Autor Tópico: Cartão de juntas  (Lida 10032 vezes)

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zappalia

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Cartão de juntas
« em: Fevereiro 07, 2011, 11:20:51 am »
Boas,
 
Alguem me sabe dizer onde posso comprar cartao para fazer juntas (zona de Lisboa)? A minha TBS precisa de uma junta da tampa da embraiagem e as da Triumph nao vedam lá muito bem  :-X .
Na junta do pinhao de ataque fiz uma com um resto de cartao de juntas que havia lá pela garagem e funciona muito melhor  !thumbup
 
Obg

Johnny_1056

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Re: Cartão de juntas
« Responder #1 em: Fevereiro 07, 2011, 15:58:47 pm »
Boas,
Em Lisboa não sei, mas penso que não deve ser muito difícil de arranjar em casas mais tradicionais de venda de peças e acessórios para automóveis. Ns casas mais antigas deve ser mais fácil.
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zappalia

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Re: Cartão de juntas
« Responder #2 em: Fevereiro 07, 2011, 17:04:53 pm »
Obrigado pela dica......é o que faz ter motos velhas  ;)

H Fontes

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Re: Cartão de juntas
« Responder #3 em: Fevereiro 07, 2011, 21:29:37 pm »
Boas formula 81 tem e perto da praça de touros do campo pequeno....

zappalia

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Re: Cartão de juntas
« Responder #4 em: Fevereiro 08, 2011, 09:42:24 am »
É sempre assim, mesmo ao pé de casa e nunca reparei  :-X .


Obg

oc_nightmare

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Re: Cartão de juntas
« Responder #5 em: Fevereiro 08, 2011, 12:49:11 pm »
Podes sempre optar por cortiça, já usei e 0 problemas  ;)

Johnny_1056

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Re: Cartão de juntas
« Responder #6 em: Fevereiro 08, 2011, 14:18:38 pm »
Podes sempre optar por cortiça, já usei e 0 problemas  ;)
Boas;
Muitos motores antigos tinham juntas de cortiça, mas estas não eram propriamente uma grande solução. Podem funcionar na ligação de peças com ajustes mais "grosseiros", até porque são mais espeças, mas são mais porosas e quebradiças.
Os antigos motores ingleses são disso o exemplo, " As motos inglesas não gastam óleo, mijam-no" ;)
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dfelix

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Re: Cartão de juntas
« Responder #7 em: Fevereiro 08, 2011, 14:22:46 pm »
A minha TBS precisa de uma junta da tampa da embraiagem e as da Triumph nao vedam lá muito bem.

Esquece o cartão.
Há silicone especifico para o efeito.

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zappalia

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Re: Cartão de juntas
« Responder #8 em: Fevereiro 08, 2011, 17:33:39 pm »
Esquece o cartão.
Há silicone especifico para o efeito.


e eu que pensava que o silicone era utilizado para outras coisas  !evil

dfelix

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Re: Cartão de juntas
« Responder #9 em: Fevereiro 08, 2011, 18:36:13 pm »
Se te referes a "maminhas"... o silicone já faz parte do passado!
Mas anda por aí o Cardona que é expert em pornografia... ele explica-te por PM.

Em qualquer casa de peças auto encontras silicone especifico para motores.
Para tampas laterais e outros componentes que não estão sujeitos a grandes precisão no aperto, mas necessitem de vedar, é a melhor opção.
 

Boa sorte!
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theroadkingster

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Re: Cartão de juntas
« Responder #10 em: Fevereiro 08, 2011, 18:51:40 pm »
És um amor, pá!


HZolio

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Re: Cartão de juntas
« Responder #11 em: Fevereiro 08, 2011, 22:38:54 pm »
Esquece o cartão.
Há silicone especifico para o efeito.




Dfelix, desarma a tampa da embraiagem, saca a junta e deita-a fora. Mete silicone e aperta tudo de novo. Veste o teu melhor fato, meia Burlington e com sapatos a condizer. Sábado arrancas de tua casa, vens ter comigo e eu pago-te o almoço, combinados??? Depois tiro-te uma foto... ah, e outra à moto!!!  8)






Zappalia, esquece o silicone e vai lá comprar o papel à Formula 81...  !thumbup





Um abraço

HZolio


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dfelix

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Re: Cartão de juntas
« Responder #12 em: Fevereiro 09, 2011, 10:16:52 am »
Dfelix, desarma a tampa da embraiagem, saca a junta e deita-a fora.

Na tampa da embraiagem não tem, mas a do alternador foi vedada assim faz algum tempo.

Não entendo a tua ironia.
Não é rocket science, e imensos fabricantes fazem-no por questões de custo/eficiência.

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HZolio

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Re: Cartão de juntas
« Responder #13 em: Fevereiro 09, 2011, 12:53:17 pm »
Na tampa da embraiagem não tem, mas a do alternador foi vedada assim faz algum tempo.

Não entendo a tua ironia.
Não é rocket science, e imensos fabricantes fazem-no por questões de custo/eficiência.


Não entendes? Eu passo a explicar: o uso ou não de junta física passa por diversos factores, tais como as dimensões das paredes de ambas as peças, os fluidos e pressões intervenientes, o aperto, tipo de materiais, entre outros! Em relação a "imensos fabricantes" fazerem-no concordo, mas porque trazem então juntas de origem? Será por "questões de custo/eficiência"???


Se me disseres que "desenrascaste" a tampa do alternador assim, tudo bem, agora não digas ao homem para colar aquilo com silicone que é melhor, IMHO!


Se quiseres saber os problemas que já encontrei por usarem silicones onde não deviam, basta combinarmos um almoço!  :)
Um abraço

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theroadkingster

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Re: Cartão de juntas
« Responder #14 em: Fevereiro 09, 2011, 13:53:31 pm »
Como (bem) diz o Fernando da Triumph Lx, pouco ou nada se aprende nos foruns.
Este é apenas um de muitos exemplos.

jcabrita

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Re: Cartão de juntas
« Responder #15 em: Fevereiro 09, 2011, 14:18:27 pm »
Com esses dois (DFelix e HZolio) só não se aprende porque ninguém percebe o que eles dizem  :-X . Falam em "mecanês"  !lol
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Johnny_1056

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Re: Cartão de juntas
« Responder #16 em: Fevereiro 09, 2011, 14:26:54 pm »
Boas;
Na minha opinião, quando se mexe num motor, deve-se colocar juntas novas. Até porque em alguns casos se consegue logo comprar um kit de juntas e resolve-se o problema de uma vez só.
Mas em situações pontuais, já usei silicone e com bons resultados. A maioria dos problemas  surge quando se borra a superfície de contacto das peças com quantidades absurdas de silicone e este mais cedo ou mais tarde anda a passear pelo motor, interrompendo condutos de lubrificação e afins.
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dfelix

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Re: Cartão de juntas
« Responder #17 em: Fevereiro 09, 2011, 17:05:48 pm »
Em relação a "imensos fabricantes" fazerem-no concordo, mas porque trazem então juntas de origem?

Estás a falar de juntas de origem.
Papel calibrado, cortado á maquina e supostamente pensado para ser espremido com o torque certo.

Atrás falavas de juntas de papel feitas em casa...  :-\
São coisas muito diferentes.

Entre uma junta de papel cortada a x-acto ou tesoura em que é inevitável ficar com imperfeições, dobras, etc... e silicone... meu caro, prefiro o silicone!

Como (bem) diz o Fernando da Triumph Lx, pouco ou nada se aprende nos foruns.
Este é apenas um de muitos exemplos.

Não entendo o que é ainda andas por cá a fazer...

 
« Última modificação: Fevereiro 09, 2011, 17:14:00 pm por dfelix »
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HZolio

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Re: Cartão de juntas
« Responder #18 em: Fevereiro 09, 2011, 18:43:33 pm »
Estás a falar de juntas de origem.
Papel calibrado, cortado á maquina e supostamente pensado para ser espremido com o torque certo.

Atrás falavas de juntas de papel feitas em casa...  :-\
São coisas muito diferentes.

Entre uma junta de papel cortada a x-acto ou tesoura em que é inevitável ficar com imperfeições, dobras, etc... e silicone... meu caro, prefiro o silicone!



Imperfeições e dobras?!? Oh meu "caro", a pré-primária já lá vai... há uns anos!


Pronto, eu vou-te dizer: tens razão!  8)
Um abraço

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dfelix

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Re: Cartão de juntas
« Responder #19 em: Fevereiro 09, 2011, 19:27:43 pm »
Epá...
Não tou a tentar impor absolutamente nada.
 :-\


Não acordo ao domingo de manhã com vontade de trocar juntas só porque apetece...
 Por isso normalmente compro-as!

Nas 2T fazia-as em papel por falta de opções...
E a melhor coisa que aconteceu foi ter aparecido kit's de concorrência made in china com todas elas já devidamente cortadinhas e em espessuras á escolha do freguês.
 

A tampa do alternador da Speed a vertia pela junta...
Nada de transcendente. Basicamente uma "humidade" que só se notava quando o motor estava empoeirado.
Usei silicone e lá está.
Recomendo!

Mas respeito quem tem saudades da primária...
Ainda bem que temos várias opções.
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Re: Cartão de juntas
« Responder #20 em: Fevereiro 09, 2011, 19:29:46 pm »
Estás a falar de juntas de origem.
Papel calibrado, cortado á maquina e supostamente pensado para ser espremido com o torque certo.

Atrás falavas de juntas de papel feitas em casa...  :-\
São coisas muito diferentes.

Entre uma junta de papel cortada a x-acto ou tesoura em que é inevitável ficar com imperfeições, dobras, etc... e silicone... meu caro, prefiro o silicone!

Não entendo o que é ainda andas por cá a fazer...

É a pluralidade de opiniões que me traz.
« Última modificação: Fevereiro 09, 2011, 19:37:19 pm por theroadkingster »

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Re: Cartão de juntas
« Responder #21 em: Fevereiro 09, 2011, 22:29:42 pm »
ontem postei aqui uma resposta, mas acho que evaporou....


eu por acaso tb prefiro silicone, e ja deixei de comprar/fazer juntas á muito tempo.


11€, resolvem essas dores de cabeça.


cada qual é como cada um.....nao estou contra as juntas dos "old school"..... ;)








HZolio

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Re: Cartão de juntas
« Responder #22 em: Fevereiro 09, 2011, 22:44:17 pm »

Não acordo ao domingo de manhã com vontade de trocar juntas só porque apetece...


Óbvio que não... apenas o fazes porque tens uma inglesa que dorme com tabuleiros por baixo!  !lol
 

Ainda bem que temos várias opções.


Felizmente! O que não aceito como opção é, como por exemplo, um camarada aqui do forum ter estado 2 meses sem moto à espera de uma junta, quando bastava limpar a tampa em questão com o lado da junta virado para o vidro, colocar em cima do scanner e imprimir uma cópia da coisa já em papel de juntas (na primária não tinhas estes truques  ;) ...). Basta um bisturi, um punção oco, alguma paciência e temos junta! Para quem tem mesmo saudades da pré-primária e vontade de ter uma moto à imagem duma Harley é usar aquela esponjinha e a famosíssima agulha de picotar!
 
 
Opções não faltam, tem é que se segurar (pelo menos algum) oleo dentro do motor!   :P
Um abraço

HZolio


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Re: Cartão de juntas
« Responder #23 em: Fevereiro 09, 2011, 23:27:46 pm »
Óbvio que não... apenas o fazes porque tens uma inglesa que dorme com tabuleiros por baixo!  !lol


Andas com umas piadinhas engraçadas....  ;D



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Re: Cartão de juntas
« Responder #24 em: Fevereiro 11, 2011, 00:25:10 am »
Pois, de facto essa piadinha tem muito que se lhe diga...  !evil

Pegando no tópico, há papel e papel, há cortiça e cortiça e há silicone e silicone. Logo, que há bom e mau, como em tudo, bem como na sua utilização e aplicação.

Deveras, o aparecimento de silicones para a industria motorizada veio facilitar e resolver muitos problemas, principalmente para quem trabalha com máquinas já mais antigas. Quem sabe o que é o Curil, de certeza que me dá inteira razão.

Daí que, em certas utilizações , se possa prescindir de juntas e utilizar somente o silicone, que o resultado prático não só é igual, como muitas das vezes é bem superior. Há que ter sobretudo em conta os métodos de aplicação, pois nem sempre quanto mais produto melhor... bem pelo contrário. De igual forma, ter cuidado com os tempos intermédios de secagem antes da união e compressão.

E nem sempre as juntas de cortiça são porosas... hoje em dia, as de melhor qualidade são impregnadas com borracha líquida que vai preencher esses eventuais poros e conferir uma maior durabilidade e resistência à mesma.

É tudo uma questão de opção e euros...
JVeiga