Eu tb já desenvolvi uma teoria sobre o desempenho dos pilotos de topo no IOMTT... Uma altura num belo serão estive á conversa com o (acho eu) unico representante luso naquelas andanças, o Luis Carreira, pessoa excelente que vibra com aquilo de uma maneira fascinante...e falámos sobre isso exactamente...segundo ele, os pilotos de topo até têm clausulas nos contratos com as equipas a proibirem a sua participação nessas provas...mas eu acho que passa mesmo pelo risco, um piloto num circuito, arrisca, cai, levanta-se e no próximo GP está lá de novo..perdeu pontos, mas ficou a disputar o campeonato na mesma...no IOMTT ou no Nordwest 200, ou outras "corridas de rua" já não é bem assim...cair significa meses e meses de recuperação, se a houver...
Eu, na minha opinião, prende-se com o estado de espirito que cada piloto tem e leva para uma prova...e se um piloto fôr constantemente relembrado do que tem a perder se caír, não vai de maneira alguma conseguir tirar aqueles segundos necessários aos tempos, o andar "closer to the edge"...como vimos andar o Guy e o Cameron o que os faz partir ossos ano após ano, e a alguns passar para o outro lado... O Luis disse-me que numa conversa com o Dunlop ele diz que sabe que vai morrer na ilha, pq quase toda a familia dele que correu, morreu na ilha...mesmo que seja da boca para fora, é um estado de espirito que o leva a arriscar...o "nothing to lose"...
Eu só espero ter oportunidade de lá ir antes de acabarem com aquilo por algum motivo idiota...mesmo que fosse fora da semana das corridas, gostaria de lá ir....
Uma curiosidade, sabiam que mesmo que se queira só se corre lá por convite? Eu não sabia...o Luis ganhou o dele quando ficou em 4º no GP de Macau....quem já viu o filme, lembram-se da parte em que vai aquele fulano que agora não me lembro o nome, de Porsche a curtir e a descrever as curvas? Esse é tipo o teste de admissão, metem o rookie á pendura e fazem essa volta...a prego!! E no fim perguntam se querem mesmo vir correr á ilha!! Deve ser fascinante!!!