Modelos, Oficina e Técnica => Oficina, Manutenção e Modificações => Tópico iniciado por: miguel ferreira em Fevereiro 17, 2010, 18:08:04 pm

Título: Limpar depósito de gasolina
Enviado por: miguel ferreira em Fevereiro 17, 2010, 18:08:04 pm
Boa tarde companheiros de 2 rodas
 
Tenho andado a pensar fazer umas alterações na minha Sevenfifty e como há muito que falo nisso, um amigo ofereceu-me um deposito de gasolina de uma CB 750 para, segundo ele, ser o pontapé de partida  ;D
 
Acontece que aquele depósito era de uma moto que ficou parada uns largos anos e a gasolina que lá estava dentro secou ficando o interior completamente sujo. Já tentei limpar aquilo com petroleo e dilunte mas as melhoras foram poucas.....começo também a pensar se não terá alguma ferrugem....enfim...
 
Será que alguem me sabe indicar qual o melhor produto para limpar o interior? e já agora a melhor forma de o fazer...ou então, também serve, uma oficina em Lisboa ou arredores que me possa fazer isso
 
Obrigado e boas curvas
Título: Re: Limpar depósito de gasolina
Enviado por: kustomville em Fevereiro 17, 2010, 23:01:17 pm
boas!!
coca cola (da verdadeira!!) , porcas e correntes...
agitar energeticamente.....
limpar com gasolina....
 ;D ;)
Título: Re: Limpar depósito de gasolina
Enviado por: rocker_n_roller em Fevereiro 18, 2010, 08:55:26 am
Se juntar um trago de Whisky não resulta melhor?  ;D
Título: Re: Limpar depósito de gasolina
Enviado por: gsmarques em Fevereiro 18, 2010, 10:14:46 am
a ideia da coca cola e uma boa ideia! podes tambem fazer como ja fiz uma vez, incendiar o deposito :D
Título: Re: Limpar depósito de gasolina
Enviado por: modular em Fevereiro 18, 2010, 10:50:07 am
a ideia da coca cola e uma boa ideia! podes tambem fazer como ja fiz uma vez, incendiar o deposito :D

(http://i35.photobucket.com/albums/d175/erotictophat/borat_nice.jpg)


Nah... falando mais a sério - ou não - o diluente não deveria ter arrancado a porcaria toda do depósito?  ???
Título: Re: Limpar depósito de gasolina
Enviado por: dfelix em Fevereiro 18, 2010, 12:09:56 pm
Podes enfiar chumbos de caçadeira como se usa para lavar garrafas...

O problema de enfiar coisas no depósito é sempre o mesmo...
Conseguir depois as retirar!
 ::)
Título: Re: Limpar depósito de gasolina
Enviado por: Lamas em Fevereiro 18, 2010, 13:41:45 pm
A Classic Bike deste mês traz uma sugestão interessante.
Colocar gravilha dentro depósito (+- 1kg) e depois de bem tamponado e envolto em papelão ou um bocado de alcatifa passá-lo por uma betoneira nos dois sentidos.
 
 
Título: Re: Limpar depósito de gasolina
Enviado por: Johnny_1056 em Fevereiro 18, 2010, 14:33:02 pm
Boas;
Sem dúvida que a gravilha poide ser uma boa solução, tal como esferas ou outras peças metálicas juntamente com alguma gasolina.
A sugestão da betoneira, também já a tinha lido numa revista qualquer onde estava descrito o restauro duma Kawasaki Z1. O fulano pegou em porcas, parafusos e anilhas, colocou-as no depósito, envolveu-o em cobertores velhos e deixou-o estar às cambalhotas uma data de horas dentro duma betoneira. Depois do processo de limpeza, convem usar algum produto para criar uma camada protectora do depósito.
Título: Re: Limpar depósito de gasolina
Enviado por: miguel ferreira em Fevereiro 18, 2010, 15:36:45 pm
Boas amigos

Vocês por aqui ainda são piores que eu!! Vale tudo, desde Whisky-Cola, porcas, anilhas e gravilha até cambalhotas na betoneira...mesmo assim acho que não ia resultar. Ontem quando cheguei a casa estive a olhar para aquilo com mais atenção e depois de ter escovado o interior do deposito com o escovilhão de limpar a caçadeira verifiquei que também está cheio de ferrugem. O que é mesmo mau. Esta manhã liguei para 3 oficinas e a resposta foi a mesma: precisa ser limpo com um produto desengordurante (penso que será um qualquer diluente) e depois é tratado com uma espécie de tinta selante especifica para isso. Mas o melhor é o preço: 150eur o mais barato!! ficava-me mais barato comprar um deposito no e-bay!!
Estive a pensar abri-lo à rebarbadora por baixo, tipo uma tampa, limpar todo o interior com lixa e mandar soldá-lo. acham que é possivel fazer isso ou não?
obrigado e abraços
Título: Re: Limpar depósito de gasolina
Enviado por: Johnny_1056 em Fevereiro 18, 2010, 15:43:07 pm
Boas;
Calma, não desesperes!!
Muito mais importante do que ter ferrugem, é saber se a chapa ainda não está degradada ao ponto de furar.
Quakquer coisa que funcione como lixa, serve. E tu podes fazer isso em casa, mesmo que não tenhas nenhuma betoneira. No fim deve desengordurar-se e protegem com um produto tipo os comercializados dela Kreem:
http://www.kreemproducts.net/c-3-fuel-tank-liner.aspx (http://www.kreemproducts.net/c-3-fuel-tank-liner.aspx)
 
Abri-lo, é que não me parece justificável. Com trabalho consegues.
Título: Re: Limpar depósito de gasolina
Enviado por: miguel ferreira em Fevereiro 19, 2010, 15:35:21 pm
bom esta noite foi até às 3 da matina de volta do depósito....claro está que não o consegui limpar!!! impossivel limpar aquilo desta forma rustica! se não aparecer nenhuma solução que resulte amanhã abro-o à rebarbadora!!  mesmo!   
Título: Re: Limpar depósito de gasolina
Enviado por: T100S em Fevereiro 19, 2010, 15:57:16 pm
DIY step by step... já feito por mim, no depósito da GoldStar.
 
1 - Retirar a(s) torneira(s) e substituir por tampão(ões), facilmente encontrado(s) em qualquer loja ou grande superfície, na secção de canalização. Dependendo da origem e ano do depósito, normalmente são roscas de 1/4, 5/8, BSP, etc...
 
2 - Limpeza prévia com método desengordurante caseiro. Como já referido, pode ser com coca-cola, petróleo ou diluente, misturados com algo gravilhoso, mas que no impacto não prejudique o depósito e que seja +/- fácil de retirar, no fim.
No meu caso, utilizei uns bocados de corrente, que se extraiem facilmente e com a certeza de ter saído tudo. Lavar muito bem com água no fim, preferencialmente quente.
 
3 - Limpeza intermédia com ácido ortofosfórico. Compra-se facilmente nas lojas acima, sob a designação usual de "Removedor de Ferrugem". Diluir com água quente, aplicar e chocalhar bem, lavando muito, mas mesmo muito bem no final com água fria, para parar o processo químico. Em alternativa, usar acetona para lavar. No meu caso, e à cautela, usei os dois processos em sequência.
 
4 - Adquirir um Kit (pode ser o Kreem ou outro) mas (e no meu caso) recomendo Restom, representado nacionalmente pelo Joaquim Boavida, que podem encomendar aqui: http://www.motosclassicas.com/Restom.html (http://www.motosclassicas.com/Restom.html)
 
5 - Seguir as indicações do Kit, composto de 2 ou 3 produtos a aplicar, consoante a vossa apreciação do estado do depósito. Esta etapa tem aplicação inicial similar à descrita anteriormente, seguida da aplicação do tratamento final (capa protectora).
 
6 - Mas antes de aplicar a capa/produto, recomendo retirar a(s) tampa(s) da(s) rosca(s) da(s) torneira(s) e substituir por rolha(s) de cortiça, previamente reduzida(s) a +/- o diâmetro necessário para enroscar. Esta(s) deverá(ão) ser coberta(s) com uma leve e superficial camada de um produto gorduroso, tipo vaselina ou creme das mãos e enroscada(s) até que a mesma ultrapasse o final da(s) rosca(s) no interior do depósito.
A utilidade deste processo é duplo; impedir que o produto agarre à cortiça por um lado, e por outro, que o mesmo entupa parcialmente a(s) rosca(s), caso mantivessem a(s) tampa(s), o que tornaria muito difícil o enroscar da(s) torneira(s).
 
7 - Aplicar o produto. É de dois componentes, tem uma viscosidade elevada e de utilização temporal limitada. Este é o processo mais fastidioso, demora em média 2/3 horas, pois há que ter a certeza de que todo o interior é coberto. Pode de início pensar-se que o produto não vai chegar, mas é falso. Há que ir rodando o depósito a vários graus de x em x tempo, controlando o produto através do bocal. Cuidado ao virar, para não sair pelo mesmo.
Depois de toda a área coberta, deixar repousar colocado na moto se tiver descanso central, para cobrir o fundo no sítio mais "natural", ou então no plano que se deseje tenha maior cobertura. Depende do gosto e do estado do depósito. Deixar curar durante o tempo preconizado.
 
Et voilá...
Título: Re: Limpar depósito de gasolina
Enviado por: miguel ferreira em Fevereiro 22, 2010, 12:55:44 pm
Obrigado pelo step by step...está muito bem explicado e foi simpático da tua parte partilhares. Vamos ver como fica o meu deposito....

abraço
Título: Re: Limpar depósito de gasolina
Enviado por: er13k em Abril 05, 2013, 06:06:30 am
Algum tempo atrás tentei tirar a ferrugem da tampa de combustível, o problema é que tinha o simbolo da marca gravado em profundidade e não queria estragar. Tentei com coca-cola, ao fim de um dia não funcionou. O meu pai sugeriu vinagre, arrisquei e ao fim duma hora em vinagre passei uma escova e saiu a ferrugem toda, a tampa parecia nova. Estou a pensar experimentar vinagre para limpar o interior do deposito caso não o venha a cortar.
Entretanto à procura de formas de limpar e proteger gastando o menos possível, encontrei esta página que fala no vinagre com fotos da utilização de vinagre em 5 dias:
http://www.mopedarmy.com/wiki/Removing_rust_from_a_gas_tank (http://www.mopedarmy.com/wiki/Removing_rust_from_a_gas_tank)

ainda encontrei este método: http://thekneeslider.com/how-to-get-rid-of-rust-in-motorcycle-gas-tanks/ (http://thekneeslider.com/how-to-get-rid-of-rust-in-motorcycle-gas-tanks/) usando electricidade

É realmente necessário proteger o interior do depósito, a gasolina não fará esse trabalho?
Título: Re: Limpar depósito de gasolina
Enviado por: Miguel Ayako em Junho 03, 2013, 17:22:09 pm
Onde posso fazer o tratamento interior de um depósito antigo que comprei???


Na Zona da Grande Lisboa se possivel


Cumprimentos
Miguel Ayako
Título: Re: Limpar depósito de gasolina
Enviado por: Miguel Ayako em Junho 03, 2013, 17:41:18 pm
Faço o tratamento da Gasolina e das Porcas Correntes ou rolamentos???


Uso Restom??? onde posso comprar?


Cumprimentos
Miguel Ayako
Título: Re: Limpar depósito de gasolina
Enviado por: Fernando Santos em Junho 04, 2013, 09:59:47 am
Motoclasse, Póvoa de Santo Adrião, vende Restom

http://www.joaquimboavida.pt/index.php?route=product/category&path=46 (http://www.joaquimboavida.pt/index.php?route=product/category&path=46)
Título: Re: Limpar depósito de gasolina
Enviado por: Thruxtonic em Outubro 13, 2013, 22:15:43 pm
Pois como já tinha dito por aqui algures, tenho uma BMW R100 (1983), adquirida já há quase um ano mas só agora me entregaram os documentos e só a paguei contra a entrega dos ditos.
Nunca lhe fiz nada até estar na minha posse legal, exceto comprar uma bateria e montar o depósito da BMW 65 do mestre HZolio para a pormos a trabalhar. Trabalhou como um relógio.
A mota esteve parada 7 anos com gasolina lá dentro e toda gasolina se deteriorou até ficar transformada em detritos que mais pareciam terra. A quantidade dava para encher um vaso de manjerico avantajado. Uma miséria.
Para tirar esse lixo, lavei-o interiormente com um jacto de água de alta pressão. Logo de seguida, deu para perceber que tinha tanta ferrugem por dentro quanto um navio afundado. Um endoscópio emprestado pelo Casquinha permitiu inspecionar o interior e confirmar que só faltavam algas confirmar o afundamento.
Segue-se uma penosa limpeza de ferrugem. Horas e horas de pesquisa de informação deu uma ideia das opções possíveis mais práticas e menos danosas.
O depósito não tem furos, aparentemente, graças a uma espessura generosa da chapa. Optei por uma ida preliminar para dentro de uma betoneira durante umas horas para rodar areão de aquário com petróleo (ou vinagre com sal), de forma a combinar um processo abrasivo com um químico.
Planeio depois utilizar o super kit Restom, que incluí um banho desengordurante. Está por decidir se o depósito acabará por ser vidrado ou não.
Irei dando aqui notícias do trabalho. Os métodos são tão variados quanto as condições de cada depósito. Hoje mesmo estive a ver um que foi limpo e tratado e vi fotos do estado em que estava, sendo que o meu é um catástrofe comparado com aquele.
Talvez abra também um tópico sobre a mota mas o tempo é tão escasso que não sei se conseguirei fazer algo capaz.
A mota vai ser restaurada e não cafeínada, algo que me é contranatura e que nunca pensei fazer mas que me parece a decisão mais acertada, dada a boa condição da mota.
Na realidade, tirando os carburadores não serem Dellorto, a mota é muito melhor que a R90S, tendo inclusivamente o biquini fair tão característico deste modelo.
Mas, por agora, vamos ficar pelo depósito.
Título: Como limpar um depósito
Enviado por: RpM em Março 05, 2014, 15:07:39 pm
Bom dia Pessoal
Alguém sabe a melhor maneira de limpar a ferrugem dentro de um depósito?
Produtos aconselháveis ou técnicas milagrosas.
Obrigadão


Abraço
Título: Re: Como limpar um depósito
Enviado por: Lamas em Março 05, 2014, 15:10:02 pm
Já há um tópico.

http://www.caferacer351.com/forum/index.php?topic=485.msg52485#msg52485 (http://www.caferacer351.com/forum/index.php?topic=485.msg52485#msg52485)
Título: Re: Limpar depósito de gasolina
Enviado por: RpM em Março 05, 2014, 17:33:09 pm
Obrigado
Título: Re: Limpar depósito de gasolina
Enviado por: Pedro.sheep em Abril 17, 2014, 22:14:13 pm
Vou explicar como fiz com a minha SR 250:
-Drenei o depósito e depois desmontei-o e tirei a torneira
-Deixei secar e tapei o os furos da torneira
-Coloquei uma corrente fininha e 100ml de um detergente de removedor de ferrugem químico dentro do deposito e de-lhe umas valentes abanadelas xD
-Após atuar 10min lavei bem com água e deixei secar umas horas
-Depois fiz uma mistura de 3:1 de uma tinta à base de Epoxi com acelerador e pus no interior do depósito abanei bem para espalhar por todo e deixei escorrer o excesso
-Ao fim de 24h a secar/endurecer já se pode voltar a por gasolina :)
Título: Re: Limpar depósito de gasolina
Enviado por: sergio almeida em Agosto 08, 2015, 20:09:49 pm
Este tópico foi me bastante útil para  saber o que fazer para limpar o meu depósito que mais parecia uma gruta!  !olhonegro ???
Fiz várias limpezas apenas com vinagre, e rolamentos lá dentro, e depois lavei com água quente. Já tinha usado para bicicletas e o metal fica bastante limpo insistindo,  mas logo a seguir começa a ficar esverdeado e depois novamente castanho e oxidado. não sei como evitar que isso aconteça, penso que será por não estar ainda limpo de vez, vou agora tentar com gasolina e limalhas de ferro, depois talvez um acido para limpar mais a fundo e por fim um kit de restom. (ninguém conhece um produto semelhante mais em conta? O kreem penso que é mais barato mas com os portes vai dar ao mesmo)
Título: Re: Limpar depósito de gasolina
Enviado por: Frechedas em Agosto 11, 2015, 10:22:29 am
Se juntar um trago de Whisky não resulta melhor?  ;D




 :)) :)) :)) :))
Título: Re: Limpar depósito de gasolina
Enviado por: pedroxe em Dezembro 04, 2019, 14:35:17 pm
-Depois fiz uma mistura de 3:1 de uma tinta à base de Epoxi com acelerador e pus no interior do depósito abanei bem

qual foi os produtos e acelerador que usou. e onde comprou?

o restom é caro. ja alguem experimentou o fertan tapox?