Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?
Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Notícias:
Estamos de volta!

Autor Tópico: Scramblers - a origem das TT  (Lida 48700 vezes)

Black Toffee

• Ton Up
Scramblers - a origem das TT
« em: Março 19, 2013, 18:45:58 pm »
Como não estou sozinho na paixão por Scramblers, abro aqui um tópico que julgo em falta neste fórum.

Escapes altos, guiador largo (as puras com crossbar) e pneus todo o terreno definem estas motos, como bem se sabe.
Mas não só. Retirar o excesso de peso da moto também é crucial, ficando com o estritamente necessário.

O nome scrambler não deriva de "scrambled eggs".  :o
Scrambler é um adjetivo comum em Inglês, dado a alguém que escala.

Deixo aqui uma das minhas Scrambler favoritas.  8)

Não coloco já todas que gosto para não ser aborrecido, e não vos tirar a vez.  :)
"True men are trustworthy, loyal, helpful, friendly, courteous, kind, cheerful, thrifty, brave, clean and reverent."

KingSize

• CR Wanabee
Re: Scramblers - a origem das TT
« Responder #1 em: Março 19, 2013, 19:17:47 pm »
Ainda nao percebo muito dos estilos que se enquadram dentro deste nosso grupo, no entanto uma scrambler nao deveria ter pneus mais agressivos?

E que se scrambler significa escalar, com esses pneus a unica que coisa que se consegui escalar sao os passeios citadinos, mas apenas aqueles mais pequenos.

Black Toffee

• Ton Up
« Responder #2 em: Março 19, 2013, 22:30:24 pm »
E que se scrambler significa escalar, com esses pneus a unica que coisa que se consegui escalar sao os passeios citadinos, mas apenas aqueles mais pequenos.

Não será bem assim, podes divertir-te muito com estes pneus fora da estrada.
Estes pneus diria que são perfeitos para quem faz misto de estrada e off-road.
Se queres uns pneus puramente para off-road, tens as opções a que chamas de "agressivos".

Entretanto deixo-te aqui o link sobre a moto acima:
jvb-moto.com/rocknroll/?page_id=37
"True men are trustworthy, loyal, helpful, friendly, courteous, kind, cheerful, thrifty, brave, clean and reverent."

KingSize

• CR Wanabee
« Responder #3 em: Março 19, 2013, 22:45:57 pm »
Nao sei o porque, mas sempre achei que as scramblers e as trackers deviam ter pneus mais compostos!
Eu nao me atreveria a aventurar em off-road com uns pneus desses, ainda por cima com uma moto dessas!
Na minha ingenua opinião acho que no minimo iria optar por uns pirelli mt90 para poder sequer ousar uma aventura off-road, mas isto sou só eu....

Sprinthor

• Ton Up
« Responder #4 em: Março 19, 2013, 23:15:57 pm »
E pode ser mesmo só tu ;D ...os pneus que tenho na minha têm feito tudo e mais alguma coisa....desde que não envolva areia... ;D ...os pneus de tacos puros tornam- se algo desconfortáveis, e fazem uma barulheira enorme...se já achei diferença nos meus... :-\  mas os próximos devo de exprimentar, não pela necessidade, mas mais pelo cenário... :P 

Belo tópico, Greefly... !thumbup ...tb vou contribuir! !palmas ...o que acho que hoje em dia se tem mais dificuldade é separar as trackers das scramblers...hoje em dia quase que já se fundiram os conceitos...talvez até por causa dos pneus.. :-\
« Última modificação: Março 19, 2013, 23:21:02 pm por Sprinthor »
Ride nice...ride well!

serza

• Descafeinado
  • **
« Responder #5 em: Março 19, 2013, 23:41:20 pm »
Basta veros pneus de supermotard para perceber que naocsao precisos grandes pneus agressivos para ter boa aderencia. Os mistos parecem pneus de estrada.

serza

• Descafeinado
  • **
« Responder #6 em: Março 20, 2013, 00:28:02 am »

sollero

• Ton Up
« Responder #7 em: Março 20, 2013, 00:38:06 am »
Andas a tratar bem da menina sprinthor! !thumbup
"No pain no gaiN"

Thruxtonic

• Ton Up
  • Lean. Hit the Apex. Accelerate. Stay on the bike!
    • Art&Moto
« Responder #8 em: Março 20, 2013, 02:10:55 am »
Um critério, necessário mas não suficiente, define uma scrambler: os escapes altos. Sem eles não há scrambler!
Em nenhuma dessas motas postadas vejo os escapes, o que é fatal para se falar sobre o assunto. Sorry guys!  :(

Triumph Thruxton 900 (2004) Mk351

Black Toffee

• Ton Up
« Responder #9 em: Março 20, 2013, 07:36:52 am »
Em nenhuma dessas motas postadas vejo os escapes, o que é fatal para se falar sobre o assunto. Sorry guys!  :(

Não sejas preguiçoso e abre o link da JvB acima.  >:D
Tens mais fotos da irmã gémea da Ducati, do lado direito (aqui estava do lado torto  :)) ).

Se era o escape que eu escolhia? Não. Mas não fica mal.

Sprinthor

• Ton Up
« Responder #10 em: Março 20, 2013, 07:44:31 am »
Eu por acaso acho que existe ali uma ponta de razão... :-\ ...se há coisa que se pode utilizar para separar o trigo do joio, será esse um dos critérios, embora não considere que tenha de ser eliminatório... ;D ...eu gosto de ter uma scrambler, não uma tracker... ;D

Este tópico vai ter outro senão...é que temos andado a meter tudo no mesmo saco do tópico das trackers, e agora ficamos com pouca matéria prima para não repetir... :-\
Ride nice...ride well!

Sprinthor

• Ton Up
« Responder #11 em: Março 20, 2013, 07:47:24 am »
Mais uma só para o Sollero, para quando vier morar para o campo...guardar as cabras e as ovelhas... ;D

Ride nice...ride well!

serza

• Descafeinado
  • **
« Responder #12 em: Março 20, 2013, 10:04:19 am »
A moto morini tem os escapes altos, mas estou de acordo têm de ser altos.
Aqui fica a scrambler por excelencia:

Johnny_1056

• Ton Up
« Responder #13 em: Março 20, 2013, 11:38:21 am »
Boas;
As scrambler nascem a partir de motos de estrada em que se aplicam guiadores mais largos, escapes subidos para permitir atravessar pequenos cursos de água e uns pneus que permitam circular mediamente noutros pisos para além do alcatrão. Basicamente, o objectivo era oferecer motos mais versáteis. Podem considerar-se a origem das trail, nas quais se inclui a BMW R80GS (que é a "mãe" das maxi-trail).
Quanto a mim, um dos melhores exemplos dessa "passagem" do modelo exclusivo de estrada para scrambler é a Honda CL:
http://www.livablelandscape.org/CYCLES/350hist.htm

Posteriormente, as máquinas tornaram-se mais específicas e aparecer as verdadeiras motos de todo-terreno e motocross.

A influência das tracker vem do outro lado do Atlântico, das pistas de dirt-track e afins. Mesmo as trail que se destinavam a esse continente iam com jantes 19'' à frente em vez das típicas 21''.
Johnny's back to basic! Old bikes aren't dead!

csoares

• Ton Up
« Responder #14 em: Março 20, 2013, 12:19:11 pm »
Boas;
As scrambler nascem a partir de motos de estrada em que se aplicam guiadores mais largos, escapes subidos para permitir atravessar pequenos cursos de água e uns pneus que permitam circular mediamente noutros pisos para além do alcatrão. Basicamente, o objectivo era oferecer motos mais versáteis. Podem considerar-se a origem das trail, nas quais se inclui a BMW R80GS (que é a "mãe" das maxi-trail).
Quanto a mim, um dos melhores exemplos dessa "passagem" do modelo exclusivo de estrada para scrambler é a Honda CL:
http://www.livablelandscape.org/CYCLES/350hist.htm

Posteriormente, as máquinas tornaram-se mais específicas e aparecer as verdadeiras motos de todo-terreno e motocross.

A influência das tracker vem do outro lado do Atlântico, das pistas de dirt-track e afins. Mesmo as trail que se destinavam a esse continente iam com jantes 19'' à frente em vez das típicas 21''.

Nem mais.
As tracker têm também as suspensões mais baixas, uma vez que as pistas onde correm não são lisas (rodas grandes) mas são planas. No fundo são motas como as de  pista de cinza e de gelo para rolarem em pistas de terra.
Penso eu de que.... :-[

eser

• CR Wanabee
« Responder #15 em: Março 20, 2013, 12:20:08 pm »
first things first:

Acho que já pus isto na das trackers, mas aqui está melhor:

Cada vez que vejo uma foto, deito um teclado para o lixo...

Just for kicks

Thruxtonic

• Ton Up
  • Lean. Hit the Apex. Accelerate. Stay on the bike!
    • Art&Moto
« Responder #16 em: Março 20, 2013, 13:48:33 pm »
 :'(  (mais um teclado estragado)

Essa CL350 tira-me do sério, para não falar da T e da Rickman. E não sou um virado para scramblers, mas isto é especial.

:'(

E o Johnny já disse o resto.
Triumph Thruxton 900 (2004) Mk351

Cação

• Ton Up
« Responder #17 em: Março 20, 2013, 14:14:41 pm »

Even bad coffe is better than no coffe at all...

Black Toffee

• Ton Up
« Responder #18 em: Março 20, 2013, 14:43:16 pm »

dfelix

• Ton Up
    • dfelix.net
« Responder #19 em: Março 20, 2013, 16:00:31 pm »
A moto morini tem os escapes altos, mas estou de acordo têm de ser altos.
Aqui fica a scrambler por excelencia:

Man... quando a GS surgiu nos anos 80 já existia o termo de Trail ou Enduro...

Dizer que isto é uma Scrambler... é o mesmo que dizer que a XRV que originou a a Africa Twin era uma scrambler...

Também não exagerem...
O termo Scrambler é um designação maricas que a Triumph foi desenterrar para uma Bonnevile mais alta inspirada numas quantas clássicas que usavam o escape em cima de forma a não bater nas pedras.

E só o fizeram por isto:

Porque acharam que isto fazia vender umas quantas motos...

Depois foi uma questão de sorte...
O nome é porreiro. E de repente passou a surgir "scramblers" de outras marcas como cogumelos.
"Gluten-free before they sold out fashion tattooed fingerstache mixtape. Next level coffee art party selfies. Retro pickled vinyl."

serza

• Descafeinado
  • **
« Responder #20 em: Março 20, 2013, 16:13:27 pm »
A diferença é que a primeira GS é uma R ou RS com modificações. Não é uma trail pura como as novas GS:

dfelix

• Ton Up
    • dfelix.net
« Responder #21 em: Março 20, 2013, 16:35:01 pm »
A diferença é que a primeira GS é uma R ou RS com modificações. Não é uma trail pura como as novas GS:

Era uma moto de produção.
Era vendida assim.

Isso é tão parvo como dizer que a Thruxton é uma Boneville modificada...
Sim.. usam a mesma base e partilham muitos componentes. Mas são modelos de catálogo diferentes.

Isto sim, era uma R75 modificada.... anterior à BMW produzir comercialmente GS:

"Gluten-free before they sold out fashion tattooed fingerstache mixtape. Next level coffee art party selfies. Retro pickled vinyl."

eser

• CR Wanabee
« Responder #22 em: Março 20, 2013, 16:58:49 pm »

Era uma moto de produção.
Era vendida assim.

Isso é tão parvo como dizer que a Thruxton é uma Boneville modificada...
Sim.. usam a mesma base e partilham muitos componentes. Mas são modelos de catálogo diferentes.

Isto sim, era uma R75 modificada.... anterior à BMW produzir comercialmente GS:

então scrambler, para ti, não pode ser de origem, certo?
Just for kicks

rocker_n_roller

• Ton Up
« Responder #23 em: Março 20, 2013, 17:00:40 pm »
então scrambler, para ti, não pode ser de origem, certo?

E, de facto, não é.

Grosso modo, o conceito "scrambler" é o mesmo que "cafe racer", mas direccionado para todo o terreno.
The best place to watch a race
is in my rearview mirror surface

eser

• CR Wanabee
« Responder #24 em: Março 20, 2013, 17:03:45 pm »

E, de facto, não é.

Grosso modo, o conceito "scrambler" é o mesmo que "cafe racer", mas direccionado para todo o terreno.

não sabia, nunca ,me interessei muito por scramblers  :-[
Just for kicks

SMF spam blocked by CleanTalk