pm »
Ride nice...ride well!

dfelix

• Ton Up
    • dfelix.net
« Responder #34 em: Março 20, 2013, 18:53:06 pm »
então scrambler, para ti, não pode ser de origem, certo?

Não tá em causa o que é ou deixa de ser para mim...
Eu sou gajo que curte motos. Não invento designações.

Scrambler era o que os ingleses chamavam às primeiras motos para andar em circuitos de terra quando ainda nem existia um nome para isso...
Os franceses chamaram-lhe motocross.
E o termo motocross foi durante muito tempo absorvido pelos portugues.
 (Tal como outros gaulicismos como o "motard")

A Triumph precisou dum nome para baptizar uma suposta moto de terra baseada na bonnie... e desenterrou essa designação.
Só isso...
Como não há um nome para designar motos de trail/enduro com um estilo retro... agora toda a gente chama de Scramblers.

Se a Triumph tivesse dado outro nome à Scrambler, se calhar hoje chamava-se esse mesmo nome a todas as motos do género.

Aquela R75 que postei é uma modificação.
Foi a moto que um engenheiro da BMW desenvolveu para o six days trial.

Foi este conceito que deu origem á GS... que à semelhança das restantes motos pertenciam a uma categoria denominada por Dual Sport.

Originais ou modificadas... Scramblers é uma designação tipicamente britanica para motos feitas para andar as voltinhas e aos saltinhos numa pista de terra.
« Última modificação: Março 20, 2013, 19:06:29 pm por dfelix »
"Gluten-free before they sold out fashion tattooed fingerstache mixtape. Next level coffee art party selfies. Retro pickled vinyl."

Black Toffee

• Ton Up
« Responder #35 em: Março 20, 2013, 19:13:56 pm »
"Back in the fifties, there was a type of competition called a scramble in England.  Typical of pure English sports, there were few rules - go from here to there as fast as you can, and much of the way was cross country.  The word scramble itself means a kind of undignified running and climbing on all fours. 

In the mid sixties the "street scrambler" was invented, which was mostly a marketing concept: a street bike that was modified to look like it could go off road.  This was a precursor of the modern SUV.
 ...but otherwise there were no serious changes that would make these real off road bikes.

...Then in 2005 Triumph introduced a retro street scrambler based on their new Bonneville bikes."

Partes do texto tirado daqui: lostmotorcycles.blogspot.pt/2009/05/motorcycles-street-scrambler.html

A Triumph precisou dum nome para baptizar uma suposta moto de terra baseada na bonnie... e desenterrou essa designação.

Desenterrou é a palavra certa!  ;D
"True men are trustworthy, loyal, helpful, friendly, courteous, kind, cheerful, thrifty, brave, clean and reverent."

Thruxtonic

• Ton Up
  • Lean. Hit the Apex. Accelerate. Stay on the bike!
    • Art&Moto
« Responder #36 em: Março 21, 2013, 00:56:56 am »
Desenterrou...  :)) :)) :))
Excelente tópico, um prazer de ler.  !thumbup
Enquanto que a Triumph Scrambler é uma Bonnie maquilhada para todo o terreno!
O motor é o mesmo, sim, mas o intervalo de ignição na Bonnie é 360° e na Scrambler é 270°. Ouve-se bem o thump, thump, thump. Quem já rolou ao lado do bispo conhece bem aquele trabalhar de bomba de água.  :)

Gosto sempre de consultar a Wikipedia, esse velho mocho sábio. Nada diz sobre as origens que é, afinal, o mais interessante, mas resume bem as características que definem uma scrambler:

"The main characteristics of a scrambler are high mounted exhaust pipes (for crossing streams or muddy roads), wider handlebars with a crossbar (for added strength) and all-terrain tires. Everything that isn't strictly necessary is stripped down to lower the weight of the motorcycle".

Reparem bem na última frase, a confirmar que se trata de uma mota alterada. Ah, grande dfelix, sabe-a toda!  !thumbup
Triumph Thruxton 900 (2004) Mk351

jcabrita

• Ton Up
  • If you can't race it, it ain't worth the ride
    • Portela Custom Cycles
« Responder #37 em: Março 21, 2013, 08:54:43 am »
... O motor é o mesmo, sim, mas o intervalo de ignição na Bonnie é 360° e na Scrambler é 270°. Ouve-se bem o thump, thump, thump. Quem já rolou ao lado do bispo conhece bem aquele trabalhar de bomba de água.  :)

Ia escrever isto mesmo, a ordem de disparo é diferente da Bonnie e da Thruxton, além das suspensões mais altas, tirando as semelhanças estéticas (e se pudéssemos andar de olhos fechados) é uma mota completamente diferente das primas  :) .

Ah, e esta é o quê?????

Bandit CR351
Bonneville Centennial

by PortelaCustomCycles

dfelix

• Ton Up
    • dfelix.net
« Responder #38 em: Março 21, 2013, 11:06:42 am »

Reparem bem na última frase, a confirmar que se trata de uma mota alterada.

Quando a ideia surgiu não havia motos de origem pensadas para o efeito...
É lógico que fossem modificadas.

E mesmo assim.. não deixa de ser irónico que uma das inspirações para a Triumph lançar a Scrambler e até fazer um casaquinho com o nome do Mcqueen, fosse uma Trophy com os escapes originais:

Mas o alterado nos dias de hoje é sempre relativo...
O lado comercial explora sempre as designações.
A Thruxton acaba por ser uma "café racer" de origem. A Speed uma "Street fighter" de origem. Etc...

E não é de agora...

"Gluten-free before they sold out fashion tattooed fingerstache mixtape. Next level coffee art party selfies. Retro pickled vinyl."

serza

• Descafeinado
  • **
« Responder #39 em: Março 21, 2013, 11:21:56 am »
Já em 1960 se chamavam scrambler a motas de origem para todo o terreno.

Acho que o que faz uma scrambler é ser uma mota de estrada transformada para todo o terreno (umas mais transformadas, outras mais cosmetica, outras para dar saltos numa pista, outras para ganhar o dakar outras para ir ao polo norte -à excepção das trackers). Tanto uma R80GS é como isto também é:

Já as GS trails, enduros etc são diferentes porque são feitas de raiz para todo o terreno.

É a minha visão.

serza

• Descafeinado
  • **
« Responder #40 em: Março 21, 2013, 11:24:24 am »
Outra :)

dfelix

• Ton Up
    • dfelix.net
« Responder #41 em: Março 21, 2013, 11:44:55 am »

Já em 1960 se chamavam scrambler a motas de origem para todo o terreno.

Man...
Leste o que se escreveu para trás?

:-X

rocker_n_roller

• Ton Up
« Responder #42 em: Março 21, 2013, 11:57:56 am »
No fundo, scrambler a sério é isto
The best place to watch a race
is in my rearview mirror surface

serza

• Descafeinado
  • **
« Responder #43 em: Março 21, 2013, 12:11:08 pm »

Man...
Leste o que se escreveu para trás?

:-X
Li mas disseste que não é de agora. Como deves imaginar isso não diz muito. Depois pesquisei e acho que essa ducati é de 1970, ao que eu digo já em 1960 isso acontecia. Não sei se era só marketing ou se realmente a bsa tinha aptidões de reais de TT, nem me interessa muito. Depois apresentei a minha visão, que acho que é coerente e objectiva.
Já outras visões que tenho visto aqui não são.

rocker_n_roller

• Ton Up
« Responder #44 em: Março 21, 2013, 16:59:04 pm »
Boas;
Rocker_n_roller, olha que isso pode ser um grande incentivo para voltar às motos mais clássicas e mesmo às scrambler... Nem imaginas a luta que foi meter-me, há dias, no fato de cabedal... Desde o princípio do ano que estou para fazer uma dieta e a época de curvas está a começar...

Boa motivação  !thumbup
The best place to watch a race
is in my rearview mirror surface

Sprinthor

• Ton Up
« Responder #45 em: Março 21, 2013, 21:53:27 pm »
Por acaso vocês avacalharam isto tudo!!! >:D ....alguém que enfie estes vossos devaneios noutro lado qualquer e limpe um tópico tão bom como este será...até o Fernando que eu pensei que do alto da sua experiência e magnitude motogastronómica fosse finalmente criar uma luz sobre o assunto e encerrar a questão, se pôs a falar de moda... ;D ....o que este fórum faz ás pessoas...

Ride nice...ride well!

sollero

• Ton Up
« Responder #46 em: Março 22, 2013, 00:14:08 am »
Agree...

Mas essa roubaste do "lay down your favourite tracker..." !evil
"No pain no gaiN"

Fernando Santos

• Ton Up
« Responder #47 em: Março 22, 2013, 08:19:31 am »
....o que este fórum faz ás pessoas...
Deixei-me levar na Honda; literalmente.  :-[ Não é bem uma Scrambler a da imagem, mas foi a que me deu mais experiência fora de estrada. (Barragem do Rio da Mula, Sintra - 1985)
Be like water

jcabrita

• Ton Up
  • If you can't race it, it ain't worth the ride
    • Portela Custom Cycles
« Responder #48 em: Março 22, 2013, 08:28:20 am »
Bonita foto  !thumbup
Bandit CR351
Bonneville Centennial

by PortelaCustomCycles

Fernando Santos

• Ton Up
« Responder #49 em: Março 22, 2013, 08:30:58 am »
Adorei aquela Honda. Dei a um primo que ainda a tem, mas nunca mais andou ... tenho sonhado em ir buscá-la de novo para restauro ou fazer uma "loucura". Só que ele não pensava em desfazer-se dela ... :'(  Mas vou continuar a insistir.
Be like water

SMF spam blocked by CleanTalk